12 perguntas sobre SEO que você tem vergonha de fazer

12 perguntas sobre SEO que você tem vergonha de fazer

Quando comecei a estudar sobre SEO, eu tinha muitas dúvidas. MUITAS dúvidas. Então fui anotando, cada uma delas, junto com suas respostas pois achava que em algum momento elas seriam úteis. E foram. Já serviram como pautas para alguns artigos e textos que eu escrevi ou como temas de pesquisa. Além disso, também me ajudaram muito na hora de explicar o que era o tal do “Search Engine Optimization”, que não fazia sentido para muita gente com quem eu convivia.

Ao rever essa lista de dúvidas recentemente, resolvi escrever esse artigo. Ele servirá como um FAQ (ou Perguntas Frequentes) e tentarei ser mais direto nas respostas. Vamos às perguntas:

1 – O que é SEO?

SEO é a sigla para “search engine optimization” (ou otimização dos mecanismos de busca). Ela se refere às técnicas que ajudam seu site a ficar mais visível nas buscas orgânicas de pesquisas feitas em mecanismos de buscas como Google, Bing e Yahoo.

Ou seja, quando você faz uma pesquisa em um buscador, os primeiros resultados provavelmente usam técnicas de SEO.

2 – Qual a diferença entre resultados pagos e orgânicos?

Resultados  orgânicos são aqueles que aparecem nos mecanismos de busca baseados no algoritmo destes. Para conseguir aparecer dessa forma, você não precisa pagar ao Google e ao Bing por exemplo.

Resultados pagos aparecem no topo ou na lateral das pesquisas. Normalmente estão em caixas de cores diferentes. Estes são “lugares” nas pesquisas que a empresa precisa comprar, como um anúncio na TV ou no jornal.

3 – O que são meta descrições e elas ainda são importantes?

Meta descrição é aquele texto que aparece abaixo do link da página nos resultados de uma pesquisa. Ela explica sobre o que é a página e o que você irá encontrar ao clicar no link.

As meta descrições ainda são muito importantes, mas não da mesma maneira que eram meses atrás. Elas costumavam ser um lugar para otimizar para palavras-chave, para que os robôs reconhecessem melhor o conteúdo de suas páginas. Agora, é mais importante escrever algo chamativo e atraente, que fará seus leitores quererem clicar no link e irá melhorar as taxas de conversão.

4 – Eu deveria otimizar meu domínio para incluir palavras-chave?

Seu domínio não deveria incluir uma palavra-chave se for somente para o SEO – isso na verdade pode prejudicá-lo. Se o nome de sua empresa conta com uma palavra-chave, tudo bem. Mas não saia por ai comprando domínios como: minhaempresaminhaareadeatuacaomeuservico.com (ou: lavarapidodaltezaservicocompletobaratohonesto.com)

5 – Como eu sei se eu estou usando o número certo de palavras-chave em uma página?

Infelizmente, não tem como eu te dizer qual o número exato de palavras-chave para uma página, principalmente por essa ser uma forma errada de pensar sobre otimização de palavras-chave.

Você não deveria estar pensando em usar algumas palavras repetidas vezes somente para rankear melhor – isso pode resultar em uma penalização por “keyword stuffing”. Mantenha o seu leitor em foco: escreva algo interessante e use palavras-chave somente quando for preciso. Você encontrará inúmeras oportunidades e não precisará sair entupindo seu texto para chegar até um número arbitrário.

6 – Qual a diferença entre links internos e externos?

Links internos são aqueles que linkam de uma página do seu site para outra dentro do seu próprio site. Externos são aqueles sites que linkam para seu conteúdo. Ambos são importantes para SEO. Você pode ler mais sobre esses links aqui. (Isso é um link interno!)

7 – Quantos links internos eu preciso em cada página de conteúdo?

Assim como você deve evitar usar palavras-chave em excesso, você também deve evitar links demais no seu conteúdo. Só inclua para oferecer mais conteúdo de qualidade para seus leitores.

8 – Eu preciso saber códigos para fazer o SEO?

Não, você não precisa saber codificar para todos os elementos da otimização de procura. Existem algumas técnicas mais avançadas que precisarão de um conhecimento maior, mas o básico é o suficiente para você. (Te digo por experiência própria!)

9 – O que é o sitemap.xml?

É um mapa do seu site! Ele funciona como uma referência rápida de todo o seu conteúdo, mostrando para os mecanismos de busca a hierarquia de suas páginas e a organização do seu site. Para saber mais, só ler esse artigo aqui.

10 – Por que eu preciso de alt text em minhas imagens?

Mecanismos de busca não conseguem ler imagens, mas sabem ler textos. O alt text (ou texto alternativo) ajuda os mecanismos a entender o que é aquela imagem e seu contexto. Além disso, se a página não carregar a imagem por alguma razão, as pessoas ainda conseguirão ler o texto alternativo.

11 – Quanto tempo demorarei para ver os resultados dos meus esforços de SEO?

Existem alguns poucos fatores para determinar em quanto tempo os resultados virão. Essa lista inclui (mas não é limitada a isso):

  • Quanto conteúdo você produz;

  • A qualidade do seu conteúdo;

  • O sucesso que seu conteúdo faz com sua audiência;

  • A autoridade do seu domínio

Um site maior poderia ver os resultados em alguns dias. Sites menores podem demorar um pouco mais. Espere pelo menos uma semana – mas não mude sua estratégia de SEO sem ao menos olhar os resultados de, no mínimo, um mês de esforços.

12 – Qual é um bom objetivo para o meu SEO?

Quando você for definir seus objetivos de SEO, não pense somente no topo do funil e em quantos visitantes a mais seus sites está recebendo. Pense em todo o funil, em todo o marketing e na qualidade do tráfego que você está recebendo.

As pessoas que estão encontrando seu site através das melhorias que você fez em seu SEO são prospectos para seu negócio? Se não forem, esse aumento em sua audiência é realmente bom?

Essas são somente algumas das possíveis dúvidas que você pode ter ao começar a estudar e usar técnicas de SEO. Tem alguma diferente? Deixe nos comentários e responderei para te ajudar!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!