Anúncios no instagram: Celular mostrando imagens no instagram

Aprenda a conquistar o seu público com esse guia completo dos anúncios no Instagram

É possível realizar inúmeros anúncios no Facebook, Twitter, LinkedIn e várias outras mídias sociais. O Instagram é um dos mais recentes integrantes desse grupo e, como bom profissional, você não vai querer ficar para trás.

Muitos estudos e testes foram feitos desde 2013 em países como EUA e Reino Unido a fim de desenvolver e aprimorar a experiência das empresas e dos usuários com relação aos anúncios na plataforma do Instagram.

Alguns usuários temeram essa nova funcionalidade do aplicativo, por acreditarem que a presença de propagandas atrapalharia sua experiência.

Apesar disso, as empresas enxergaram aí uma oportunidade única de adentrar ainda mais em uma das redes sociais que mais cresceram nos últimos anos.

Inicialmente, o próprio Instagram escolheu apenas algumas das agências e marcas mais relevantes no mercado brasileiro para anunciar na plataforma, a fim de realizar uma curadoria de conteúdo para não empobrecer a experiência dos usuários e deixar muita gente irritada.

Muitos de vocês já devem ter visto alguma publicação patrocinada de grandes marcas no seu feed no Instagram (Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen foram as primeiras marcas a anunciarem na rede no Brasil).

A premissa é de que esse conteúdo criado por essas marcas não seja apenas publicidade comum, mas sim, campanhas criativas e relevantes para o público.

Desde setembro de 2015 empresas brasileiras também já podem postar fotos e vídeos patrocinados na rede social, o que torna essencial o entendimento do funcionamento dos anúncios no Instagram.

Então vamos lá!

O que são anúncios no Instagram?

Os anúncios criados no Instagram possuem o formato típico de fotos ou vídeos do aplicativo e, partir deles, as empresas podem investir cada vez mais em um contato direto com clientes e possíveis clientes.

A única diferença entre uma foto ou vídeo comum e uma foto ou vídeo patrocinado é a tag “sponsored” (patrocinado, na nossa velha e boa língua) que virá logo em cima da fotografia, a fim de distinguí-la, como na figura a seguir:

cabeçalho do instagram

Assim como fariam com quaisquer fotos, vídeos e perfis do aplicativo, os usuários podem interagir com os anúncios, dando likes, comentando nas fotos/vídeos e seguindo o perfil do anunciante.

Além disso, outra interação possível é feita por meio de CTAs, que podem redirecionar o usuário para algum link e até mesmo para lojas de aplicativos, por exemplo.

Neste início, a ferramenta deixou claro que os anúncios devem buscar aprimorar a experiência do usuário, garantindo assim que ele possa continuar recebendo conteúdo de qualidade em sua timeline.

Dessa forma, o usuário pode fornecer feedback a respeito dos anúncios.

Caso ele não se interesse, basta clicar em “Patrocinado” na parte superior direita do anúncio e, depois, em “Ocultar isso”. Em seguida, o aplicativo fornecerá algumas opções para que o usuário justifique a escolha.

Esse feedback é importante para melhorar o algorítimo do aplicativo de modo que, no futuro, ele saiba reconhecer e segmentar cada vez melhor os anúncios mais relevantes para cada usuário.

Por que anunciar no Instagram?

A GlobalWebIndex lançou na rede uma análise a respeito dos usuários do Instagram e constatou que se trata da rede social com a maior presença de jovens, o que é um dado altamente relevante para os anunciantes.

Além disso, trata-se da rede social que mais cresce atualmente. O próprio Instagram revelou que a rede alcançou 500 milhões de usuários com contas ativas em todo o mundo. Destes, mais de 29 milhões são brasileiros.

Ninguém quer ficar de fora de uma oportunidade tão grande quanto essa, não é mesmo?

Quem pode anunciar no Instagram?

No início, apenas grandes marcas e anunciantes poderiam criar anúncios de todos os tipos para atingir grandes parcelas de público.

Mas o objetivo do Instagram era fazer com que os anúncios com fotos e vídeos, produzidos por pequenas e médias empresas, também pudessem atingir os usuários.

Assim, desde setembro de 2015, a exclusividade das grandes marcas acabou e qualquer empresa pode pagar para anunciar no Instagram. Por isso, é essencial que você entregue anúncios criativos e com conteúdo bem trabalhado para todos os usuários da rede.

Dica: Para conhecer mais novidades a respeito dos anúncios e demais atualizações do Instagram, é interessante seguir o blog da empresa “Instagram for Business”, além de acessar o Guia de Anúncios para Instagram.

Como as marcas podem se preparar para anunciar no Instagram?

Então, o que sua empresa deve fazer para anunciar no Instagram?

A própria plataforma já dá alguns exemplos de empresas cuja estratégia no aplicativo já é de alto nível e extremamente relevante para o público.

Algumas marcas como Levi’s, Macy, Ben & Jerry e Burberry apresentam bons exemplos de anúncios bem feitos.

Dê uma espiada e entenda como essas marcas já estão utilizando a ferramenta para publicar anúncios e atente-se ao tipo de estratégia que elas utilizam para atingir o grande público.

