Ações de marketing

20 ações de marketing que você precisa executar para obter resultados incríveis!

Aplicar uma estratégia de marketing pode apresentar alguns obstáculos. Conheça ações para aplicar e melhorar seus resultados!

Pensar em estratégias para divulgar uma empresa não é uma tarefa fácil. É necessário pensar no tamanho, no orçamento e em diversas outras questões antes de investir em qualquer divulgação de uma marca.

Para alcançar seu público, é necessário inovar sempre! Afinal de contas, quanto mais pessoas seu negócio atingir, maiores as possibilidades de vendas, não é mesmo?

Você sabe quantas ações de marketing podem ser tomadas apenas no ambiente virtual? Neste post, preparamos 20 dicas para te inspirar!

Não importa o tamanho da sua estratégia, acompanhe esta lista e inspire-se agora mesmo!

1. Invista em Marketing de Conteúdo

É possível que você tenha chegado neste blog porque já ouviu o termo por aí. Ou está começando a entender que o Marketing de Conteúdo pode ser uma excelente ação de marketing para sua empresa.

Nós temos um material completo e indispensável para que você entenda o conceito!

Engana-se quem pensa que o conceito só é aplicado no marketing digital. Desde muito antes da internet, as empresas não medem esforços para impactar e encantar clientes por meio de conteúdo.

Já ouviu falar do Guia Michelin? Pois é! Há muitos anos, o marketing tem encantado pessoas e clientes! Hoje em dia, as ações ganham força com o uso da internet.

A melhor parte, é que atualmente é muito mais simples entender e medir exatamente quem e como sua empresa está engajando o público!

2. Aprenda sobre SEO

O termo em inglês Search Engine Optimization é muito utilizado em qualquer estratégia de marketing digital.

De forma bastante simples — e para você não esquecer — o SEO é o que vai fazer seu site (ou da sua empresa) aparecer para o Google. Pois é, há mais de uma década, não basta criar um domínio e esperar que os visitantes cheguem! É preciso otimizar para que a ferramenta enxergue valor na sua criação.

Neste post, é possível aprender várias dicas sobre o assunto. São uma série de boas práticas que vão ser determinantes no sucesso da sua estratégia digital!

3. Acredite em email marketing

Tem gente que jura que o email marketing não gera mais resultados. Os dados nos provam exatamente o contrário: mais de 92% das pessoas adultas utilizam email e 61% utilizam todos os dias!

Pois é! Se você não está investindo nisso, pode começar a priorizar essa tática nas suas ações de marketing!

Nós temos diversos artigos sobre o tema que vão te ajudar bastante a entender a importância dessa técnica!

Lembre-se que sua lista de emails mostra exatamente quantas pessoas te permitiram criar conteúdo e gerar impacto com seu negócio! Nada de fazer spam, ok?

4. Nutrição de leads por email

Mais importante que gerar sua lista de email, é saber como administrá-la. Existem diversas ferramentas que podem te ajudar com isso, mas além de saber quais softwares usar, é preciso saber o que fazer.

Enviar mensagens interessantes, segmentar o público por interesses e personalizar ofertas são excelentes ações de marketing!

Faça testes e não se esqueça de acompanhar métricas: quantos emails estão sendo abertos, quais links fazem mais sucesso e quais estão sendo ignorados!

5. Foque em redes sociais

Esse é um assunto que gera muito interesse quando começamos a pensar em ações de marketing. Pessoas de todas as idades, classes sociais, gêneros e etnias utilizam redes sociais.

Você mesmo passa quantas horas no Facebook? Aliás, essa é a rede que mais nos prende.

Vira e mexe, a gente acaba em um site e utilizando aquele botão “conectar-se com o Facebook”. Fazemos até compras com as informações que deixamos nessa rede!

Hoje em dia, já é possível comprar diretamente em plataformas que estão dentro desses sites, então não deixe de investir nisso!

Além de entender sobre o assunto, aprenda sobre suas as métricas e a ignorar as famigeradas métricas de vaidade. Aqueles dados que dão a falsa sensação de visibilidade nessas redes!

6. Faça Testes A/B

Até agora, não falamos de algo essencial para qualquer estratégia de marketing: testes!

Existem diversos guias que apresentam todo tipo de ação possível de marketing: das mais simples como banners no seu site, até mais complexas, com personalização e criação de central de atendimento para seu público.

