ambientes de marketing

Ambientes de marketing: como os fatores macro e micro podem afetar a sua estratégia de marketing

Para traçar uma boa estratégia de marketing é preciso que algumas análises sejam feitas, além de levar em consideração algumas forças de influência.

Perceber a influência desses fatores pode não ser uma tarefa fácil, não é mesmo? Eles fazem parte da nossa rotina e acabam passando despercebidos, o que pode ser algo muito negativo.

Tudo que rodeia uma empresa afeta diretamente ou indiretamente na forma como você fará o marketing dela e essas são as forças dos ambientes de marketing.

Com este artigo, nós vamos ajudar você a identificar todos os fatores do macroambiente e do microambiente para que você potencialize os seus resultados!

Você aprenderá quais são os acontecimentos que rodeiam a sua empresa e que merecem um olhar mais atencioso para que toda a sua estratégia funcione perfeitamente.

É como um grande quebra-cabeça, se uma peça é colocada de forma errada, você acaba não conseguindo concluir o que foi inicialmente proposto.

Mas antes de falar sobre os dois ambientes propriamente ditos, precisamos entender o que o contexto de ambiente significa.

O que são os ambientes de marketing?

São todas as forças externas ou internas de mercado que afetam o seu negócio. É tudo aquilo que influencia o marketing.

Compreender todos esses fatores de influência ajuda na comunicação com o seu público e a chance que você acerte atendendo aos desejos deles é muito maior.

Ao pensar nesses termos, Kotler acreditava que existiam diversos agentes externos a uma empresa que afetavam a forma como a administração de marketing seria feita.

É importante ter em mente que nem sempre você terá controle de todos os pontos que formam os ambientes de marketing. Pois, esses fatores podem sofrer diversas mudanças de acordo com o tempo.

Eles oferecem oportunidades e ameaças, por isso é tão importante fazer a análise de ponto por ponto para que seus objetivos sejam alcançados através da melhor estratégia.

Ainda não conseguiu entender como isso pode afetar a sua empresa?

Veja a seguir um pouco mais de como funciona o macroambiente e o microambiente.

Microambiente e a forma que ele afeta seu desempenho

O microambiente é tudo aquilo que é fator de influência interno da sua empresa. Está ligado diretamente ao fator competitivo já que você é quem tem controle de cada ambiente que compõe este sistema.

O sucesso de uma estratégia de marketing não depende apenas dos profissionais da área, mas depende também dos clientes, fornecedores, funcionários, entre outros.

Vamos passar um por um, explicando a forma como cada ambiente afeta no desempenho da sua estratégia.

A empresa

É aquela que produz o produto ou oferece o serviço.

Para fazer um bom plano estratégico é preciso que os profissionais de marketing levem em consideração todos os outros departamentos que compõem uma empresa.

O funcionamento dela é como um grande motor e cada departamento é uma parte da engrenagem, por isso é importante ter sempre equipes que estejam alinhadas umas com as outras para garantir uma estratégia de administração brilhante.

Os fornecedores

São peças fundamentais para o funcionamento de uma empresa. São eles que fornecerão o material necessário para a fabricação dos seus produtos, seja ele um perfume, um caderno ou uma peça publicitária.

Ter os prazos combinados, valores acertados e uma boa comunicação entre fornecedor e empresa são primordiais em uma estratégia de marketing.

Público relevante

São todas aquelas pessoas que tem o poder de influenciar diretamente na imagem da sua empresa.
Alguns exemplos de pessoas relevantes poderiam ser a imprensa, acionistas, representantes de algum órgão público, influenciadores, crítico culinário, entre outros.

É fundamental manter um relacionamento amigável com pessoas deste tipo, elas possuem influência o suficiente para abalar a percepção de nome da sua empresa.

Clientes

Este é um tópico óbvio. Os clientes são a vida de uma empresa, sem a participação deles não há porque existir.

Estude de forma aprofundada como seus clientes e seu público-alvo como um todo se comportam e leve cada ponto que for descoberto em consideração na hora de montar uma persona e a sua estratégia.

Concorrentes

É o ponto que mais tira o sono dos responsáveis por uma empresa. Você precisa ser melhor do que todos os seus concorrentes.

Para isso, analise o mercado no qual você faz parte e estude detalhadamente cada um deles, sendo eles concorrentes diretos ou indiretos.

Você não sabe a diferença entre estes tipos de concorrentes? Nós te explicamos!

Concorrente direto

É aquele que pertence ao mesmo segmento da sua empresa.

Exemplo: Natura e Avon são concorrentes diretos por pertencerem ao mesmo segmento de mercado, mesmo que em posicionamentos diferentes.

Concorrente indireto

É aquele que “tira” a atenção do seu cliente, mesmo sendo de outro segmento.

Exemplo: Quando você vai procurar um presente de dia dos namorados e você está em dúvida se compra um cesta de chocolate da kopenhagen ou se compra um calçado da Arezzo.

São empresas de segmentos totalmente diferentes porém, ambos disputam a atenção de compra de um consumidor.

Intermediários

Por último tem os intermediários, que são aqueles que ajudam no funcionamento da empresa.

Geralmente são serviços terceirizados, como por exemplo: Cemig (luz), Net (telefonia), Copasa (água).

Macroambiente e seus fatores de influência

Quando nos referimos a macroambiente significa que estamos falando de fatores externos que interferem na sua administração de marketing.

O que isso quer dizer? Significa que são fatores que você não pode mudar a forma como elas acontecem. Mas você tem a oportunidade de acertar mudando a estratégia.

É importante ressaltar que ele exerce influência de forma direta no microambiente.

Este ambiente é composto por:

Ambiente demográfico

Está ligado as características da população de um determinado lugar. Pode ser estudo de idade, ocupação, sexo, densidade, natalidade e outros fatores.

