8 dicas incríveis para ampliar o alcance das suas publicações no Facebook

8 dicas incríveis para ampliar o alcance das suas publicações no Facebook

Você sabia que embora o Facebook nunca tenha se pronunciado de maneira oficial sobre como conseguir um aumento considerável no alcance de suas publicações, ele disponibiliza um manual com algumas dicas valiosas?

Todos os profissionais que trabalham com marketing no Facebook já repararam que faz algum tempo que o alcance orgânico (alcance não pago) diminuiu drasticamente as estatísticas de várias marcas, sejam elas de pequenas, médias ou grandes empresas.

Suas postagens já não conseguem mais tantas curtidas como antigamente? O número de comentários e compartilhamentos está cada vez menor? Esse é um problema que todas as empresas estão tentando resolver. Mas, afinal, você consegue entender o que está acontecendo com o Facebook? Como ampliar o alcance das suas publicações no Facebook?

Disputa Acirrada

Se você ainda não sabe, é hora de saber que o gigante das redes sociais já ultrapassou a casa de bilhões de usuários em todo o mundo e já afirmou que essa queda no alcance das publicações é resultado da grande disputa de atenção por parte das empresas, que está cada vez mais intensa.

A fim de evitar que os usuários fujam da rede, o Facebook trabalha com base em um algoritmo que realiza uma espécie de curadoria de conteúdo, a fim de filtrar o que cada usuário visualiza em sua timeline.

Se você parar para analisar esse cenário, a única maneira que resta para fazer com que o público engaje nas publicações seria através de posts patrocinados, que é realmente o que o Facebook quer: que as empresas invistam. Esse contexto pode fazer com que muitos entendam que será o fim do alcance orgânico, mas, para o Facebook, essa não passa de mais uma maneira de aprimorar a experiência do usuário, e, claro, ganhar algo em troca por parte dos anunciantes.

Preparamos uma lista com 8 dicas simples e efetivas para que você possa engajar o seu público com mais facilidade, aumentando o alcance de suas publicações sem ter que desembolsar um só centavo.

Confira!

1. Use o Facebook Insight

Essa é e sempre será a cereja do seu bolo. O Facebook Insight é uma poderosa ferramenta que lhe permite acompanhar o desempenho de cada um dos seus posts. Com ele você consegue interpretar dados, saber quais postagens tiveram o maior retorno por parte do usuário e responder inúmeras perguntas através de uma análise de dados detalhada sobre suas estratégias de conteúdo.

Estratégias funcionam de maneira diferente para cada empresa. Com elas você aprenderá a descobrir qual é a melhor maneira de aumentar o alcance de seus posts, utilizando a abordagem certa com seu público-alvo. Certifique-se de interpretar cada um dos dados e tomar decisões com base nos números.

O Facebook Insights ajudará você a traçar quais assuntos mais engajaram o seu público, levando sua comunidade a se envolver cada vez mais nas ações que você pratica na rede social, aumentando o alcance.

2. Otimize seu conteúdo

Vale lembrar também que a principal razão que leva as pessoas a curtir uma página é porque elas estão interessadas no conteúdo dessa determinada página e no que ela oferece. Se você quiser manter seus fãs sempre voltando, curtindo, comentando e compartilhando seus posts, é preciso que você forneça conteúdo relevante e valioso para eles.

Conteúdo não é tudo: é preciso que você faça um post chamativo e intrigante. Invista em boas imagens, coloque vídeos, links e mensagens que possam encantar seu público e fazer com que eles curtam sua postagem. Isso chama a atenção de quem está apenas dando uma olhada na timeline e, sem dúvida, vão querer saber e visualizar seu conteúdo.

Por fim, escreva bem, sem erros, questione seu público e escreva algo que eles com certeza irão gostar.

3. Faça um bom Call to action

Você nunca acertará o alvo se não souber onde ele está. Frequentemente pergunte a si mesmo o que você está fazendo e quem está querendo alcançar com um post em particular.

Você quer começar um diálogo com seus fãs pelos comentários? Você quer que eles compartilhem seu post com os amigos deles? Ou prefere que eles cliquem no link que vá direto para o seu site?

