A relação entre marketing e vendas: Como as equipes podem se alinhar para obter bons resultados

A relação entre marketing e vendas: Como as equipes podem se alinhar para obter bons resultados

Os consumidores já não são os mesmos de antigamente: hoje em dia as pessoas têm muito mais acesso a informações e pesquisam bastante antes de comprar qualquer produto ou fechar um serviço.

Diante dessa realidade, a relação entre Marketing e Vendas passa a ter muita importância e precisa de bastante alinhamento para obter o seu melhor. Entretanto, pasme: muitas vezes esses setores se encontram completamente desconectados em diversas empresas!

Os dois, em teoria, deveriam trabalhar juntos para crescer a cartela de clientes da empresa, mas o que muitas vezes acontece é que os dois têm seus próprios objetivos e metas desencontradas.

Você não quer isso ocorra na sua empresa, quer? Então confira a seguir  4 maneiras como a relação entre marketing e vendas pode ajudar a sua empresa a crescer muito e ser mais bem sucedida:

Sincronize as atuações

Muitas vezes o marketing cria uma campanha centrada em um tema específico. Mas para ela ter o sucesso que esperado, é necessário que sua equipe de vendas seja informada sobre o que a de marketing está fazendo. Do que adianta lançar uma promoção para um consumidor em potencial comprar dois ou mais produtos, se o seu vendedor nem souber disso e como informar os clientes?  Quando a relação entre marketing e vendas está em sintonia, o resultado das campanhas é muito melhor e você conseguirá conquistar mais clientes facilmente.

Reúna os times 

Realizar encontros de tempos em tempos entre os dois times pode ajudar bastante. A equipe de marketing pode ajudar muito nas estratégias dos vendedores, mas também vale lembrar o quanto a de vendas pode dar trazer poderosas sugestões ao marketing, validando o perfil dos clientes para que as campanhas desenvolvidas pelo marketing sejam cada vez mais precisas e eficazes. Talvez uma vez por mês, ou por quarter (a periodicidade dependerá da sua necessidade e capacidade) pode ser o suficiente para fazer com que a relação entre marketing e vendas possam ser consolidadas e estabelecidas de forma realista e com o máximo de aproveito por parte das duas equipes de acordo com suas respectivas demandas.

Universalize o acesso ao software de marketing

A sua equipe de vendas pode se beneficiar de ter acesso ao programa de gerenciamento de marketing. Dessa forma ela poderá ver as campanhas que estão em andamento e compreender melhor o que realmente é essa estratégia na sua empresa.

Unifique os dados

Olhe para os dados juntos! Com a relação entre marketing e vendas a todo vapor há uma grande chance de que você consiga fazer um levantamento e análise de diversos dados e resultados. Compartilhá-los pode ser a melhor maneira oferecer ferramentas precisas para seus vendedores. O departamento de vendas pode se valer das informações sobre quais produtos estão vendendo mais, quais estão recebendo mais atenção e investimento em propagandas e assim então realinhar sua estratégia de aproximação e oferecimento ao público e vice-versa.

Se a sua empresa ainda não compreende o quão estratégica é a relação entres marketing e vendas, saiba que você está parado no tempo! Ambas podem se ajudar e potencializar seus resultados de uma maneira muito mais eficaz, que vai guiá-lo para o sucesso. O marketing não é só algo para fora: ele pode ajudar e muito sua equipe de vendas. Trabalhando em conjunto, os departamentos podem ser ainda mais bem sucedidos e lucrativos!

Já tem uma relação sólida entre os dois departamentos? Conte aqui para nós quais foram os desafios e os resultados que já obteve com essa estratégia!

Gostou deste artigo? Você vai gostar ainda mais do nosso curso de Técnica de Vendas. Você vai descobrir a importância do processo de vendas, aprender a fechar mais negócios e a economizar tempo e dinheiro! Se interessou? Clique aqui.