administracao de marketing

Você conhece a Administração de Marketing?

Quem estudou Administração como curso superior ou técnico já conhece esse termo: Administração de Marketing. Os profissionais da área também conhecem e muitas outras pessoas também já ouviram falar.

Quem estudou Administração como curso superior ou técnico já conhece esse termo: Administração de Marketing. Os profissionais da área também conhecem e muitas outras pessoas também já ouviram falar.

Mas de fato, você sabe o que é a Administração de Marketing? O que ela é diferente do Marketing? Da publicidade e propaganda?

Na verdade, o marketing é uma das vertentes dentro do curso de Administração. Igual temos a vertente financeira, contábil, recursos humanos, temos também o marketing, que se dedica a estudar o consumidor e sua demanda e como seu produto pode ajudá-lo.

Vamos entrar um pouco mais a fundo nesse conceito e nas diferenças.

Nesse post você vai aprender:

  • O que é Administração em Marketing
  • Os conceitos de Administração de Marketing
  • Qual é o profissional que atua nesta área

O que é então a Administração de Marketing?

O que difere o estudo do marketing para a publicidade e propaganda e o que esses cursos superiores ou técnicos ensinam, é que a publicidade e propaganda vai preparar o material que melhor vai comunicar com o público da marca.

Eles serão os responsáveis por criar o projeto, o conceito e a peça. Seja ela um folder, uma peça do marketing digital ou até mesmo uma propaganda.

A administração de marketing atua antes e depois dessa criação acontecer. Os profissionais responsáveis por essa área devem entender o consumidor, o que ele quer, o que ele precisa, como o produto está adequado a isso.

Depois deve entender qual é o perfil desse público e como chegar até ele. E isso engloba tudo: desde a persona até a linguagem.

Cabe a ele também, mapear qual o canal que vai distribuir aquela peça. Televisão? Jornal? Internet? Lojas de departamento? Conveniência? Não importa. Importa mesmo aonde o público está e como ele consome a informação.

Ai sim os profissionais da criação poderão pegar essas informações e pensar como atingir o público determinado.

Após esse processo, a distribuição deve ser feita.

E não para por ai. Uma das coisas mais importantes em qualquer estratégia é mensurar os resultados e medir a eficiência e eficácia daquele projeto. É importante ter KPIs bem definidos do que se espera atingir com a comunicação.

Se os resultados foram esperados ou melhores do que o esperado, significa que tivemos sucesso. Se ela não performou como pensado está na hora de passar etapa por etapa, não para culpar alguém, mas para ver onde foi o erro e consertar para a próxima campanha.

Se pensarmos em uma palavra que poderia definir o que é essa tal de administração de marketing, podemos falar: estratégia. Sem estratégia, sem saber onde estamos, para onde queremos ir e como chegaremos lá, os esforços não são focados e terão garantia de resultados.

Também são atribuições da área:

  • Desenvolver planos de marketing;
  • Identificar oportunidades de crescimento da área;
  • Desenvolver a melhorar comunicação de forma a fortalecer a marca;
  • Desenvolver as melhores ofertas para o mercado consumidor;
  • Comunicar o valor que deve ser entregue pelo produto/serviço;
  • Mensurar o que está sendo feito.

Conceitos de Administração de Marketing

Uns dizem que os conceitos de administração de marketing se desdobram em quatro grandes grupos. Outros professores do assunto dizem que são sete conceitos e que juntos eles podem ser desdobrados em outros mais.

De qualquer forma vamos pensar nos três principais conceitos que mostram a diferenciação entre o marketing e as demais ações de publicidade, propaganda, vendas, promoções de venda etc.

Conceito de produto

Esse é o conceito mais antigo da administração de marketing e por isso podemos dizer que está um tanto quanto defasado. Na verdade, para alguns produtos e serviços, esse pensamento ainda pode ser utilizado.

Para vendas mais complexas ou para produtos que não são de necessidade básica, o conceito já não nos ajuda tanto.

Esse conceito pressupõe que os consumidores respondem positivamente e unicamente a produtos razoavelmente bons e com preços justos. Ou seja, se você tiver um produto ok e uma boa comunicação de marketing ele irá se vender.

Ele diz também que os consumidores conhecem os concorrentes presentes no mercado. Quanto custa cada uma das alternativas. Já que todos os produtos são razoavelmente bons e não são diferenciados, o preço é o único fator diferencial.

Conceito de venda

As empresas que possuem um direcionamento voltado para as vendas, normalmente têm uma equipe comercial forte, bem treinada e muito afiada.

