7 Dicas de como tornar seu conteúdo escaneável 1

7 Dicas de como tornar seu conteúdo escaneável

Com todo o volume de informações disponíveis na internet os leitores literalmente passam o olho no conteúdo das páginas web. Parece interessante? Caso sim, começam a ler, caso contrário fecham o link. A introdução não disse a que veio? Possivelmente o leitor irá para outra aba aberta no navegador.

Por isso, não basta ter um conteúdo de qualidade em seu site ou blog. É preciso também saber como apresentá-lo ao leitor. Informações escaneáveis são aquelas que são de fácil leitura e chamam a atenção do internauta por sua disposição agradável na tela do computador ou dispositivo móvel (além claro de um assunto interessante!).

Sem sombra de dúvida, questões de layout também influenciam a leitura, mas existem algumas medidas que o escritor pode tomar para tornar seu texto mais escaneável. Escolha bem seu design e certifique-se de que a formatação do texto acompanha esta disposição do conteúdo.

Oferecer um ritmo de leitura agradável ao usuário é um diferencial. Para fazer isso, confira a seguir algumas dicas.

7 Dicas para tornar seu conteúdo escaneável

  • Parágrafos curtos: A primeira questão que o escritor deve ter em mente são os parágrafos curtos. Lembre-se de que o texto para internet deve ser dinâmico e seguir um fluxo rápido de informações, que é muito diferente do estilo de livros ou artigos. Organize os blocos de texto de forma concisa e coesa. A estrutura da redação deve guiar a leitura, por isso, é importante seguir a lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Imagens: Uma ótima maneira de quebrar os parágrafos é inserir imagens entre eles. Ilustrações ou fotos que chamam a atenção do leitor sobre o assunto abordado e que tornam o texto mais leve. Lembre-se sempre de utilizar fotos (imagens) de qualidade e colocar legendas com informações relevantes.
  • Subtítulos e cabeçalhos: Outro recurso interessante que pode auxiliar na dinâmica do texto é o uso de subtítulos e cabeçalhos. Eles destacam o assunto abordado e permitem ao usuário se adiantar ou voltar no texto mais facilmente. Lembre-se de ser direto e objetivo na escolha dos subtítulos ou cabeçalhos. Para tanto, utilize verbos que invoquem ações, de preferência no imperativo.
Mashable: Excelente exemplo de um texto escaneável.
Mashable: Excelente exemplo de um texto escaneável.
  • Listas: Outro formato certeiro que torna o conteúdo escaneável é o uso de listas e tópicos. São muito utilizados em textos que oferecem dicas ou guias passo a passo. É importante que tenham a medida certa, nem muito curtas, nem muito longas. Por fim, aproveite para destacar as palavras mais importantes utilizando negrito e itálico.
  • Negrito e itálico: Fortaleça partes mais importantes do conteúdo utilizando o negrito. Este artifício dá destaque a palavras chave que se encontram nos parágrafos chamando a atenção do leitor para conceitos ou informações de impacto. Já o itálico deve ser utilizado em palavras de outros idiomas, assim como títulos de livros e publicações que estão no meio do texto.
  • Dados e números: Sempre que possível utilize dados e números de pesquisas recentes para dar credibilidade ao seu post. Mas evite usar dados e números escritos por extenso, como, por exemplo, “cinquenta por cento da população…” Opte sempre por utilizar as siglas e os números, no caso, 50%. Otimize a leitura destacando os dados mais relevantes. Você pode colocá-los em listas, por exemplo.
  • Área de leitura: Por fim, não se esqueça de ter sua página ajustada para a leitura. Isso significa que o usuário tem a visão do conteúdo sem ter que rolar as barras laterais e inferiores para ler seu texto. O comprimento de linha adequado para uma resolução de 400×600 pixels contém cerca de 12 palavras. Certifique-se também de que seu site está com layout adaptado para ser exibido em dispositivos móveis.

Para garantir que seu post será lido, não foque apenas no conteúdo. Certifique-se de que todas as dicas abordadas acima foram levadas em consideração antes de clicar no botão “Publicar” e depois conte para a gente como foram os resultados!

 

(Imagem destacada por: Katya Ulitina / Shutterstock)
 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!