aprender seomarketing digital sabe que existem inúmeras estratégias para aumentar o fluxo em seu site e uma das mais conhecidas e eficazes dentre elas é o SEO.

">

Dicas, blogs, cursos e fóruns para você aprender SEO!

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Sistemas de Busca.

Isso significa que um site com o SEO bem trabalhado pode ser encontrado mais assertivamente nos resultados do Google e de outros buscadores.

Essa é uma vantagem tamanha em relação à mídia paga, pois enquanto nesta é preciso pagar para ter visibilidade online, no tráfego orgânico gerado pelo SEO é possível aparecer de forma natural, por isso tantas empresas vêm colocando foco nessa solução para não depender tanto dos anúncios do Google Adwords.

Mas, isso é o suficiente ou há outros benefícios que o SEO pode trazer?

Como aprender SEO?

Quais são as melhores práticas de SEO que podem ajudar os resultados online da sua empresa?

Para responder estas e outras perguntas desenvolvemos este post com a intenção de você aprender a otimizar o seu site para os sistemas desde o zero.

Por que meu site precisa de SEO?

A maioria do tráfego online vem dos principais buscadores da internet, GoogleBing e Yahoo. Muito embora as redes sociais também possam colaborar para a geração de visitas no seu site, esses três canais ainda são os principais.

Afinal, é nos sistemas de busca que as pessoas encontram as soluções que tanto procuram. Por exemplo: quando você quer comprar algum produto pela internet, a qual meio você recorre? Google ou Facebook? No Google com certeza, e o mesmo vale para o seu público.

Por isso, fazer com que seu site esteja ligado à palavras-chave que as pessoas inserem nos buscadores para encontrar soluções como a sua é essencial. Porém, não pense que isso é o suficiente, pois os sistemas de busca estão sempre passando por modificações e atualizações em seus algoritmos. Portanto, é necessário estar sempre atento a essas modificações para que sua visibilidade online diminua ou mesmo para não correr o risco de infringir alguma norma.

Assim sendo, SEO se tornou um trabalho de rotina que deve ser feito constantemente. Uma forma prática de fazê-lo é produzindo conteúdos, pois quanto mais artigos você tem num blog, maiores são as chances do seu público lhe encontrar. Por isso tantas empresas têm começado a investir em Marketing de Conteúdo, pois é uma forma eficaz de trazer visitantes que podem vir a se tornar leads e clientes.

Embora essa explicação seja simples, fazer SEO não é tão simples quanto parece. Na realidade, é um trabalho bem complexo, tanto é que é altamente recomendável ter um Analista de SEO na sua empresa dedicado a fazer esse trabalho.

Contudo, dependendo da sua dedicação e do tempo que tiver disponível para aprender, nada impede que você mesmo faça SEO por conta própria e vamos explicar como fazer isso a partir de agora.

Como aprender SEO?

Para aprender SEO a curiosidade precisa ser o seu principal motivador, pois é ela que vai lhe fazer aprender cada etapa, desde a escolha de palavras-chave até a indexação e ranqueamento no Google.

Para isso, o primeiro passo é estudar bastante! É possível encontrar muito material sobre SEO na internet, além de exemplos de profissionais que já atuam na área. Assim, você terá conhecimento para dar os seus primeiros passos no mundo do Search Engine Optimization.

E não se preocupe caso você erre porque erros serão comuns e também são fontes de aprendizado. Afinal, somente teoria não vai funcionar, sobretudo quando o assunto é SEO. Para reduzi-los é importante saber quais são os seus erros e acertos por meio de alguma ferramenta de Web Analytics, a mais conhecida e usada é o Google Analytics.

Por meio do GA você pode inserir um código no seu site que permite analisar o desempenho dele na web, tais como:

  • Quantos visitantes chegam ao seu site pelo tráfego orgânico;
  • Quanto tempo os usuários ficam no seu site;
  • Por quais páginas eles costumam chegar (se você tem um site ligado a sua URL principal, esta é uma métrica que você precisa acompanhar);
  • Dados demográficos dos seus visitantes.

Existem outras ferramentas que também são essenciais para o trabalho de SEO como o Sem Rush que lhe fornece um relatório bem completo sobre o seu desempenho orgânico levando em conta dados como:

  • Palavras-chave às quais o seu site ou blog está indexado;
  • Principais concorrentes na busca orgânica;
  • Comparação entre o domínio de seu site e da concorrência online.

Também há plugins e extensões em navegadores que podem fazer uma análise rápida e precisa tanto do seu quanto de outros sites. A META SEO Inspector é uma delas, apresenta desde dados pertinentes para maneira como a sua página aparece nos buscadores como a Head Title (também conhecida como Title Tag), Meta Description e Heading Tags que contribuem muito para os resultados gerados por blog posts.