Além disso, esse é o momento mais propício para que as empresas invistam cada vez mais na produção de conteúdo relevante para o Instagram, uma vez que a rede ficará cada vez mais competitiva.

Download: confira nosso ebook completo sobre o Instagram!

Como anunciar no Instagram?

Para criar anúncios no Instagram, você precisa seguir alguns passos.

Atenção: Caso você já tenha associado a conta do Instagram, em que deseja anunciar, a uma página do Facebook, pode saltar direto para o passo 2.

Ou, caso você não tenha, ou não queira, associar a nenhuma conta do Facebook, acesse diretamente o Gerenciador de Anúncios do Facebook a partir do passo 2.

Passo 1) Criação e configuração da conta

Acesse o Facebook for Business, e faça login com sua conta principal (associada à página do seu negócio).

Mesa com copo de café e um monitor na página de anúncios no instagram

Em seguida clique em “criar conta” à direita e insira o nome do seu negócio e um e-mail de contato relacionado.

Tela inicial do aplicativo de anúncios do instagram

Acesse o guia do Facebook for Business e insira as informações pedidas. Caso ainda não tenha feito isso, associe as contas do seu negócio ao painel, assim como a página (caso você já tenha uma). Escolha a moeda a ser usada, informações de administradores, fuso horário, nome da página etc.

Tudo preenchido?

Agora abra o menu do canto esquerdo superior e selecione “Business Manager Settings”. Daqui é só sobrepor os ícones da esquerda com o mouse que um novo menu será aberto.

menu do anúncios do instagram

Selecione a opção “Instagram Account’ e, caso você ainda não tenha uma conta do Instagram atrelada ao seu negócio, o botão “Claim new Instagram Account” deve aparecer no centro da tela.

Clique e uma nova pop-up deve surgir solicitando que você preencha com o login e senha da sua conta no Instagram.

menu de anúncios do instagram

Escolha o projeto de seu interesse (para atrelar a conta do Instagram) e vamos, enfim, para a criação da campanha!

Passo 2) Começando sua campanha

Uma vez configurado, acesse o Facebook Power Editor.

No canto superior esquerdo da tela, selecione sua conta no quadro azul claro e algumas novas informações devem surgir sobre o projeto. Caso você não tenha selecionado um método de pagamento, espere um quadro vermelho aparecer lembrando-o disso.

menu de anúncios do instagram

Agora clique em ‘Ads manager”, ou “Gerenciar anúncios”, no menu superior esquerdo (com três tracinhos) e depois, logo abaixo, clique em “Create Campaign” ou “Criar Campanha”.

Uma vez selecionada essa opção, a seguinte janela abrirá e você poderá criar um anúncio no Instagram assim como criaria um no Facebook, escolhendo a opção que deseja.

print do menu de anúncios do instagram

Ao todo, são 13 opções:

  • Impulsionar suas publicações;
  • Promover sua Página;
  • Enviar pessoas para o seu site;
  • Aumentar conversões no seu site;
  • Obter instalações para seu aplicativo;
  • Aumentar o envolvimento com seu aplicativo;
  • Alcançar pessoas próximas à sua empresa;
  • Aumentar a participação no seu evento;
  • Fazer as pessoas obterem sua oferta;
  • Obter visualizações do vídeo;
  • Promover um catálogo de produtos;
  • Adquira cadastros para o seu negócio;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;

Selecionando uma opção, somos levados a decidir o nome da campanha na seguinte imagem:
print do menu de anúncios do instagram

Clique em continuar.
Na próxima tela deve-se escolher a respeito da audiência (o público que você pretende atingir), o orçamento disponível (pode-se optar por diário ou vitalício, com mínimo de R$1,00 por dia, a programação do anúncio (por quanto tempo ele deve rodar) e o nome do conjunto de anúncios.

print do menu de anúncios do instagram

Na parte “posicionamentos”, por fim, você pode optar pela escolha manual. Ali estará a opção de direcionamento do anúncio para o Instagram, bem como a opção de limitar o anúncio de acordo com o sistema operacional do seu usuário (muito útil!).

print do menu de anúncios do instagram

 

Não se esqueça de definir, nas opções avançadas, a maneira como você prefere ser cobrado:

  • Impressão (CPM)
  • Clique no link (CPC)

A Programação do anúncio:

  • Veicular anúncios de acordo com uma programação
  • Veicular anúncios o tempo todo

E o tipo de veiculação

  • Acelerada – Mostrar seus anúncios o mais rápido possível
  • Padrão – Exibir seu anúncio durante o dia todo

É fundamental que se tenha em mente a estratégia de marketing atrelada à definição de anúncios, e no que todas essas escolhas implicam, antes de se optar por qualquer uma delas.

