Globo com as melhores agências de publicidade do Brasil

Conheça as 5 maiores agências de publicidade do Brasil

Atualmente, o mercado da Publicidade é um dos que mais movimentam a economia. São as agências e os seus clientes que bancam a televisão, os times de futebol, e, mais recentemente, os influenciadores digitais.

A Kantar Ibope Media — empresa cujo nome virou sinônimo para a audiência de programas de TV — faz estatísticas periódicas sobre os investimentos em mídia que cada agência intermedeia com os seus clientes. Algumas delas se mantêm constantes nos primeiros lugares do ranking ao longo do tempo.

No entanto, não é só a posição num ranking que torna grandes as agências de que vamos falar. A sua participação no mercado, o porte dos seus clientes e a importância das suas campanhas também têm o seu significado.

Confira a história de 5 das maiores agências de publicidade do país:

Y&R

Nos últimos rankings do Ibope, a Y&R é o 1º lugar constante. Os seus investimentos em publicidade ao longo de 2015, de 2016 e até março de 2017 sempre se mantiveram no topo.

Os altos padrões técnicos dos seus serviços e a integração entre análises de mercado precisas e publicidade contribuem para a sua fama.

A chegada dessa poderosa agência em solo nacional é obra de Roberto Justus. A sua holding se tornou sócia do maior grupo de empresas de publicidade do mundo, a WPP.

E uma das empresas componentes desse grupo é a Y&R, incorporada à carteira de Justus em 2000 e já antiga no mercado estadunidense.

Nos EUA, a agência começou as suas atividades em 1923 e cresceu com estabilidade ao longo das décadas. Acabou alçando, em pouco tempo, o seu espaço na cobiçada Madison Avenue, em Nova York — local onde as agências de publicidade mais bem conceituadas do país se instalam.

Os clientes e os prêmios

Alguns dos clientes da Y&R nos Estados Unidos são o Burger King e a gigante dos eletrodomésticos Whirlpool.

No Brasil, a agência é responsável pela publicidade de empresas como LG, Danone, Bradesco e American Express. O seu investimento em mídia em 2016 atingiu quase R$ 6 bilhões.

Em 2016, ganhou vários prêmios na Cannes Lions 2016, incluindo 2 ouros em campanhas para a Freddo e para a Companhia das Letras.

WMcCANN

Falar da WMcCANN é praticamente falar de Washington Olivetto, dono de mais de 50 leões de Cannes e dos 2 comerciais brasileiros que se encontram entre os 100 melhores do mundo.

Após uma trajetória longa na publicidade, Olivetto fundiu a sua agência com a mundialmente famosa McCann Erickson e firmou no Brasil a WMcCANN.

Alguns dos principais clientes da agência são Globo, L’Oréal, Coca-Cola e MasterCard.

O diferencial

O traço distintivo da agência é a preocupação em produzir arte enquanto promove uma marca. Mais do que divulgar um produto, a elaboração das suas campanhas envolve altas doses de criatividade e visa se incorporar à cultura popular. São peças sempre marcantes.

AlmapBBDO

Criação dos irmãos José e Caio de Alcântara Machado, a Almap nasceu no Brasil. E, como toda agência de publicidade proeminente em um país, caiu nas graças de um grande conglomerado mundial de comunicação.

Esse conglomerado é o americano BBDO, e da fusão de ambos nasceu a AlmapBBDO, atualmente comandada por Luiz Sanches, Cíntia Gonçalves e Rodrigo Andrade.

Com uma filosofia de trabalho que busca integrar da melhor forma possível os departamentos de atendimento, de criação e de mídia, ela cria peças publicitárias de impacto e que refletem a personalidade da empresa.

Os clientes e os prêmios

A AlmapBBDO é um ímã de premiações. O seu currículo conta com 201 Leões de Cannes, sendo que foi nomeada a agência do ano em Cannes em 2016 graças à conquista de 21 prêmios.

A carteira de clientes da AlmapBBDO conta com grandes nomes, como HP, Pepsi, O Boticário, Volkswagen e Havaianas. As suas campanhas são criativas, diversificadas e bem recebidas pelo público.

Ogilvy & Mather Brasil

A Ogilvy & Mather é outra cria do monstruoso conglomerado WPP. Como não poderia ser diferente, já conquistou a sua fatia de prêmios ao longo dos anos e permanece no topo junto das outras gigantes da publicidade no Brasil.

Eleita como a agência do ano no Brasil em 2013 e ganhadora de outros 107 leões de Cannes, a Ogilvy & Mather começou do 0 em 1945, sem capital e com muita boa vontade de seu fundador, David Ogilvy.

Todo trabalho era orientado a agregar o máximo de qualidade à marca do cliente, e cada peça era vista como uma parte de um investimento a longo prazo.

A qualidade do serviço foi reconhecida por grandes nomes — como Dove e Rolls-Royce —, e logo a Ogilvy & Mathers também conquistou seu lugar na Madison Avenue.

O Grupo Ogilvy no Brasil

A chegada da Ogilvy & Mathers no Brasil fez parte de um esforço de expansão do grupo WPP pelo mundo, que acabou por estabelecer a agência num total de 128 países.

No país, a Ogilvy assinou campanhas para marcas como Coca-Cola, Burger King e detém o título de campanha mais premiada por uma peça publicitária feita para a Dove.

Africa

A Africa tem um perfil um bocado diferente das agências anteriores, sem vínculos com grandes conglomerados mundiais.

Ela foi fundada no Brasil em 2002 e cresceu para andar com as próprias pernas no exterior (inclusive, chegou a Nova York e conquistou o seu espaço na Madison Avenue). Além dessa filial, também há unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As suas campanhas bem elaboradas e com qualidade técnica excepcional ganharam o público facilmente, garantindo a explosão da agência no país nos últimos 15 anos.

Os trabalhos e os prêmios

A Africa assina campanhas para Vivo, ESPN, Suzuki, Mitsubishi e a icônica “great times are coming“, da Budweiser.

Os grandes nomes do mercado publicitário conseguem se destacar ao mostrar um serviço de qualidade para os seus clientes: peças criativas, marcantes e que exponham o DNA da empresa.

Além disso, um grande ponto em comum em todas essas agências de publicidade é a atenção especial ao atendimento. Uma boa dose de diálogo é essencial para conseguir transformar a visão do cliente em uma peça criativa e que mexa com as emoções dos consumidores.

Agora que você conhece a história das principais agências de publicidade no Brasil, confira este post sobre publicidade nativa, uma tendência na promoção de marcas no ambiente digital!