Além de implantar as ações que fazem sentido para seu negócio — uma loja virtual não necessariamente precisa de ações offline, por exemplo. É necessário entender o que está funcionando.

Testes A/B dividem uma mesma página em duas versões (A e B) e buscam medir o que está gerando mais conversões.

Quais cores chamam mais atenção? Existe algum tipo de texto que está engajando mais suas leads? Teste!

Uma simples mudança pode fazer toda a diferença para sua estratégia!

7. Crie um Blog corporativo

A gente já mencionou que o Marketing de Conteúdo é muito importante para seu negócio. Uma forma simples de aplicá-lo na prática é criar um blog para sua empresa.

A criação de um blog vai permitir que sua empresa comunique-se não apenas com seu público-alvo, mas com as milhares de pessoas que utilizam o Google todos os dias!

Portanto, nada de criar conteúdos que sejam apenas sobre a sua marca. Tenha sempre em mente as dores das pessoas e foque em resolver problemas!

8. Tenha um Whatsapp para sua empresa

Esta ferramenta é preferência nacional! São centenas de milhões de brasileiros utilizando o aplicativo Whatsapp todos os dias! Nós perdemos apenas para a África do Sul.

Além de investir na sua lista de emails, é interessante começar a segmentar e envolver seus contatos via whatsapp. Criar campanhas que envolvam seus contatos é uma boa pedida!

Para tudo ficar ainda mais poderoso — e profissional — tenha um número específico para sua empresa. Nada de usar seu pessoal!

É possível aproveitar esse canal para ter um vínculo mais direto com seu público-alvo. Responda perguntas e tire dúvidas. Dependendo da resposta das pessoas, será possível até mesmo vender utilizando a ferramenta!

Não deixe de aproveitar que o Mark Zuckeberg colocou a função stories no Whatsapp também! Poste promoções exclusivas e até mesmo material para divulgar sua marca.

Otimizar seu blog e site também é importante! Adicione um botão para “enviar por Whatsapp” nas suas páginas. Acompanhe as taxas de aberturas de suas mensagens e o retorno que essa tática está tendo.

9. Adquira tráfego direto

Aparecer para as buscas dos seus clientes no Google é muito importante, como você já sabe. Mas não é a única forma de alavancar seu site.

O tráfego direto corresponde a todas as visitas que seu site recebe de pessoas que não te procuraram em nenhum motor de busca. Ficou confuso? É bastante simples.

Quando queremos acessar um site de notícias que gostamos muito, é possível que você digita apenas as primeiras letras e deixe seu navegador autocompletar o resto.

Então, ao criar o site para seu negócio, pense na praticidade que a URL deve representar para quem for digitar. Ou a ideia que você quer transmitir.

Um bom exemplo é este blog que você está lendo! Nós temos o site institucional, com o nome da Rock Content, mas geramos grande parte das leads por meio do blog Marketing de Conteúdo!

Escolha um nome forte, fácil de lembrar e que faça sentido para seu negócio quando for registrar seu domínio.

10. Tenha um Comunidade

Lembra quando falamos de redes sociais. Grande parte das empresas investe apenas em divulgar seus produtos ou serviços na internet, mas não foca no relacionamento com as pessoas por meio dessas ferramentas

Investir em ações de marketing na internet deve superar a ideia de campanhas publicitárias. As pessoas não querem apenas ver promoções ou sua marca, mas sentirem-se ouvidas e acolhidas.

Faz sentido, para sua empresa, ter um grupo no Facebook? Construir uma comunidade pode partir disso!

O importante é que o ambiente criado seja de respeito e a troca de informações seja mútua. Enquanto seus clientes aprendem mais sobre seu negócio, você terá a oportunidade de conversar e até mesmo ter ideias para inovar e atender da melhor forma possível!

11. Visite o Quora, Reddit e outras redes sociais

Já mencionamos que é importante estar presente nas redes sociais, especialmente nas mais famosas como o Facebook e o Twitter.

Não existem apenas essas ferramentas. Existem plataformas como o Reddit e o Quora que são pouco explorados e podem te oferecer grandes insights sobre as necessidades e dores que seus clientes podem estar vivendo.

Esses sites também permitem que você aprenda sobre uma infinidade de questões que vão desde seriados e dicas culinárias até ações de marketing e física!

Em um primeiro momento, não preocupe-se em criar um perfil corporativo, mas troque experiências com os usuários. Isso vai te ajudar a ter novas perspectivas que podem gerar ideias para materiais em seu blog e até mesmo melhorias na relação com seus clientes!

