Descubra como usar o Google Analytics para melhorar a sua estratégia de conteúdo!

Há muitos caminhos para o sucesso em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Você pode ganhar por quantidade de publicações, refazer cada conteúdo e adapta-lo para algum formato novo ou criar tipos de conteúdo que ninguém mais cria.

Entretanto a estratégia baseada nos dados estatísticos ainda é a mais certa e segura.

Uma estratégia baseada nos dados — e não na sua intuição — permite a aprender mais sobre o seu público alvo, quais são os assuntos principais que o interessam, o que pode te conectar com a sua persona e até como fazer que sua empresa seja notada por ela.

Dados extraídos do Google Analytics podem te ajudar a:

  • Criar conteúdo mais envolvente e relevante;
  • Definir quais temas e formatos merecem o seu foco;
  • Identificar elementos fracos da sua estratégia que devem ser alterados ou abandonados;
  • Fazer decisões baseadas em informações sólidas e dados comprovados.

Neste post vamos mostrar como usar o Google Analytics a fim de encontrar os dados que você precisa para levar a sua estratégia de conteúdo para o próximo nível.

Preparado?

Encontre o seu conteúdo mais popular

De acordo com Content Marketing Institute, somente 20% do seu conteúdo é responsável por atrair a maior parte do seu tráfego.

Provavelmente são as páginas que têm bom ranqueamento nas maquinas de busca, têm compartilhamentos, são referenciados por outros autores e recomendados por seu público.

Felizmente o Google Analytics Behavior report (Relatório de Comportamento) consegue ajudar você a encontrar essas páginas.

Para acessar as informações sobre sua popularidade:
analytics na estrategia de conteudo

  1. Vá para Comportamento > Conteúdo do site > Todas as Páginas
  2. Se for possível filtra resultados de uma forma que sejam apresentados somente os posts de blog. Por exemplo, caso seu site usar o prefixo de URL /blog/, opte por visualizar só os URLs que contêm /blog/.
  1. Filtra as visitações por Visualizações de Página Únicas

O Google Analytics mostrará a lista de seus posts do blog ranqueados de acordo com o volume de tráfego, permitindo definir qual é o conteúdo mais popular do seu site.

Para continuar clique na Ícone de Comparação para comparar o desempenho de cada página com o desempenho médio do site.
analytics na estrategia de conteudo

O que pode ser feito com essas informações

  • Identifique os temas que mais chamam a atenção do seu público;
  • Encontrar os posts com melhor desempenho e verificar se eles precisam de atualização (por exemplo, adicionar mais imagens, dados, gráficos, citações ou melhorar a formatação) para fazê-los ainda mais atrativos para o seu público;
  • Melhorar o sistema de links interno, referenciando esses posts a outro conteúdo relevante, porém menos popular;
  • Definir o conteúdo menos popular e tentar entender as razões dessa falha. Quem sabe, você pode encontrar jeitos de melhora-lo e fazê-lo atrativo para o seu público?

Descubra quais tipos de conteúdo são os mais populares

Analisando seus posts mais populares você consegue melhorar o envolvimento do seu público e as métricas da sua estratégia de conteúdo.

Entretanto existe mais um jeito de conseguir essa melhora e obter uma visão mais ampla: é só analisar as categorias de conteúdo para descobrir qual tipo ou tag tem maior engajamento.

O Google Analytics oferece uma ferramenta chamada Content Grouping que permite agrupar o conteúdo relevante por formato, categoria ou até por campanha.

Assim você pode obter dados agregados para o grupo inteiro e URL´s individuais dentro desse grupo.

Você poderia, por exemplo, agrupar conteúdo por categorias ou tags para identificar os temas e áreas que o atraem mais o seu público. Ou colecionar dados de tipos específicos de conteúdo para medir seu desempenho coletivo e seus efeitos na sua estratégia.

O que pode ser feito com essas informações

Você pode obter informações sobre as categorias e tipos de conteúdo que mais interessam o seu público e usar esses dados na hora de tomar as decisões sobre a direção da sua estratégia.

Neste artigo você pode encontrar bons exemplos práticos de utilização de Content Grouping para tipos de negócios diferentes.

Descubra qual post converte melhor

Concordaremos, é quase certeza que ao publicar conteúdo você não visa somente o objetivo de educar o público.

Você quer atrair clientes para sua marca, posicionar a empresa no mercado, obter fama de especialista na área, confiança e convencer as pessoas a fazer negócios com a sua empresa.

E o Google Analytics ajuda você a ver qual conteúdo tem capacidade de te ajudar a alcançar esses objetivos.

