9 plugins de WordPress que não podem faltar em seu blog corporativo

9 plugins de WordPress que não podem faltar em seu blog corporativo

Atualmente, começar um blog está dentre as coisas mais simples da Internet. Já demos dicas de como montar um plano de lançamento e até fizemos uma série de posts para ensinar você a criar um blog.

Nós sempre recomendamos o WordPress, uma plataforma muito poderosa e altamente customizável tanto do ponto de vista de design quanto de funcionalidades, que são adicionadas através de plugins. Existem milhares de plugins que podem, por exemplo, melhorar sua performance, auxiliar no compartilhamento de seu conteúdo ou configurar seu SEO.

Mas com tantos plugins disponíveis, pode ser bem complicado decidir quais usar. Então fizemos uma lista de 9 plugins que consideramos essenciais para quem está lançando um blog:

1. Akismet

Comentários são sempre bem-vindos, mas spam não. O plugin Akismet irá manter sua reputação intacta ao impedir que comentários de spam sejam postados no seu blog. Com ele você não precisará vasculhar seus posts e deletar cada comentário manualmente. Além disso, seus visitantes não terão que se preocupar em passar por todo aquele texto inútil para entrar na discussão.

Existem até algumas plataformas de comentários, como o Disqus e o IntenseDebate, que permitem o uso do Akismet.

2. WordPress by Yoast

Um dos mais bem rankeados plugins disponíveis no arquivo do WordPress. E ainda por cima simples de usar, seja você um iniciante ou um expert no assunto. Esse plugin vem com todas as funcionalidades que você precisa para melhorar o uso do SEO em seu blog, incluindo análise da página, ferramentas técnicas de SEO, meta descrição, otimização RSS e muito mais.

3. Google XML Sitemaps

Todo site precisa de um sitemap, afinal essa é uma dos fatores que os mecanismos de busca levam em conta em seu site. Sem um, você pode estar perdendo algumas posições preciosas no Google, Yahoo, Bing etc.

Esse plugin simplesmente automatiza todo o processo. Dessa forma, ao adicionar conteúdo novo em seu site, seu mapa será atualizado automaticamente. Você também pode configurar para que o plugin notifique os sistemas de busca toda vez que um texto for postado.

4. Easy Social Icon

Todo blog precisa divulgar seu conteúdo nas redes sociais para que atinja novos leitores e ganhe cada vez mais visibilidade. E não existe nada pior do que encontrar um site que você gosta e deseja se conectar a ele, mas não consegue encontrar nenhum dos seus links para redes sociais

Esse plugin lhe permite mostrar os ícones de suas redes sociais (ou de qualquer site que você quiser) de maneira integrada ao sey layout, e você pode customizar a aparência de cada um desse ícones. Isso pode ser um bom diferencial, uma vez que a maioria dos plugins deste tipo tem ícones pré-definidos que podem ficar feios em alguns casos.

Francamente, não importa qual plugin você use, somente tenha suas redes sociais fáceis de serem acessadas.

5. Contact Form 7

Basicamente, esse plugin te oferece um dos mais funcionais, simples e fáceis formulários de contato para seu blog. Se você preencheu um formulário recentemente, a chance de ter sido um formulário que usava o Contact Form 7 é grande. E você também se lembra que falamos que spams podem ser prejudiciais, além de serem muito chatos? O Contact Form 7 trabalha junto do Akismet (nosso plugin número 1!), então você poderá dormir tranquilo – nenhum spammer será capaz de abusar do seu formulário de contato.

6. Google Analyticator

Esse plugin irá deixar a tarefa de integrar seu Google Analytics em seu WordPress extremamente fácil. Além disso, ele também oferece algumas funcionalidades muito úteis. Dentre as mais notáveis um relatório da conta nos últimos 30 dias e a habilidade de excluir usuários, que estão logados no  WordPress, dos dados de tráfego.

7. Broken Link Checker

Esse é um plugin essencial para todo blog: ele checa todos os posts que você criou e procura por links quebrados e imagens faltando. Pode parecer uma tarefa boba, mas muitas pessoas esquecem de checar seus links e não sabem que existe uma ferramenta que pode fazer isso para elas. Então, por que não baixar esse plugin e não se arrepender depois?

8. Disqus

Permitir que usuários comentem, deixem dúvidas e discutam ideias é excelente para o seu blog. Então, você precisa de um espaço para isso, certo? O Disqus é um plugin de gerenciamento de comentários, um dos mais usados na Internet. Os proprietários de blogs e sites podem optar por serem notificados por email quando um comentário for feito. E uma grande vantagem: você poderá responder diretamente de seu email, sem ter que conectar em seu WordPress! E para quem for comentar, existe a opção de anexar fotos, vídeos, links e muito mais nos comentários.

9. FD Feedburner

Esse plugin irá redirecionar seu RSS para o Feedburner.com e também lhe dará a opção de permitir comentários. Não será necessário modificar templates, alterar os arquivos .htaccess ou perguntar aos usuários se eles desejam migrar! Todos os que estiverem inscritos em sua RSS serão cadastrados automaticamente no Feedburner, de forma que eles não irão notar,mas muito transparente.

Esses são plugins que recomendados que você tenha em seu blog. O que você achou? Acha que eles podem te ajudar? Ou você usa algum diferente? Não deixem de comentar e dar sugestões.

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!