Como guiar seu cliente pelo funil de vendas de seu e-commerce? 2

Os 6 erros mais comuns dos iniciantes em marketing de conteúdo

A ideia de usar conteúdo para conquistar clientes não é nova, mas apenas recentemente ela começou a ser aplicada em larga escala. Com o aumento da importância do marketing de conteúdo no orçamento das empresas, pequenos equívocos tomam grandes proporções e podem representar a diferença na meta comercial do fim do mês. Neste artigo vamos apresentar quais são os erros mais comuns e, é claro, dar umas dicas de como evitá-los.

1 – Falar somente sobre o seu produto ou serviço

Este é o erro mais comum. Muitas empresas se esquecem de uma regra básica: o cliente não está interessado no seu produto, ele quer apenas uma solução para o problema que enfrenta. Talvez por influência da publicidade, algumas empresas se tornam viciadas em usar cada espaço para falar sobre como seu produto é o melhor e embora o formato publicitário tenha suas vantagens, ele é totalmente imcompatível com o marketing de conteúdo.

Solução:

Procure entender que o processo de conversão de leads em clientes através do marketing de conteúdo é diferente. Aprenda a usar o conteúdo para atrair visitantes, entenda como funciona um funil de vendas. Mas o mais importante é: procure pensar da mesma forma que o seu cliente pensa. Procure entender quais são os problemas que ele enfrenta, e forneça informações relevantes para que ele consiga resolvê-los.

2 – Não conhecer bem sua audiência

Este erro está diretamente ligado ao anterior mas, como é um pouco mais específico, precisa de uma entrada apenas para ele. Muitas empresas, especialmente aquelas que estão no começo da jornada, possuem pouca informação sobre o público alvo. Mas afinal, quem são sua audiência, público alvo, avatares e personas. Não importa o que você usa, o conteúdo não deve ser importante para você, deve ser importante para a sua audiência.

Solução:

Monte suas buyer personas. A Rock Content possui um material extenso sobre o tema. Não sabe o que é uma buyer persona? Leia este artigo sobre personas. Não sabe como montar e apresentar suas personas? Use nosso template gratuito. Não sabe quais perguntas fazer numa entrevista? Nós temos um artigo com um belo script.

3 – Não promover o seu conteúdo

Promoção de conteúdo é uma etapa fundamental da sua estratégia. Apenas publicar conteúdo e materiais ricos no blog não vai trazer os melhores resultados. Sua empresa precisa ir atrás da audiência

Solução:

Este tema foi abordado pela Rock Content em diversos artigos, mas se você quer aprender tudo começe por este artigo.

4 – Achar que marketing de conteúdo é mágica.

Muitas empresas pensam algo do tipo “estou publicando conteúdo no blog já faz um mês e até hoje não conquistei nenhum cliente”. Marketing de conteúdo é um processo que leva tempo, os resultados virão, mas sua empresa precisa estar preparada para um investimento constante ao longo do tempo.

Solução:

Planeje uma estratégia de longo prazo. Se precisar de ajuda, leia este ebook sobre plaenjamento financeiro para marketing de conteúdo.

5 – Não possuir um objetivo

Antes de iniciar qualquer investimento defina o objetivo, afinal, o que você quer com um blog atualizado? Gerar visitas? Estar na primeira página do Google? Nada disso é relevante. Um objetivo deve ser claro, mensurável e realizável dentro de um período de tempo. Vender mais não é um objetivo, aumentar a base de clientes em 10% em dois meses sim. Estar na primeira página do Google para determinada palavra-chave não é um objetivo, crescer o tráfego orgânico em 30% em três meses, sim.

Solução:

Antes de mais nada, defina quais são os objetivos de negócio da sua empresa, a partir deles derive quais são os objetivos e as metas do marketing de conteúdo. Se a sua empresa gasta muito dinheiro com atendimento ao consumidor, um blog sobre as dúvidas mais frequentes pode ser usado para diminuir o tempo total gasto no atendimento. Se a sua empresa precisa aumentar o faturamento em 30%, defina quantos novos clientes o marketing de conteúdo precisa trazer.

6 – Não medir os resultados:

Em último lugar, o pior de todos os erros. A falta de métricas claras prejudica qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Como saber se o seu blog não está dando resultados se você não mede o número total de visitas e quais são os artigos mais acessados? Sua empresa produz conteúdo, que atrai visitantes, que se transformam em leads e se convertem em clientes. Você precisa entender quanto foi investido em conteúdo e quanto cada ação está trazendo de retorno.

Solução:

Procure entender cada etapa deste processo. Desde o momento que a pessoa vê a sua publicação no Facebook, passou pelo seu site, baixou um material rico, entrou em um fluxo de nutrição, consumiu seu conteúdo regularmente e, finalmente, se tornou um cliente. Meça os resultados de cada etapa e entenda onde estão os furos no seu funil de vendas, ou onde o seu cliente desistiu da jornada.

Estes são os erros mais comuns em uma estratégia de marketing de conteúdo. A grande maioria das empresas cometem. Se os resultados não estão aparecendo, talvez você esteja cometendo algum deles. Quer saber mais, por favor, não deixa de acompanhar o nosso blog.

 
Autor(a)

Escrito por: Guilherme Avelino Especialista em Branding e Marketing de Conteúdo. Acredito em pesquisa, planejamento e sprezzatura. Também fotografo nas horas vagas. Você pode me encontrar por aqui.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!