Para extrair essas informações você precisa configurar objetivos específicos no Google Analytics.

Veja alguns exemplos de métricas de um bom objetivo de marketing de conteúdo:

  • Visitas de páginas específicas;
  • Assinaturas / Conversões;
  • Tempo específico passado na página;
  • Downloads de materiais ou qualquer outra ação específica;
  • Visualizações de um vídeo.

No geral, seus objetivos precisam estar relacionados aos objetivos que você quer que os visitantes da sua página cumpram.

Por exemplo, se você quer que eles cliquem no banner e descubram mais sobre o seu produto, defina isso como seu objetivo.

E se você quiser que eles assinem um newsletter, rastreie as visitações da página de assinatura.

Caso o seu objetivo for aumentar engajamento, foque no tempo que o seu público passa na página.

Dê um tempo para que Google Analytics acumule dados sobre cada post, depois vá para Conversões > Metas e verifique se o desempenho do seu site está de acordo com os seus objetivos.

O que pode ser feito com essas informações

Analisando as metas você consegue ver qual conteúdo ajuda alcançar os objetivos do site.

Com essas informações você consegue:

  • Decidir criar mais conteúdo similar
  • Testar métodos diferentes e encontrar jeitos para aumentar os desempenhos de posts menos populares
  • Usar as informações para planejar a estratégia no futuro.

Defina metas para todos seus Calls-to-Action

Defina metas para todas as interações que um visitante pode ter com o seu conteúdo. Para ilustrar como isso pode ser feito, compartilhamos este exemplo do Buffer blog:

Na parte de cima da página você pode ver um call-to-action bastante claro convidando para agenda seu post usando Buffer. Se fosse o nosso blog , seria indispensável rastrear este call-to-action e medir o desempenho com a ajuda de Google Analytics.

Na parte esquerda do site há widgets de redes sociais. Novamente, seria uma boa ideia medir o desempenho deles no Google Analytics para entender o engajamento.

analytics na estrategia de conteudo

Passando para a parte de baixo deste post vemos um vídeo. Precisamos medir se as pessoas assistem o conteúdo visual que disponibilizamos na nossa página.
analytics na estrategia de conteudo

Até agora temos três áreas principais que precisamos rastrear para entender o engajamento do público com o nosso conteúdo.

E se descer ainda mais verá:

  • Seção de comentários
  • Forma de assinatura de newsletter
  • Call-to-action para programar um post

analytics na estrategia de conteudo

analytics na estrategia de conteudo

 

Precisamos rastrear cada um desses convites para interação para ver qual tipo é o mais popular.

O principal ponto é que a melhor estratégia para estabelecer metas é de navegar pelo seu site anotando todos os tipos de interações que você encontrar e depois medir o desempenho deles no Google Analytics.

Confira se o seu Conteúdo Estiver Otimizado para os Usuários de Mobile

Sabemos bem que mais e mais pessoas preferem consumir o conteúdo nos dispositivos portáteis ao invés de continuar com desktops.

De acordo com Smart Insights, o tempo que as pessoas passam navegando nos celulares e outros dispositivos móveis já superou o tempo passado nos desktops e outras mídias.

Mas é preciso tomar cuidado: os usuários de dispositivos móveis não interagem com o conteúdo da mesma forma que os usuários de desktop. Por isso o desafio é de sempre monitorar se os seus usuários mobile estão tão envolvidos quanto os de desktop.

Para verificar o estado do seu engajamento mobile vá para: Público-alvo > Celular > Visão Geral.

Aqui você pode obter informações sobre todas as métricas relevantes: quantidade de usuários novos, bounce rate, page views, duração de sessões etc

analytics na estrategia de conteudo

O que posso fazer com essas informações

Analisando o engajamento do público você pode descobrir se existe uma necessidade de criar mais conteúdo mobile-friendly

Conclusão

Existem vários jeitos de obter resultados fantásticos com conteúdo. Entretanto, não há melhor que desenvolver uma estratégia solida baseada nos dados sobre seus usuários, as preferências e expectativas deles.

E caso esteja se preguntando onde conseguir esses dados, de uma olhada nos relatórios do Google Analytics. A plataforma oferece dados em abundancia que podem ser usados para alavancar a sua estratégia de conteúdo.

Para obter mais informações sobre o assunto você pode assistir o webinar que fizemos com Benjamin Mangold (em inglês).

Quer saber mais sobre conteúdo que converte?

Participe do Online Meetup – Segredos de Conteúdo que Converte no dia 11/10!

Mais informações e inscrições aqui.

*Conteúdo produzido pela equipe da SEMrush

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!