12. Invista em ações de marketing efêmeras

Os recursos de mídias efêmeras estão cada vez mais inseridas no dia a dia. Mais uma afirmação que parece complicada, mas estamos falando do Snapchat e dos stories que se espalharam pelo Instagram e o Whatsapp.

De canais de TV até empresas mais tradicionais, todas têm investido nisso.

Além de promover promoções, sua marca pode divulgar eventos, buscar parcerias, contatos e até mesmo divulgar como seu produto ou serviço é utilizado. Aproveite que o alcance dessas ferramentas é muito melhor que os de outras redes sociais!

13. Acrescente Calls To Action (CTA)

O jeito que usamos a internet mudou bastante desde a década passada. São milhões de conteúdos disputando nossa atenção o tempo inteiro!

Para ter certeza que quem lê vai permanecer na sua página, é necessário sempre chamar para uma ação — a Call To Action (CTA).

De maneira direta e simples, literalmente “chame” quem está lendo sua página para algo: seja baixar um material rico ou até mesmo entrar em contato!

Não esqueça de medir e comparar as conversões dos CTAs que você implementar na sua página!

14. Otimize seu site para mobile

Hoje em dia, é mais comum utilizarmos a internet nos smartphones do que nos computadores.

Otimizar seu site e conteúdos para o mobile é essencial. Não apenas porque a experiência do usuário é importante, mas também porque o Google tem levado isso em consideração ao classificar as páginas.

Afinal de contas, é muito chato não conseguir abrir algo no celular, não é mesmo?

15. Seja parceiro de influenciadores digitais

A internet mudou até quem admiramos. Não é incomum que as pessoas sejam fãs de quem tem uma carreira baseada completamente no mundo digital.

Escolher essas pessoas para divulgarem sua marca pode ser uma ótima ação de marketing, mas é importante ter alguns cuidados. Neste post, você encontra dicas para implementar essa ideia!

16. Faça vídeos

O YouTube alavancou a maneira como consumimos conteúdo em vídeo na internet.

Investir em um canal pode parecer algo até exagerado para suas ações de marketing, mas lembre-se que esse tipo de formato pode ser utilizado em outras redes sociais!

Os vídeos para Facebook, por exemplo, permite que você mensure o número de visualizações e as mais diversas reações do seu público!

17. Invista em tráfego pago

O sonho de todo site é viver de tráfego orgânico! Mas além disso demorar — e nem todos têm tanto tempo —, existem outras estratégias que podem ser utilizadas.

Para começar suas ações de marketing digital, entenda e escolha os canais de aquisição mais relevantes para seu negócio.

O tráfego pago pode ser utilizado, mas não deve ser o único —  especialmente ao pensar na sua estratégia a longo prazo.

18. Faça cases de sucesso de clientes

Todo mundo gosta de sentir-se querido! Que tal reconhecer a importância dos seus clientes e convidá-los para falar honestamente sobre seu produto?

Além de ser uma forma de fidelizar, isso permite que mais gente sinta identificação com uma pessoa real! Também mostra o quanto sua marca valoriza esse relacionamento. Entenda como montar um case de sucesso neste post!

19. Publique conteúdo gerado por clientes

Ver as pessoas gostando da sua marca é uma sensação ótima, não é verdade?

Por meio das redes sociais, é possível coletar como estão utilizando seus serviços (ou produtos) e receber feedbacks diretos.

Alguém fez uma publicação positiva sobre seu produto? Peça autorização e publique na sua página! Isso humaniza as relações e demonstra que sua marca está realmente interessada em quem a utiliza.

20. Invista em sorteios e promoções

Além de divulgar descontos nas redes sociais, experimente sortear seu produto ou serviços nelas!

Com regras simples — marcar amigos, seguir o perfil etc. —, é possível conseguir muita visibilidade para sua marca e encantar potenciais clientes!

Isso pode ajudar também no alcance das suas publicações, pois quanto mais pessoas envolvidas, mais as redes sociais tendem a mostrar o que foi publicado.

Formular ações de marketing é trabalhoso, mas o resultado pode ser mais satisfatório do que você imagina! Esperamos que as dicas tenham te inspirado!

Agora que você já está por dentro das melhores ações, aprenda como o que é ROI e como calculá-lo! Até a próxima!