30 recursos incríveis para você aprender SEO

30 recursos incríveis para você aprender SEO

A cada dia que passa, mais e mais sites são colocados no ar, tornando a disputa por espaço nas primeiras posições dos buscadores cada vez mais acirrada. E com a mesma rapidez com a qual os sites vão surgindo a necessidade de otimizá-los para os motores de busca aumenta cada vez mais, com o objetivo de aparecer para o usuário e vencer a concorrência.

Mais do que aprender a tornar os sites ideais para que se encontrem nas primeiras posições dos principais motores, é preciso se atualizar, tendo em vista as constantes mudanças nos algoritmos dos sites de busca. Pensando nestas questões, o post de hoje traz orientações valiosíssimas para quem deseja aprender mais sobre SEO. Quais são as ferramentas mais eficazes? Quem são as maiores autoridades no assunto? Estas e outras respostas estarão logo a seguir.

Vamos lá!

Antes de começar

Como os maiores desenvolvedores, pesquisadores e autoridades no assunto estão nos Estados Unidos várias das dicas que apresentamos neste post são direcionadas para sites em inglês. Portanto, uma das ferramentas mais importantes para você – caso não domine o idioma do Tio Sam – é fazer uso do bom e velho tradutor do Google, para que você tente entender todas as referências que colocaremos aqui.

Aprendendo com as autoridades no assunto

1. Moz

É um dos sites mais indicados para quem está dando os primeiros passos no aprendizado do SEO. O bacana é que, além do conteúdo relevante, a comunidade que visita constantemente o site e participa dos comentários sempre está disposta a te ajudar caso você tenha alguma dúvida que não consegue solucionar.

Existem informações muito mais aprofundadas caso você deseje fazer uma assinatura, mas a quantidade de conteúdo gratuito disponibilizado e a qualidade deles explica porque citamos este site como uma das principais referências aos iniciantes.

2. Webmaster World

É grande a quantidade de conteúdo falando a respeito de SEO que explica muito a teoria por trás da técnica mas de uma maneira não muito clara, tornando difícil a visualização na prática. No fim das contas acabamos lendo todas aquelas instruções e pensamos: será que funciona mesmo?

Webmaster World é um dos fóruns mais antigos e mais confiáveis ​​sobre temas relacionados com o desenvolvimento web e marketing on-line como um todo. Estes são reais webmasters que compartilham seus pensamentos e problemas em um ambiente propício à discussão aberta. Como resultado, os tópicos muitas vezes envolvem questões específicas, uma variedade de vozes e, o mais importante: sem tabus e sem excessos de tecnicismos no que diz respeito à discussão dos assuntos.

Dois outros fóruns nesta linha que valem a pena você conferir:

3. SEO by the Sea

Este blog da autoria de Bill Slawski é um dos melhores lugares para aprender sobre os padrões dos motores de busca.

Tivemos que citar Bill pela sua determinação em pesquisar padrão por padrão de diversos motores de busca e traduzir isso para o público mais leigo de maneira didática e objetiva.

Ter o conhecimento a respeito deste tipo de informação nos deixa inteirados a respeito do que estes motores de busca são capazes de nos oferecer – e até mesmo do que eles estão preparando para o futuro, tendo em vista o perfil de cada um.

4. SEO Book

Aaron Wall, que é quem escreve para o SEO Book, é considerado por muitas pessoas como um dos verdadeiros papas da pesquisa na internet, e ele já carrega este título há um bom tempo.

Acompanhar o que Aaron tem a dizer é algo fundamental para quem deseja sempre estar um passo à frente no que diz respeito a SEO. Sabe aquela pessoa que consegue abordar alguns pontos nunca pensados por outros autores? Este é o Sr. Wall. Fique na cola dele e não se arrependerá nem um pouco.

5. The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Search Engine

Este é um épico whitepaper composto pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, durante o desenvolvimento do PhD deles em Stanford. Trata-se de uma espécie de conceitos iniciais para o que acabou virando o Google.

É claro que desde então a evolução no que diz respeito ao SEO foi gigantesca, mas conhecer este documento nos leva a compreender o cerne da questão, a base de todo o trabalho que é realizado hoje, o que proporciona ao iniciante um conhecimento muito mais embasado para seus estudos futuros de SEO.

6. Search Engine Land

O Search Engine Land foi fundado por Danny Sullivan, que é talvez o rosto mais reconhecido em se tratando de SEO. Danny está frequentemente à frente dos mais recentes desenvolvimentos em pesquisa na internet, além de estar sempre em contato com os profissionais mais importantes da área que trabalham nos motores de busca.

Há um fluxo constante de mensagens relevantes e bem escritas no site de algumas das maiores autoridades em SEO. Vale muito a pena estar sempre atento ao que eles têm a dizer.

7. Guia do Google para iniciantes em otimização de sites para mecanismos de pesquisa

Lembre se que nem sempre você deve tratar como uma regra máxima tudo aquilo que o Google diz a respeito de SEO, mas de qualquer forma é importante saber qual é a posição pública do Google é em relação às estratégias que você deseja empregar para estar bem posicionado nos rankings de busca.

8. Search Engine Guide

Este “mini guia de negócios para pesquisas relacionadas ao marketing”, como eles mesmos se denominam, não é direcionado apenas para as pequenas empresas. Tratam-se de posts escritos por uma comunidade de pessoas experientes em SEO, falando a respeito do assunto de maneira bastante aprofundada, explicando bem o que fazer e até o que não fazer quando se pensa em SEO.

