Acabou de publicar no seu blog? Agora é hora de seguir essas dicas! 1

Acabou de publicar no seu blog? Agora é hora de seguir essas dicas!

Apesar de parecer simples, ter um blog requer muito trabalho, comprometimento e atualização frequente. Além de buscar conteúdos interessantes, escrever, lidar com imagens, design e responder comentários, há outras ações que devem ser feitas para fidelizar os antigos leitores e trazer novos para o seu site. São passos simples, mas de total importância que, se seguidos, trarão resultados positivos. O trabalho não acaba após apertarmos o botão “publicar” então aqui vão algumas dicas para depois que seu texto já tiver sido publicado:

1. Revise o seu texto e procure por erros

Pode parecer banal, mas postar um texto sem a correta revisão pode te trazer problemas. Publicar um texto com erros, sejam de gramática ou factuais, cria uma imagem negativa nos seus leitores mais atentos. O editor de texto que usa pode deixar passar algumas falhas, principalmente em termos de concordância e digitação, por isso um olhar mais atento pode encontrar pontos que passaram desapercebidos. Se o olhar já estiver cansado e acostumado com o que acabou de produzir, cogite chamar alguém de fora para revisar o material. Esta pessoa lerá o texto com o mesmo olhar do leitor e pode te ajudar a apontar problemas.

2. Publique nos seus perfis das redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, etc)

Divulgar o seu produto, no caso o texto, nunca foi tão simples – e barato. As redes sociais permitiram impactar milhares (e porque não milhões) de pessoas com apenas um clique. Use essa possibilidade a seu favor e atualize seus perfis sociais com o assunto recém postado. Dependendo do tema tratado, faça um filtro: um post sobre decoração natalina pode não ser bem aproveitado no LinkedIn, por exemplo.

Publique em redes sociais para que seu texto seja mais visualizado!

Publique em redes sociais para que seu texto seja mais visualizado!

3. Divulgue em fóruns de discussão

Esses ambientes são propícios para a troca de informações, por isso encontrará pessoas abertas a consumir o seu texto. Atente-se, porém, ao tema e contextos tratados ali para não cometer gafes. Ao entrar, leia os últimos comentários e pense na melhor maneira de abordar seu texto ali. Trabalhar uma chamada, ou resposta para uma discussão que já está em andamento, e colocar o link para o post pode ser mais positivo do que simplesmente jogar o link por lá.

4. Conecte a nova postagem a artigos mais antigos

É provável que você já tenha abordado o assunto do seu texto atual em postagens anteriores, aproveite então para chamar os leitores que estiverem lendo outros materiais para seu novo texto e vice-versa. Os grandes portais usam essa estratégia e obtém resultados favoráveis, pois o leitor que clicou e, portanto, se interessou pelo seu post sobre o novo iPhone, por exemplo, poderá também gostar de ler sobre a atualização do sistema operacional do aparelho.

5. Comente em posts com assuntos similares

Essa dica vale para textos em seu próprio site ou no de terceiros, pela mesma razão do parágrafo anterior. Além de divulgar o seu post, ainda pode estimular e contribuir com a discussão em curso.

6. Responda aos comentários

Seja no próprio blog ou nas redes sociais (se você seguiu a dica nº 2), responder aos comentários cria uma interação com o leitor que se sentirá reconhecido. Assim como os comentários nos fóruns, é interessante estimular a criação de uma discussão sobre o assunto no seu post, marque amigos que saiba que irão se interessar pelo tema e jogue ideias nos comentários. Quem sabe de lá não surge um assunto para o seu próximo texto?

7. Acompanhe as métricas do seu blog (número de visitantes, tráfego e localização dos mesmos)

Uma observação atenta aos números do site trará feedbacks interessantes sobre a aceitação dos materiais e do seu público. Veja de onde vem seus leitores e, a partir destes dados, mude sua estratégia de divulgação: buscando aumentar a atração onde não há tanta, ou aproveitando melhor dos canais mais populares. Outra métrica importante é em relação aos horários mais acessados. Se o momento com mais acessos é a noite, poste nas redes sociais também neste horário. Veja quais assuntos são os mais populares no seu blog e aborde esses assuntos mais vezes, ou variações dos mesmos.

Os pontos apresentados aqui são simples, mas devem ser incorporados à rotina para gerar resultados. Tente por algumas semanas e meça os resultados obtidos. O pós, ou como você trabalha o conteúdo desenvolvido é tão importante quanto o processo de elaboração do mesmo.

E você, tem alguma outra dica do que fazer após publicar um post? Comente!

 

(Imagem destacada por: ratch / Shutterstock)
 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!