Usando essas ferramentas você conseguirá saber o que suas ações trouxeram e o que pode ser melhorado. Mas, lembre-se que, para isso, é necessário ter conhecimento e olhar analítico para saber se a otimização pode ser feita na escolha das palavras-chave ou nas tags, por exemplo.

Por isso tenha as planilhas como suas fiéis companheiras no estudo de SEO do seu negócio. Afinal, como você pode ver até então, muitas são as ferramentas de análise, por isso crie uma planilha, una-as por lá e acompanhe-as recorrentemente, pelo menos uma vez por semana.

Cursos de SEO

Para aprender ainda mais sobre SEO, é altamente recomendável fazer cursos especializados no assunto. Aqui separamos cinco cursos com os quais você poderá expandir seus conhecimentos sobre o Search Engine Optimization.

Google Analytics Academy

Se você quiser efetivamente aprender como funciona o SEO e o ranqueamento no Google, é preciso conhecer muito bem as suas ferramentas.

Google Analytics Academy é um curso gratuito oferecido pelo Google não apenas provê um conhecimento profundo em Analytics, mas também orienta a entender melhor o funcionamento de outras funções, desde e-commerce até otimização para dispositivos móveis.

Há também um certificado que pode ser obtido após um exame, isso conta pontos na hora de comprovar aos seus clientes ou mesmo aos seus superiores que você tem conhecimento em SEO.

E mesmo que o seu objetivo seja unicamente aprender mais sobre o Google Analytics para analisar a melhor performance que o seu site possa ter na web, esta é sem dúvidas a melhor opção.

Hubspot Academy

Embora este curso não seja diretamente sobre SEO, aborda um assunto que envolve o tema: marketing online. Portanto, para ser realmente bom em SEO, é fundamental ser bom em marketing digital em primeiro lugar.

Hubspot Academy conta com uma excelente gama de professores que lecionam esse curso que é oferecido gratuitamente. Nele você passa por diversas vídeo aulas que também trazem materiais complementares como e-books, infográficos e blogposts com a finalidade de fazer com que o inscrito no curso aprenda ainda mais.

Após assistir todas as aulas, há uma prova que deve ser feita para obter o certificado que pode ser inserido no LinkedIn.

Curso de SEO da Universidade Rock Content

Quando o assunto é Marketing Digital, a Rock Content não poderia estar de fora, por isso inauguramos a Universidade Rock Content que oferece cursos de Gestão em Mídias Sociais, E-mail Marketing, Blog Corporativo, Inbound Sales e, é claro, SEO.

curso de SEO é lecionado pelo Renato Mesquita, gerente do time de marketing da Rock Content, num total de três horas de videoaulas. Ao final, há uma prova que deve ser feita para obter o certificado.

A Universidade Rock Content surgiu da necessidade que muitas empresas tinham de capacitar seus gestores e times de marketing a realizar ações mais assertivas no meio digital.

Instant eTraining Certification

Instant eTraining oferece não apenas aulas e certificação em SEO, mas também em outros nichos do Marketing Digital, tais como Redes Sociais, Google Analytics, Marketing de Conteúdo, entre outros. Apesar do curso ser pago, há também fontes gratuitas para webinários sobre esses tópicos.

Portanto, se você não tiver tempo ou disposição de fazer o curso completo, pode assistir os vídeos disponíveis a todos que quiserem aprender, não importa em qual nível esteja. O curso é em inglês.

Moz Academy

Moz é muito conhecida pelos seus serviços e ferramentas voltadas para o Marketing Digital, desde a época em que se chamava SEOMoz.

Desse tempo para cá o site tem passado a ter uma pegada muito mais instrutiva comprovando ser uma das melhores fontes de informação, dados e notícias no mundo do SEO.

E isso também inclui o Moz Academy, cursos online constituídos de videoaulas e webinários sobre SEO e também Inbound Marketing, Redes Sociais e Link Biulding. O curso é em inglês.

Grupos de discussão sobre SEO

Apenas fazer cursos e testes práticos podem não ser suficientes, pois SEO é algo que está em constante mudança. Por isso é fundamental acompanhar notícias ligadas ao assunto, além da rotina de outros profissionais que operem com otimização de sistemas de busca e o melhor meio de fazer ambos é participando de fóruns de discussão.

A exemplo de alguns dos cursos citados anteriormente, a maioria dos fóruns são estrangeiros, logo os conteúdos estão em inglês. Porém, devem ser levados em conta por serem ótimas fontes de informação a quem está aprendendo ou já domina bem as práticas de SEO.