9. Search Engine Journal

Blog fundado por Loren Baker, uma das principais autoridades em SEO que se tem conhecimento. Esta dica traz publicações bastante relevantes que englobam diferentes motores de busca, além das mais variadas redes sociais e outros meios de divulgação. Os posts são assinados por diversas autoridades no assunto. Vale muito a pena conferir!

10. Marketing Land (antigo Sphinn)

Iniciado por Danny Sullivan, o Marketing Land é outra opção imperdível para se manter atualizado a respeito de tudo sobre o Marketing de Conteúdo. Eles também oferecem toneladas de artigos diários e guias com uma ampla variedade de tópicos com informações extremamente relevantes aos iniciantes no assunto. O Marketing Land traz as notícias mais quentes a respeito de SEO e outras dicas que elevarão seu grau de conhecimento todos os dias.

Para quem ainda não tem a prática

Acima você conheceu as principais autoridades em SEO e seus meios de publicação. Abaixo, informações mais específicas que lhe auxiliarão na hora de começar o trabalho.

11 . Como a pesquisa do Google funciona

Expõe de forma básica o funcionamento do maior motor de pesquisa do mundo e como é feita a publicação e a indexação dos resultados.

12. Como o Google Funciona

Aqui está um vídeo explicando de maneira mais didática a respeito do que falamos no tópico anterior (em inglês).

13. Conseguindo o básico

Para melhorar o tráfego do seu site ou blog este artigo lhe aponta a direção do que você deve fazer para que seu conteúdo seja “bem visto” pelo Google.

14. PageRank

Compreenda de forma mais clara do porquê de alguns sites serem melhores classificados do que os outros, e quais são os critérios para o posicionamento.

15. O Guia Quick Sprout para SEO

Trata-se de um infográfico dividido em capítulos para quem se sente mais à vontade em aprender desta forma do que lendo e-books ou outros materiais.

16. Guia Moz para SEO

Quer algo ainda mais mastigado do que os infográficos? Aqui está este guia dividido em dez capítulos.

17. 22 etapas fundamentais de SEO para completar antes de publicar seu próximo post

Aqui está um bom início de caminhada para quem acabou de colocar um blog no ar e deseja aumentar seu tráfego.

18 . Dicas SEO para Iniciantes

Como o próprio nome diz, este artigo lhe explica de forma bem sucinta o que fazer para apontar o SEO na direção certa. Assista também o vídeo de Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, com um guia básico de SEO para quem acabou de começar:

Opções de ferramentas gratuitas

19. Google Search Console

O Google Webmaster Tools (queridinho dos profissionais de marketing) mudou de nome, mas continua o mesmo. Ele permite entender o que está acontecendo com o seu site e como ele se comporta diante do seu público. Para aprender como usá-lo confira esse post

20. Microsoft SEO Toolkit

A ferramenta de SEO preparada pela equipe da Microsoft. Vale a pena dar uma conferida em suas particularidades.

21. Broken Link Finder

Esta ferramenta lhe permite identificar os links problemáticos do seu site que acabam atrapalhando o SEO.

22. SEO Site Tools

Esta extensão do Google Chrome lhe fornece uma descrição completa do seu site, com informações que lhe auxiliam na elevação de sua classificação.

23. Keyword Suggestion Tool

Aqui está uma ótima ferramenta para lhe sugerir palavras-chaves campeãs. É necessário se cadastrar para aproveitar tudo o que ela pode oferecer.

24. WordPress SEO Plugin

Esta dica é para quem trabalha com o blog na plataforma WordPress. Trata-se de um dos plug-ins mais utilizados por quem deseja melhorar o rankeamento de suas publicações.

25. Anchor Text Over Optimization

Pode parecer estranho, mas o Google acaba dando uma boicotada em sites que se encontram extremamente otimizados no caso do SEO. Esta ferramenta lhe auxilia a melhorar o que pode dar errado caso você se encontre nessa situação.

26. Test Page Speed

A classificação de uma página está diretamente ligada a velocidade que o usuário a acessa, e esta ferramenta identifica o que pode estar “pesando” seu site ou blog no intuito de otimizá-lo neste aspecto.

27. Google Trends

Apresenta as últimas tendências de pesquisas. Ótima opção para a verificação das melhores palavras-chave do momento.

O quão otimizado o seu site está?

As ferramentas a seguir lhe auxiliarão nesta resposta importantíssima para a sua estratégia de SEO.

28. Anatomy of a Perfectly Optimized Web Page

Aqui temos um gráfico do padrão de um site otimizado, que se presta a lhe dar o gabarito do que você deve fazer para que o seu também esteja o mais próximo disso.

29. Webmaster Guidelines

Temos aqui uma coleção de guias que lhe fornecerão informações para que seu site ou blog estejam o mais próximo possível do que é desejável ao Google no que diz respeito ao rankeamento.

30. Marketing Grader

Uma das ferramentas gratuitas mais populares do HubSpot, ela te oferece um diagnóstico geral sobre o desempenho do seu site, incluindo informações sobre SEO.

Quer aprender mais? Que tal conferir alguns dos posts a seguir?

E você? Já conhecia todos estes recursos? Existe mais algum que gostaria de indicar, ou tem dúvidas a respeito de alguma dica que apresentamos neste artigo? Aproveite os comentários e participe da conversa conosco!

Material Gratuito: O guia de SEO da Rock Content

Esperamos que este conteúdo tenha te auxiliado a compreender mais sobre o assunto.
Se você deseja aprender ainda mais sobre SEO, não deixe de baixar o nosso material gratuito!

New Call-to-action



 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!