Este ponto é muito importante para a identificação de oportunidades ligadas ao seu público alvo.

Ambiente Econômico

Esse fator é fundamental para o funcionamento da sua empresa.

A economia afeta não só a forma como você realizará investimentos na sua empresa mas também o comportamento de consumo do seu público.

Em época de crise econômica do país por exemplo, as pessoas tendem a evitar a compra de produtos mais supérfluos.

Pode afetar também no seu processo de precificação e chegar ao ponto de interferir até onde o seu produto ou serviço será ofertado.

Outras coisas que também estão ligadas ao ambiente econômico é a bolsa de valores e cotação do dólar ou moedas de outros países.

A verdade é que você precisa de capital para realizar os seus objetivos e por isso este é um fator que deve sempre ser acompanhado.

Ambiente natural

Pode até parecer que não, mas este é um ambiente que pode afetar e muito a sua estratégia de negócio.

Além da matéria — prima dos produtos estar ligada a este ambiente, ainda entra aspectos como catástrofes naturais, clima — época de chuva, verão, entre outros.

Ambiente Tecnológico

Nós já tivemos provas o suficientes que a tecnologia impacta consideravelmente a vida de todo o mundo.

Com as novas tecnologia é possível não só otimizar seu tempo gasto para montar uma estratégia como também, ela te dá novas chances de pesquisas.

Além, de afetar na forma como seu produto ou serviço é produzido e distribuído.

Ambiente Político-Legal

É muito óbvio a forma como este ambiente afeta a sua estratégia de administração de marketing de uma empresa.

Leis e tributação afetam diretamente na forma como a sua empresa funcionará e a sua estratégia depende disso.

Talvez este seja o ambiente mais delicado de todos, é cheio de complicações e dificilmente negociável.

Ambiente cultural

É o ambiente mais forte na hora de colocar em jogo os fatores de influência do comportamento de seus clientes.

A cultura de uma região ou de um país é o que há de mais poderoso na hora de montar a sua estratégia de marketing.

O posicionamento de uma marca pode ser o mesmo para o mundo todo, mas a estratégia que ela vai usar vai depender da cultura de cada região.

Um grande exemplo disso é a Coca-Cola. Ela é presente em mais de 200 países, mas a estratégia que ela usa nos EUA não é a mesma utilizada no Brasil.

Aqui no nosso país por exemplo, nós não temos o costume de tomar refrigerante de cereja, no qual é presente no gosto popular dos americanos.

E ainda é possível ir além, pense nos refrigerantes regionais como o guaraná jesus, que é forte no maranhão, enquanto em Minas Gerais é onde o mate-couro é mais vendido.

Este ambiente cultural afeta as preferências, percepção de valor, demanda, processo de compra do seu público, e outros diversos fatores.

Pensar no macroambiente como o todo requer muita habilidade e estudo para traçar uma estratégia que tenha o diferencial diante todos os seus concorrentes.

Vale lembrar que estes são fatores que afetam todas as empresas, de todos os segmentos. Você precisa fazer diferente!

Vimos que existem dezenas de fatores de influência de um plano de administração de marketing de uma empresa, mas não para por aí!

Você já ouviu falar sobre Miopia em Marketing?

Miopia em marketing é quando uma empresa deixa de enxergar qualquer um dos fatores que formar os ambientes de marketing.

É considerado miopia quando a marca acaba interpretando de forma errada os sinais que são passados por cada aspecto dos ambientes ou então elas deixam ambos passarem por despercebido.

Isso é um erro gravíssimo e pode levar ao sumiço da marca no mercado. Veja a seguir alguns exemplos de marcas que desapareceram após uma interpretação equivocada dos ambientes de marketing.

Kodak e sua miopia cultural

A kodak acabou perdendo espaço no mercado simplesmente por não acompanhar as mudanças de hábito — e da cultura — do seu público.

Com as novas tecnologias, os consumidores acabaram migrando da fotografia analógica para a digital e a marca acabou não acompanhando isso.

Varig e sua miopia no cliente

Após de um império consolidado no mundo da aviação, tudo foi por terra a baixo a partir do momento que a empresa deixou de atender as necessidades do cliente.

Neste caso em questão o problema foram os preços altíssimos de passagens em um momento que o transporte aéreo deu uma popularizada. Com novas empresas surgindo e a falta de preço bom de mercado acabou levando a companhia aérea a falência.

BlockBuster e sua miopia em tecnologia

Durante muitos anos blockbuster foi a marca referência de locadora de filmes. O problema foi que ela deixou de acompanhar os avanços tecnológicos e isso acabou levando ao sumiço da marca.

Se uma estratégia de marketing tivesse sido pensada de acordo com os avanços tecnológico, talvez hoje eles poderiam ser referência em serviços de aluguéis de filme online ou até mesmo serviços de streaming.

Conclusão

Acompanhar tudo aquilo que rodeia a sua empresa é fundamental para traçar uma estratégia de mercado.

Independente de ser fatores controláveis ou não pela empresa, é fundamental acompanhar cada mudança e cada desejo novo que surge a todo momento no mercado.

Tenha uma equipe qualificada e focada em buscar sempre os melhores resultados e a melhor forma de administrar o marketing e estratégias do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Fique a vontade para fazer comentários ou compartilhar dicas que possam ajudar a trabalhar melhor com os ambientes de marketing!

Quer saber mais? Que tal aprender sobre métricas de marketing de conteúdo? Leia esse post e veja 28 métricas que são interessantes em serem acompanhadas.

 
Autor(a)

Escrito por: Letícia Abrantes Futura publicitária e sagitariana. Acredito que melhores coisas do mundo são: batata frita, unicórnios e Clube Atlético Mineiro.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!