Moz Q&A Forum

E aqui está ele novamente. A comunidade do Moz é bastante ativa e no Moz Q&A Forum você terá a chance de interagir com os maiores nomes da indústria de SEO.

Quem for iniciante poderá ter acesso às discussões e encontrar mais informações sobre SEO, além de tendências e notícias sobre tudo o que está acontecendo de novo dentro desse segmento.

Caso você queira participar das discussões, é necessário ter uma conta paga. Vale a pena tê-la, mas somente quando você já tiver conhecimento suficiente para discutir mais sobre o assunto.

Quora

Quora é um dos canais mais úteis da web e, se você ainda não o acessa, recomendamos que comece a fazê-lo. Qualquer pessoa que precise da resposta de uma pergunta pode fazer uma conta, criar um tópico e aguardar que seus tantos milhões de usuários possam respondê-la.

A exemplo do Reddit, você não é respondido somente por usuários anônimos, mas também por especialistas de suas respectivas áreas. Logo, se você domina algum assunto, também pode se posicionar como especialista e ajudar outras pessoas a responder algumas questões.

E, claro, o Quora traz muitos tópicos ligados a Marketing e o SEO não poderia estar de fora. Por isso, fique antenado às discussões sobre o assunto por lá que poderão ser bem úteis ao seu aprendizado e prática.

SEO Mastering

Sem dúvidas um dos fóruns mais recomendados a todos que estão começando a aprender SEO, especialmente por contar com uma categoria chamada SEO Basics voltada a trazer soluções e respostas às questões ligadas à otimização nos sistemas de busca.

Mais para frente no SEO Mastering você passa a aprender como usar os fóruns não apenas para sanar dúvidas que requerem um conhecimento mais aprofundado, mas também para se informar sobre como as suas estratégias podem performar melhor.

Conversion

Por fim um fórum brasileiro que você pode acompanhar. Conversion é uma agência digital especializada em SEO e, em seu fórum, são geradas discussões envolvendo otimização dos sistemas de busca e também Marketing Digital como um todo.

O cadastro do forum da Conversion pode ser feito de forma gratuita, basta ter uma conta de e-mail ou de Facebook. É sem dúvida uma boa oportunidade para saber mais sobre SEO e interagir com profissionais que atuam na área aqui no Brasil.

iMasters

iMasters é uma comunidade composta por profissionais de TI, desenvolvimento e criatividade digital no Brasil. Portanto, isso também envolve algumas áreas do Marketing Digital como Inbound, WordPress, Redes Sociais e, é claro, SEO.

fórum de SEO / Google Webmasters Tools é relativamente novo se comparado ao do Conversion, mas já traz tópicos relevantes a todos que queiram se envolver mais com o assunto.

Além disso, por se tratar de uma comunidade que realiza atividades anuais como a iMasters Intercon, pode ser interessante interagir no fórum com pessoas e profissionais que você pode vir a encontrar pessoalmente caso se interesse em ir a esses eventos.

Cases de SEO

Agora para que você saiba o que algumas empresas andam fazendo em termos de SEO para atingir bons resultados, separamos aqui três cases de sucesso com a descrição de quais foram os caminhos que os fizeram chegar lá.

Sky One

Sky One é uma empresa brasileira de cloud computing que fornece soluções para mais de 60% das maiores empresas de software do país e chegou a receber prêmios pela AWS como o parceiro mais inovador da América Latina.

Ela contratou a plataforma da Hubspot Brasil com a finalidade de gerir as ações de marketing digital nos blogs, redes sociais, e-books, páginas de captura, webinários e fluxo de nutrição.

Para captar as leads que chegam ao site por meio do blog, o primeiro passo foi fazer os acertos de SEO On-page com a finalidade de aumentar o tráfego orgânico.

Porém, somente publicar os artigos não é suficiente. Todos precisam estar otimizados para SEO, a começar com as palavras-chave inseridas no texto para que possa ser indexado ao Google. Além disso, as imagens devem ter alt-text, isto é, a descrição textual que faz com que os buscadores identifiquem do que se trata cada uma delas. Por fim, as Heading Tags (H1, H2 e H3) precisam estar definidas para uma melhor estrutura e organização do artigo.

Assim, com a publicação de 8 artigos mensais, o tráfego orgânico da Sky One cresceu em torno de 670%.

Rock Content

Sim, a Rock Content também é um case de sucesso, porém da Super Sonic, empresa voltada para taxas de conversão para websites.

