Quer aumentar a performance do seu blog com poucas melhorias?

Quer aumentar a performance do seu blog com poucas melhorias?

Nós sempre falamos que um dos pontos mais importantes de sua estratégia de marketing de conteúdo é seu blog. E nós também sabemos que você quer sempre melhorar seu blog para alcançar cada vez mais resultados e alavancar o sucesso de sua empresa.

O grande problema é: quais são os detalhes em que seu site peca e pode ser melhorado? Descobrir isso não é algo simples e que todos conseguem fazer. E mesmo que você tenha o conhecimento e a experiência para listar cada um destes pontos, pode ser que você não tenha o tempo necessário para analisar isso.

Então, nós aqui na Rock Content encontramos um jeito de solucionar isso para você. Em parceria com o Viver de Blog e o SiteApps, desenvolvemos uma ferramenta que irá analisar o seu site e listar uma série de melhorias que você pode fazer para deixá-lo ainda mais eficiente.

Quer conhecer um pouco mais? Vamos lá!

formulário inicial

Para receber sua análise, é só você digitar seu e-mail e seu site. Ai é só esperar uns poucos segundinhos e pronto! (Em nosso exemplo, usei nosso site – rockcontent.com – e meu e-mail – guido@rockcontent.com. Qualquer dúvida, podem ficar à vontade de entrar em contato comigo por ele.)

Começando

Logo no começo, você receberá a nota do seu site. Será uma avaliação de 0 a 100 que levará em conta alguns critérios, que virão listados abaixo, separadamente. Nossa nota global foi 90, como podemos ver na imagem abaixo.

notaincial

Criação de Conteúdo

O primeiro ponto que consideramos na avaliação de um site é a criação de conteúdo. Já citamos várias vezes a importância de produzir conteúdo de qualidade e relevante para seu público. Também falamos o quanto o Google (e os outros mecanismos de busca) consideram o conteúdo fresco e interessante importante, e usam isso como um fator para decidir a posição de um site em uma pesquisa.

analiseblog

Por isso, logo no início já descobrimos se você tem ou não um blog. Se não tiver, nós já produzimos alguns posts sobre como começar um (só você ler essa série de artigos) e não perder mais nenhum um minuto. E, claro que nós temos um blog, não é?

paginasindexadas

Logo abaixo vocês encontrará o número de páginas indexadas. Como eu disse logo ali em cima, buscadores (como o Google e o Bing) adoram conteúdo – se este for relevante. Esse número mostra quantas páginas de conteúdo estão indexadas nos principais buscadores e podem ser encontradas em pesquisas.

Não deixe de compartilhar seus resultados e mostrar como você e sua empresa estão sempre focados em melhorar e ajudar cada vez mais seus clientes!

Autoridade e Otimização do Site

Um bom domínio e um site bem trabalhado e otimizado são peças fundamentais para seu sucesso. Por isso, desenvolver seu domínio, receber links e menções e investir na otimização de suas páginas é de extrema importância.

imagensnosite

Imagens são ótimas para chamar a atenção de leitores e visitantes. Mas essa não é sua única função. Os mecanismos de busca também levam em conta o atributo ‘alt-tag’ (que funciona como um identificador da imagem). Então, não deixe de colocar esse atributo em suas imagens. Nós aqui esquecemos de alguns, mas já estamos mudando para deixar tudo certinho!

mozrank

O MozRank é uma ferramenta desenvolvida por uma das principais empresas de inbound marketing e SEO do mundo, a americana MOZ. É um rank que calcula o número de links feitos para seu site e a qualidade deles. Quanto mais links e quanto melhor sua qualidade, melhor seu MozRank. O rankeamento é de 0 a 10, e a Moz fala que a média dos sites hoje é 3. Porém, não se acomode e procure sempre aumentar e melhorar.

links

Links internos e externos também são fundamentais para seu site. Leia mais sobre eles aqui. Tente sempre construir uma rede de links e produza conteúdo que as pessoas desejarão linkar em seus próprios sites, assim você conseguirá divulgar mais seu site e melhorar o posicionamento dele nos buscadores.

Promoção de Conteúdo

De que adianta produzir todo esse conteúdo maravilhoso, cheio de informações interessantes que podem cativar novos clientes e mantê-lo escondido atrás da cortina, onde ninguém vê?

redessociais

Então, use todos os canais disponíveis para divulgar o material que você está produzindo. Facebook, Twitter e Google+ são os melhores amigos de empresas que querem ter seu blog visitado, conquistar novas leads e gerar novos negócios. Além disso, são ótimas plataformas para ter contato com seu público!

Conversão de Visitantes

Estar bem posicionado nos mecanismos de busca, atrair novos visitantes, educar o mercado são todas funções muito importantes. Mas chega um momento que você precisa transformar esses visitantes em potenciais clientes, correto? Então, você precisa transformar seu blog em uma máquina de gerar leads (lendo esse post!).

rss

Um feed de RSS pode ser uma das ferramentas mais interessantes para começar a coletar os dados de seus visitantes. Ele irá avisar cada um dos seus assinantes sobre seus novos posts e manterá eles atualizados sobre o que você anda fazendo.

formulariodeconversao

Você tem um ebook ou canal de vídeos? Por que não criar uma landing page (ou formulário de conversão) e conseguir ainda mais contatos? Você pode pedir um e-mail ou detalhes como a empresa que o visitante trabalha e até mesmo o cargo em troca desse material tão valioso que você produziu e está divulgando. Depois é só colocá-los em um fluxo de nutrição (se ficou em dúvida sobre o que eu estou falando, leia este artigo) e prepará-los para comprar! (É muito importante não enviar spam para esses contatos, pois isso pode quebrar a confiança deles em você.)

siteapps

Otimize seu site com SiteApps! Essa é uma das principais dicas que podemos te dar. Com a adição de simples aplicativos em seu site, você irá transformar a experiência de um visitante em seu site, o que irá gerar aindas mais conversões!

Chegamos ao fim!

Para finalizar te damos uma visão geral de seu site. E para isso, seu Web Analytics precisa estar configurado!

analytics

E no último quadro, você terá um resumo de tudo o que vimos aqui.

E aí? Gostou? Ficou com alguma dúvida sobre a análise ou quer dar uma sugestão de como podemos melhorar a ferramenta para que ela ajuda ainda mais você? Não deixe de comentar e deixar seu feedback. Ele é muito importante para nós!

 
Autor(a)

Escrito por: Diego Gomes Fanático por blogs, content marketing, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale comigo: @dttg ou inscreva-se no meu curso gratuito de marketing de conteúdo por email.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!