Agência de marketing de conteúdo: Não contrate uma sem ler esse texto! 2

Agência de marketing de conteúdo: Não contrate uma sem ler esse texto!

Montar uma estratégia, definir e alinhar seus objetivos, produzir conteúdo relevante e original, manter suas mídias sociais atualizadas, mensurar todos os resultados. Muita coisa não é? Decidir adotar uma estratégia de marketing de conteúdo demanda muita dedicação, comprometimento e tempo.

Dentre as empresas que adotam uma estratégia de marketing de conteúdo, segundo o Hubspot:

  • 64% dizem que o maior desafio é produzir conteúdo suficiente;

  • 52% dizem que eles querem produzir conteúdo que gere engajamento;

  • 45% dizem que tem um obstáculo em produzir conteúdo variado;

  • E finalmente, 33% diz não saber como medir os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Então, será necessário contratar uma agência de conteúdo para auxiliar na montagem e, em especial, na execução de sua estratégia.

Não contrate uma agência de conteúdo antes de ler essas dicas:

Uma agência de marketing de conteúdo precisa ter um blog impecável

Se você for contratar um decorador e o escritório dele for muito feio, você confiaria no serviço? E se ao procurar uma estilista, ela estiver muito mal vestida? O blog de uma agência é seu grande cartão de visitas e precisa estar impecável. Verifique se os textos são bons, se o conteúdo é atual e qual a frequência das publicações. Uma agência de conteúdo que produz pouco conteúdo e de baixa qualidade não é muito confiável, certo?

Também confira as páginas nas redes sociais, como Facebook, Google Plus e Linkedin. Elas também são uma boa referência do trabalho que está sendo feito e, consequentemente, do que será contratado. Dê uma olhada em nossa página do Facebook, no Google Plus e no Linkedin, por exemplo.

Cases de sucesso são um ponto importante

Um dos principais pontos que você deve buscar são os cases de sucesso que a agência apresenta. Tantos resultados quanto satisfação de clientes que contratam o serviço são referências para você que está visando começar a trabalhar com uma certa agência. Esses cases podem ser tanto postagens no blog, uma página no site ou até mesmo um material rico, como um ebook ou um white paper.

Por fim, esse material ainda pode trazer algumas ideias para você e te mostrar pontos de vista diferenciados sobre estratégias de marketing de conteúdo. Se você ver nosso white paper de cases (só clicar aqui), você poderá ler dicas exclusivas sobre marketing de profissionais das empresas que citamos nele, por exemplo.

Ter escritores especialistas nas mais diversas áreas

Você tem uma empresa de produtos para cães. Você iria contratar um especialista em carros para falar de seus produtos? Então, confira junto a agência que você irá contratar se eles tem escritores preparados para atender suas demandas.

As agências também precisam ter uma grande base de redatores, afinal, eles precisarão entregar todos os artigos e materiais que você pedir. Imagine contratar um plano de 5 textos semanais e não ser atendido. Será muito frustante e, pior ainda, afetará diretamente sua estratégia e seus resultados.

A agência tem que conhecer seus objetivos e apresentar os principais índices de performance

Ao desenhar sua estratégia de marketing de conteúdo, você definirá quais objetivos sua empresa deseja atingir. Então, a agência que for contratada para auxiliar e executar essa estratégia deve estar bem informada de tais objetivos e estar muito bem preparada para te indicar os principais índices de perfomance, ou KPIs, específicos de cada objetivo.

Podemos citar como exemplos:

  • Objetivo: Geração de Leads – Exemplo de KPI: Leads gerados

  • Objetivo: Se tornar uma referência no seu mercado – Exemplo de KPI: Visitantes únicos

  • Objetivo: Engajamento em mídias sociais – Exemplo de KPI: Número de compartilhamentos e comentários

  • Objetivo: Educar seus clientes – Exemplo de KPI: Redução no tempo de atendimento do suporte

  • Objetivo: Auxiliar seu time comercial – Exemplo de KPI: Redução no tempo do ciclo de vendas

Ter um gerente de contas para te ajudar

Ter uma pessoa que irá acompanhar a execução de sua estratégia é vital. Ele conhecerá cada nuance de sua empresa e deverá saber os objetivos que você deseja alcançar na ponta da língua. Nada pior do que ter que falar com uma pessoa diferente a cada vez que você precisar de auxílio (Só você pensar no atendimento de operadoras de celular ou provedoras de Internet).

O gerente de contas irá seguir de perto seu sucesso e saberá lhe indicar o que é necessário adaptar ou mudar e te mostrará quais pontos precisam ser melhor trabalhados.

Então, já se sente mais confiante para contratar uma empresa de conteúdo e começar sua estratégia de marketing de conteúdo? Então, fale com um de nossos consultores!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!