Como a Rock Content é uma empresa que cresceu 300% em apenas 1 ano, precisava de um site à altura com foco na conversão de visitantes em leads e esse foi o desafio aceito pela Super Sonic.

A primeira mudança a ser feita foi mostrar o lado mais humano da empresa—já que gente gosta de lidar com gente—e pôr em evidência os cases de sucesso que falam dos resultados reais que as empresas conseguiram por meio da estratégia de conteúdo.

Logo, a Otimização de Conversão e SEO foram as métricas principais usadas para medir o sucesso dessa ação. Assim, o tráfego orgânico da Rock Content cresceu mais de 30% nos primeiros meses do site novo e o aumento de oportunidades de venda cresceu em 150%.

Clear Risk

Clear Risk é uma empresa norte-americana provedora de soluções de gerenciamento de risco com representantes e parceiros no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.

Ela procurou a HubSpot dos EUA para ajudar a superar seu principal desafio: atrair leads mais qualificadas pelo Marketing Digital.

Porém, uma lead surge, primeiramente, como visitante de um site e a Clear Risk estava com dificuldades de traquear como as visitas chegavam ao seu site. Sem saber por quais canais o seu público a encontrava, menores eram as chances de abordagem e conversão.

Após contratar a ferramenta da HubSpot, eles otimizaram o blog da empresa e puderam perceber quais palavras-chave eram as mais adequadas para atrair um público mais qualificado. E, assim, a Clear Risk teve um aumento de 1560% no tráfego orgânico, o que gerou um crescimento de 1133% na quantidade de leads.

E-books de SEO

Por fim, separamos aqui três e-books que poderão ser muito úteis para o aprendizado teórico de SEO e também para saber algumas dicas de como colocá-lo em prática.

SEO: O Guia Definitivo

Este é um e-book gratuito desenvolvido pela Rock Content e um dos mais completos sobre o assunto, pois aborda tudo o que você precisa saber para ter uma estratégia de sucesso em SEO.

Ao baixar esse material, você poderá aprender SEO e sua aplicabilidade no Google e na produção de conteúdos. Além disso, também saberá como deixar suas páginas bem estruturadas para os olhos do Google e descobrir as melhores sacadas dos profissionais da área.

Quanto mais otimizado o seu blog, site ou loja virtual estiver, maiores são as chances de alcançar um melhor posicionamento online. Porém, o SEO requer tempo, planejamento e dedicação.

E por trazer os caminhos de como fazer isso, esse e-book é muito importante para que você entenda como fazer o seu site atrair o tráfego que você espera e trazer resultados positivos à sua empresa.

O Guia Completo do SEO

Este e-book criado pela Resultados Digitais traz uma visão bem completa sobre o assunto, pois aborda desde a importância e benefícios do SEO até o que é preciso ser feito para implantar uma estratégia deste tipo.

Primeiro o material explica como fazer a pesquisa de palavras-chave necessárias para que seu site ou blog seja encontrado nos sistemas de busca, em seguida mostra como otimizar suas páginas para que elas sejam indexadas nos buscadores, entre outras dicas.

Durante muito tempo profissionais de SEO passaram por dificuldades para fazer trabalhos que se adequassem às atualizações do algoritmo do Google. Portanto, o e-book traz algumas recomendações e objetivos que o próprio Google estabelece para que você possa resultados à prova de mudanças de algoritmo.

17 Mitos Sobre SEO

Nos últimos anos temos visto mudanças constantes nas formas com as quais as pessoas realizam buscas na web e interagem com os conteúdos encontrados e também na maneira como os buscadores coletam, indexam e classificam essas páginas que são estrategicamente desenvolvidas por profissionais de marketing digital.

Apesar das mudanças serem evidentes, muitas informações incorretas e más práticas de otimização para sistemas de busca ocorrem na web. Por isso a HubSpot desenvolveu esse e-book abordando alguns dos muitos mitos que envolvem o universo do SEO.

Entre alguns que o e-book traz, vale destacar:

  • SEO é medido somente pela classificação que uma página tem?
  • Então, quanto mais páginas um site tiver, melhor é o seu SEO?
  • Inbound Marketing é uma estratégia aplicada unicamente para melhorar o SEO?

Essas e outras questões são levantadas neste material cujo download vale muito a pena.

Seguindo as orientações deste post sobre como aprender SEO do zero você poderá começar a por a mão na massa para otimizar seu site ou blog para os sistemas de busca.

Porém, lembre-se que SEO é um trabalho de rotina, portanto, é preciso estar atento às mudanças que ocorrem nos buscadores. Confira o artigo que escrevemos sobre o que fazer quando o Google atualiza o seu algoritmo.