Surgiu logo após o conceito apresentado acima, onde a orientação é para o produto.

Nessa visão, acredita-se que o consumidor nunca comprará o suficiente de uma empresa a menos que seja dedicado um esforço de vendas e marketing acima do esperado.

Por exemplo, um vendedor que diz que o item que se quer vender é o último no estoque e a pessoa precisa comprar agora. Ou dizer que o preço irá aumentar no dia seguinte. É necessário convencer o cliente a todo momento que aquilo é o melhor para ele

O carro mais bonito, a roupa que vestiu melhor, o melhor candidato, uma condição nunca vista antes, ou seja, todas essas ações são calculadas para que o maior esforço de vendas se traduza em vendas maiores e melhores.

Esse conceito tem seus riscos, onde o comprador pode se sentir pressionado e até mesmo reclame da empresa em meios digitais, SAC ou Procon. Mas quando trabalhado de forma correta é certeza de um aumento de vendas no final do mês.

Conceito de marketing

O conceito de marketing e bastante novo quando falamos dos quatro conceitos da administração de marketing. Ele pressupõe que o mais importante na orientação de uma empresa é baseado na capacidade da companhia em determinar as necessidades de um mercado, desejos dele e em construir valor para quem compra.

Em posse dessas informações, adaptar seu produto ou serviço e sua comunicação de forma a promover essa satisfação de forma mais efetiva que seus concorrentes de mercado.

O conceito de venda e o conceito de marketing podem ser confundidos por muitos profissionais da área. Para entender o que cada visão nos leva a pensar, podemos dizer que o conceito de venda está preocupado com as necessidades do vendedor. Já o conceito de marketing tem o foco no cliente, em suas necessidades e como elas serão satisfeitas. Ou seja, em todo o processo, desde saber o que oferecer, para quem oferecer e até onde oferecer.

O profissional que atua nesta área

O profissional da área de administração de marketing deve ter alguns conhecimentos técnicos e alguns comportamentos ideais.

A formação dele não é exclusiva de cursos correlatos como administração e marketing, apesar de ser um ponto importante, mas seu conhecimento pode ser determinado pela prática e por outros cursos complementares.

É importante:

Ser analítico

O profissional dessa área deve conseguir ler dados e extrair informações importantes deles. Conhecer como o mercado atua é interessante também. Ele deve trabalhar com essas informações para traçar o melhor plano de marketing e a melhor estratégia a ser seguida.

Conhecer metodologias de marketing

O marketing tradicional e o marketing digital são muito importantes de serem conhecidos e aplicados por esses profissionais. Saber a teoria e como aplicá-la é essencial. Não adianta nada criar-se uma estratégia complexa que não possa ser realmente implementada pelo seu time operacional.

Ou seja, o bom senso também se aplica aqui.

Ser pró-ativo

Quando se inicia um plano de marketing ou uma estratégia muitas vezes não temos nada feito anteriormente pronto e a ser usado como ponto de partida. Ser pró-ativo, estudar o mercado, estudar as metodologias para entregar o melhor trabalho é essencial.

Ter visão de futuro

Onde estamos hoje? Onde queremos chegar? O que estamos dispostos a enfrentar para atingir esse objetivo?

O profissional deve conhecer bem a empresa e ter muito claro suas metas, forças e fraquezas. Somente assim é possível construir uma estratégia de produto, praça, promoção, valor e outras. Além de conhecer a empresa, conhecer e entender um pouco do mercado também é essencial. Afinal, como já falamos, não adianta criar estratégias sem conhecer bem o que está acontecendo a sua volta.

Conclusão

Uma coisa que deixamos de falar ao longo desse texto é que a publicidade, propaganda, jornalismo, design, tudo isso é importante. Cada um tem um valor e faz parte da estratégia. Não queremos diminuí-los.

Mas como pudemos ver a administração de marketing é fazer parte da estratégia. É determinar os objetivos da empresa e ajudar a definir como o produto será feito, para quem será feito, como será entregue e por quanto. É entender qual o valor entregue através dele que dará forças para seus vendedores e para sua equipe de marketing.

A equipe só pode executar uma estratégia em posse dessa estratégia pensada.

E o profissional que pode cuidar disso na sua empresa deve gostar de números, fatos, metodologias e ter uma visão clara de quem são.

E você? Já conhecia esse termo “administração de marketing”? Tem um plano de marketing bem definido para sua empresa? Sabe quem são seus clientes? Você deve saber isso na ponta da língua, afinal o motivo de qualquer empresa existir são seus clientes!