Passo 3) Criação do anúncio

No topo da página você pode selecionar entre as opções de exibição do anúncio.

print do menu de anúncios do instagram

  • Imagem: apesar de inicialmente todas as imagens do Instagram apresentarem formato quadrado, hoje o aplicativo já permite postagens de fotos retangulares também. Além disso, as imagens não podem conter textos que ocupem mais de 20% da sua área;
  • Vídeos devem ter duração máxima de 30 segundos;
  • Carrossel: nesse formato, você pode escolher de 3 a 5 imagens e/ou vídeos, que são roladas. Esse recurso já é muito comum no Facebook Mobile – como na imagem abaixo – e agora também está disponível para anúncios no Instagram.

Fonte: Guias para anunciantes – Facebook Business Manager

Em seguida, você deve escolher uma página do Facebook e uma conta do Instagram para associar ao anúncio (caso você tenha escolhido divulgar em ambos).

print do menu de anúncios do instagram

Acrescente as informações finais, como a URL de destino, texto do anúncio, o call-to-action (opcional) e o formato do conteúdo.

Clicando em “opções avançadas” você pode ainda selecionar um pixel de monitoramento de campanha para rastreamento, otimização e remarketing.

print do menu de anúncios do instagram

Se tudo estiver certo, na direita da tela você terá uma previsão de como ficará o seu anúncio depois de pronto.

Passo 4) Enviando o anúncio

Após a correta configuração do seu anúncio, é só selecionar o botão verde à direita inferior. Caso hajam erros no seu anúncio, apenas a opção de salvar como rascunho estará disponível, enumerando os pontos que precisam ser alterados.

print do menu de anúncios do instagram

Em seguida, é só submeter o anúncio para avaliação, e conferir, após aprovação, na sua dashboard.

print do menu de anúncios do instagram

Selecione o botão de “carregar alterações” e aguarde a confirmação final de seu anúncio.

Pronto! Tudo certo para o anúncio. Não se esqueça de manter o monitoramento constante dos seus anúncios para não perder qualquer alteração no ritmo de suas campanhas!

Fonte de Inspiração: dicas para anúncios no Instagram que chamem a atenção

O Instagram foi desenvolvido com o objetivo principal de compartilhar informações visualmente atraentes.

O objetivo de cada usuário é fazer com que suas fotos ou vídeos apareçam com o melhor visual possível no feed dos amigos e seguidores.

Esse mesmo princípio também se aplica às marcas, pois, antes de introduzir posts patrocinados, querendo ou não, as marcas eram apenas como os outros usuários normais do Instragram, com o único diferencial de uma contagem de seguidores infinitamente mais elevada que a média.

Então é importante que as marcas continuem produzindo conteúdo atraente, seja ele um anúncio ou não.

Algumas dicas para ter sucesso com anúncios no Instagram:

Mantenha o foco no conteúdo visual

Não precisamos explicar muito essa dica: o Instagram é uma rede puramente visual e ter uma imagem ou vídeo impactante e que chame a atenção dos usuários é essencial para o sucesso do seu anúncio.

Use imagens e vídeos de qualidade, que demonstrem bem quem sua marca é.

anuncios-no-instagram7

Use hashtags

Muitas marcas procuram utilizar o uso de hashtags associadas à marca ou ao estilo de vida que agrada o público-alvo que as segue no Instagram.

É uma boa maneira de chamar mais atenção para seu conteúdo, além de ser uma ótima forma de mensurar quem e o que estão falando sobre sua marca. Mas lembre-se: utilize apenas hashtags relevantes, que estejam relacionadas ao conteúdo e à sua empresa.

Não faça produções exageradas

O Instagram é uma rede social com uma linguagem própria: super produções não se encaixariam bem no site.

Seja real, mostre sua personalidade e passe uma mensagem verdadeira: seu anúncio deve vender seu serviço e produto de uma forma que encante os usuários do Instagram o suficiente para eles se interessarem por sua marca.

Compartilhamentos

Talvez seja a intimidade ou facilidade de ter acesso a fotos e conteúdos na palma da mão, mas, normalmente, usuários de smartphones e tablets estão mais propensos a interagir com as marcas através de dispositivos móveis do que por meio de um laptop ou desktop.

Sabendo dessa facilidade – pelo fato do Instagram ser uma plataforma utilizada através do seu smartphone – muitas marcas procuram estimular os usuários a compartilhar todo tipo de conteúdo postado em suas contas do Instagram com seus amigos e seguidores.

Essa é uma ótima notícia: se seu anúncio for bem feito, ele provavelmente notado pelos usuários da rede social.

Dica: Quando um cliente posta algo sobre sua marca, aposte na repostagem desse conteúdo.
Essa estratégia, além de favorecer a marca, valoriza o seguidor que postou sobre ela, podendo aumentar o engajamento que ele tem com sua empresa. Isso porque o cliente recebe a visibilidade dentro de um grande volume de seguidores da marca, enquanto a a marca se torna cada vez mais visível a públicos que talvez não atingisse antes.INFOGRÁFICO: O guia prático para anunciar no Instagram

infográfico sobre o instagram

E você, já está desenvolvendo uma boa estratégia de conteúdo para entrar com tudo nessa nova funcionalidade do Instagram?

Conte pra gente como pensa investir nessa nova estratégia de marketing digital e deixe seu comentário no campo abaixo! Quer saber mais? Baixe nosso guia completo sobre marketing no instagram!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!