Naturalmente, sua resposta será: “Eu quero tudo isso!”. Porém, ir atrás de todas as coisas ao mesmo tempo pode levar você a não receber nenhuma delas no final das contas.

No entanto, sabemos que você quer que seus fãs tomem uma atitude e ela dependerá diretamente do call to action que você coloca em seus posts. Engaje seu público, faça posts explicativos e encantadores e humanize seu conteúdo, aproximando-o cada vez mais da sua audiência.

Ao final disso, termine o post com um questionamento, uma afirmação ou uma frase que requer uma resposta do seu público.

Não tem erro.

4. Use Hashtags

Elas são uma ótima maneira de participar de várias conversas em tempo real. Investigue quais hashtags estão relacionadas ao seu nicho de mercado, e assim você poderá acompanhar as tendências e certificar-se de usá-las sempre em seus posts. Isso permite que você possa entender qual é o interesse de pessoas que nem sequer tinham ouvido falar sobre sua marca.

5. Responda comentários relevantes com outros posts

Se seu público costuma debater seus posts nos comentários, é importante que você escolha os comentários mais relevantes e tente respondê-los em outras postagens que você fará na página da sua empresa. Essa é uma ótima maneira de aumentar o interesse do público e certamente o alcance de sua marca aumentará, uma vez que eles também podem marcar amigos para participar das discussões.

Utilize o AgoraPulse. Ele ajuda você a acompanhar os comentários e receber alertas sobre as melhores hashtags.

6. Programe seus posts para o horário certo

De nada adianta criar um post maravilhoso e não postá-lo no horário em que sua audiência está mais ativa no Facebook. Você já deve saber que seu público-alvo não fica online todo o tempo, e se você está postando enquanto seus fãs estão dormindo, tenha certeza de que seus posts não terão a atenção que você deseja.

Use o Facebook Insights para estudar quais são os melhores horários e quando seus fãs estão realmente online, escolhendo esses como os horários de pico e que determinam que seu público esteja ativo na rede.

O próprio Facebook já possui a opção de agendar suas postagens. Basta programá-los na data e horário que o Facebook Insights mais lhe proporcionou os melhores resultados de engajamento.

 7. Notifique seu público

Você sabia que seus fãs podem receber notificações de páginas do Facebook? Tudo que você precisa fazer é instruí-los a receber as notificações de sua página.

Faça um post bem legal sobre o passo a passo, indicando que eles devem apenas entrar em sua Fan Page e clicar em “obter notificações”. Parece pouco, mas a maioria das pessoas nem mesmo estão conscientes de que podem fazer isso.

Incentive seus fãs! Dessa maneira eles poderão ficar por dentro de tudo que acontece na sua página, e seu alcance só tem a crescer com isso.

8. Que tal compartilhar seus melhores posts com o mailing da sua empresa?

Muitos profissionais de marketing nem sequer pensam nessa possibilidade.

A sua lista de e-mails é, sem dúvida, um dos seus mais valiosos (se não o mais valioso) bem de ativos online. Não perca tempo e aproveite desses e-mails para melhorar ainda mais o alcance de suas postagens.

Como fazer isso? Simples! Você pode linkar para as postagens mais relevantes e legais da sua página a partir de um boletim de notícias que você enviará para sua lista de e-mails cadastrados.

Essa é uma ótima maneira de engajar o público e aumentar o alcance de postagens que já estavam perdidas na timeline.

Invista nessas dicas e esteja sempre à frente

O Facebook pode parecer intimidante na hora de fazer você pensar em como deve tratar sua audiência a fim de aumentar o alcance de suas postagens. No entanto, com um pouco de conhecimento e trabalho, você pode aplicar essas estratégias a seu favor e da sua marca.

Isto significa que você não precisa ser um gênio do marketing para estar sempre à frente dos seus concorrentes. Basta estudar e aplicar novas ideias.

Você quer acrescentar alguma ideia? Tem alguma sugestão que não postamos nessa lista? Sinta-se livre e bem-vindo a deixar seus comentários no campo abaixo!

Quer saber mais? Baixe nosso ebook gratuito!

Marketing no Facebook_CTA para o blog (com botão de dl) 630x300

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!