Entendendo o Google Analytics: a definição de bounce rate

Entendendo o Google Analytics: a definição de bounce rate

As empresas e os blogueiros mais cuidadosos estão sempre de olho nos resultados de seu site ou blog no Google Analytics para saber como está o retorno das publicações entre os visistantes do site.

Mas ainda que os números frios não sejam a única forma de medir o sucesso de uma publicação online, eles são fundamentais para que os produtores de conteúdo tenham insights valiosos sobre seu trabalho e a estratégia de marketing que vem sendo utilizada.

O bounce rate é um dos indicadores do Google Analytics que ajuda as empresas a compreenderem como os usuários estão se comportando ao visitar seu endereço na web.

Quer saber o que é bounce rate ou taxa de rejeição? Saiba mais sobre essa métrica:

New Call-to-action

Definição

O bounce rate é uma taxa que mostra o percentual de visitantes que acessou um website e, em seguida, saiu sem acessar qualquer outra página. O indicador é calculado dividindo o número de visitantes que agiram dessa forma em relação ao total de visitas.

Se o seu bounce rate médio é de 50%, por exemplo, você já sabe que metade das pessoas que visita seu site, seja a homepage ou outra URLs, costuma deixá-lo sem acessar qualquer outro conteúdo.

A taxa também pode ser calculada para páginas específicas, ajudando no desenvolvimento de análises mais aprofundadas sobre o conteúdo.

Porque essa métrica é relevante

Algumas pessoas podem achar que o bounce rate não é tão relevante quando o número de visitas é alto. Mas isso é verdadeiro somente naqueles sites em que, após acessar a primeira página, a pessoa já é imediatamente redirecionada para outro endereço, como é o caso das empresas que possuem um blog, mas preferem vender seus produtos em lojas como o Ebay.

No entanto, um bounce rate elevado pode significar que o site ou blog não consegue reter seus visitantes, impedindo que eles completem o objetivo a que você se propôs, seja ele a conclusão de um cadastro, um pedido de orçamento, a compra de um produto ou o download de um arquivo.

Se após acessar uma página o internauta sai imediatamente, seu público-alvo não encontrou aquilo que queria ou não tem mais interesse em buscar outras informações. E saber disso é fundamental para que você desenvolva ações para movimentar seu site novamente.

New Call-to-action

Dicas para abaixar o bounce rate

Ao consultar o Google Analytics, é possível descobrir muitas formas de melhorar essa métrica. Identifique, por exemplo, as páginas que possuem maior bounce rate e compare-as com aquelas cuja métrica é menor, utilizando essas últimas como modelo para o conteúdo a ser desenvolvido no futuro.

Em seguida, identifique as fontes de tráfego que geram menor bounce rate para suas páginas, pois assim será possível priorizar ações de marketing digital para sites, redes sociais ou mecanismos de buscas que direcionam usuários mais engajados.

Uma dica importante que também pode ajudar é a criação de mais links para as páginas internas do seu site. Afinal, se um internauta gostou do que viu em uma delas, poderá se interessar também pelo restante do conteúdo.

Caso sua empresa trabalhe expondo produtos ou serviços, nunca coloque apenas uma pequena descrição de cada item na página. Estimule a navegação pelo site inserindo mais informações como manuais, passo a passo, comentários de outros usuários, entre outras.

Por último, vale ressaltar que o melhor caminho para trazer mais visitantes que ficam por mais tempo para um site é oferecendo conteúdo relevante para que eles se sintam propensos a interagir com sua empresa.

E você? Já conferiu como está a bounce rate em seu website ou blog? Deixe aqui seu comentário!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!