Acha que Marketing de Conteúdo é passageiro? Veja os resultados dessas pesquisas! 2

4 erros comuns que podem acabar com qualquer venda

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo consegue atrair visitantes, que se convertem em leads e posteriormente em clientes. Se você já acompanha nosso blog está cansado de saber que este processo garante que os clientes já entrem mais educados no ciclo de vendas.

Entretanto, mesmo com todas essas vantagens um bom vendedor não pode se despreocupar de alguns procedimentos simples, que se executados de maneira errada, podem acabar com as chances de fechar bons negócios.

1 – Não estar preparado para a conversa

Não fazer uma pesquisa aprofundada sobre um prospect é garantia de fracasso em vendas. Não existe situação mais frustrante para um possível cliente do que receber uma ligação ou, pior ainda, uma visita de um vendedor que não conhece o mínimo sobre a empresa.

Este preparo não se refere apenas ao produto ou serviço que a empresa oferece, mas também ao mercado no qual ela está inserida. Um vendedor não preparado é visto como perda de tempo por um prospect.

2 – Falar demais

Ainda hoje o esteriótipo do vendedor de carros, sempre falando sem parar e tentando convencer o cliente a comprar de qualquer forma ainda é muito comum no mundo das vendas. Se você oferece uma solução complexa este erro é um dos maiores que se pode existir. Não se preocupe em falar, e muito menos em mostrar que o seu produto é o melhor que existe. Ao invés disso, ouça com atenção a cada palavra do seu cliente, entenda quais são os problemas pelos quais ele passa.

3 – Perguntar de menos

O vendedor deve ser capaz de fazer as perguntas certas, para garantir que o cliente explique da melhor forma possível os seus problemas. Não se iluda, mesmo os mais experientes profissionais possuem certa dificuldade em articular o problema que enfrentam. Quanto maior ou mais complexo o sistema for,  mais difícil é para o cliente conseguir expor todos os seus problemas.

Não evite perguntas difíceis. Um bom profissional de vendas sabe que um pouco de divergência construtiva é essencial num bom processo de vendas, pois ela ajuda a levar a conversa na direção certa. Saber questionar algumas convicções do cliente e  discordar profissionalmente é uma característica.

4 – Não se estabelecer como autoridade

Um bom profissional de vendas precisa ter visão de negócios e conhecimento para sentar-se junto ao cliente, identificar as opções, alertar sobre os perigos de cada escolha e apontar o melhor caminho. Se o cliente não perceber o vendedor como um semelhante, a venda não acontecerá. Mas para atingir esta etapa o vendedor precisa estar preparado, lembre-se nos dias de hoje o cliente possui as mesmas informações que você.

Estes são os principais erros cometidos por vendedores, sejam eles experientes ou inexperientes. O novo marketing digital trouxe novas regras, e é preciso que todos se adaptem a esta nova realidade. O que você acha? Você já cometeu algum destes erros? Ou já foi atendido por um vendedor despreparado? Compartilhe a sua experiência nos comentários.

O que você acha da ideia de fazer um curso de vendas B2B completamente gratuito e aprender tudo sobre vendas? Acesse agora e pare de perde tempo!

 
Autor(a)

Escrito por: Guilherme Avelino Especialista em Branding e Marketing de Conteúdo. Acredito em pesquisa, planejamento e sprezzatura. Também fotografo nas horas vagas. Você pode me encontrar por aqui.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!