apresentação no slideshare Panorama das Agências Digitais 2017 estão provar o valor do serviço aos clientes (46,9%) e melhorar a retenção de clientes (40,9%).

">

Aprenda como criar apresentações incríveis no SlideShare e a usá-las no marketing!

Em meio a tantos canais para distribuir conteúdo que existem hoje em dia, é fácil se atentar apenas para os mais comuns.

Canais como blogs e as redes sociais conhecidas da maioria das pessoas, como Twitter, Facebook e Instagram dominam as estratégias de marketing de conteúdo nas empresas.

Mas será que fora desse cenário existem outras opções para ajudar você a elevar o alcance da sua mensagem com a mesma eficiência? Com certeza!

Uma delas é o SlideShare, uma rede social de apresentações sobre os mais variados temas.

Quer saber como usar o SlideShare no seu planejamento? Pois é justamente isso que vamos mostrar agora. Vamos lá!

Por que o SlideShare é importante para sua estratégia

70 milhões de usuários mensais. Esse é o número mágico do SlideShare, uma rede social que, de certa forma, consegue ser tão discreta quanto eficiente.

Por que dizemos isso? O SlideShare já é conhecido da grande maioria de nós. Quem nunca viu uma apresentação interessante ou encontrou a resposta relevante para uma pesquisa justamente nele?

Mesmo assim ele não é a primeira opção quando planejamos uma estratégia de marketing digital, não é mesmo?

Mas é justamente aí que se apresenta uma oportunidade: como é um meio relativamente pouco explorado, a competição é menor para fazer marketing no SlideShare.

É verdade que há muitos outros canais interessantes, mas não devemos deixar passar despercebida uma opção tão interessante quanto essa, não acha?

Por meio dessa plataforma podemos conquistar vários objetivos, como:

  • Criar uma audiência;
  • Gerar tráfego para outros canais;
  • Gerar leads;
  • Melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca;
  • Entre outros.

Então, vamos direto para a nossa estratégia, que vai ajudar você a criar apresentações realmente incríveis no SlideShare.

A base de tudo: o conteúdo

A primeira e talvez mais importante parte da sua apresentação é justamente o conteúdo que vai ser transmitido ao público.

Diferente de um blog post, é bom lembrar que a apresentação tem um formato diferente, e será vista em um contexto diferente.

Por isso, será necessário ter um olhar mais apurado em sentido estético, sem esquecer da relevância da mensagem, pois no fim tudo isso se tornará uma coisa só.

Veja 6 dicas úteis para criar o melhor conteúdo possível:

Pense na persona

Seja ao criar um post para blog, um e-book, webinar ou uma apresentação no SlideShare o primeiro passo é sempre, sempre, sempre pensar na persona!

Ela representa o público que você deseja atrair, convencer e, se possível, encantar, então sempre mantê-la em foco é o que levará você a produzir o melhor conteúdo possível.

Escolha tópicos que sejam relevantes para ela, fale em uma linguagem que a agrade, pense no que ela já sabe sobre o assunto e vá além disso.

Só use imagens de alta qualidade

O SlideShare é uma rede altamente visual, já que as apresentações ocorrem basicamente por meio de slides.

Com isso em mente, a escolha das imagens é de importância sem tamanho. Escolha apenas imagens que se relacionam com o tema de que está falando, mesmo que indiretamente.

Além disso, capriche na seleção e prefira usar somente imagens de alta qualidade, para que sua apresentação encha os olhos do público.

Há muitos bancos de imagens gratuitos que você pode explorar em busca de algo que se encaixe no que precisa.

Capriche na escolha de fontes

Se as imagens precisam ser de alta qualidade e ocupam a maior parte do espaço nos slides, as fontes não ficam atrás na importância. Por quê?

A escolha errada de fonte pode afetar seriamente a apresentação, a ponto de deixar o público distraído e, por fim, desinteressado no que você tem a dizer.

Então, escolha fontes fáceis de ler e esteticamente modernas — chega de Times New Roman! —

Além disso, saiba quando usá-las em negrito, itálico ou em maiúsculo para destacar alguma expressão importante, e sempre use cores que contrastem com a imagem de fundo.

Não encha demais os slides

Aquela famosa frase “menos é mais” se mostra 100% verdadeira no caso de uma apresentação de slides.

Em vez de encher os slides de textos e figuras, mantenha a simplicidade por usar apenas a imagem de fundo e poucas frases em cada um deles.

Se tiver um gráfico a mostrar, deixe apenas o texto das legendas, ou separe o gráfico em vários slides, para facilitar a “digestão” das informações.

Seguir essas práticas vai evitar a chamada poluição visual na sua apresentação, e a persona conseguirá tirar muito mais proveito dela.

Crie uma estrutura lógica para a apresentação

É muito importante que a sua apresentação, além de visualmente agradável, seja bem entendida por quem a verá, e para isso é fundamental pensar na lógica.

Assim como um post de blog ou um e-book têm introdução, desenvolvimento do tema e a conclusão, é essencial que a apresentação também tenha.

Ainda mais se considerarmos que ao ver os slides o leitor precisa fazer a transição sozinho, diferente de um texto que o guia do início ao fim do conteúdo.

Se ele se perder nessa transição pela falta de lógica, é provável que abandone a apresentação.

Provoque reações positivas no público

Por último, assim como qualquer peça de conteúdo para a web, uma apresentação de slides não pode se dar ao luxo de ser monótona.

É crucial que você se preocupe em despertar reações na audiência, levar o leitor pensar e, finalmente, agir em torno do assunto que está sendo apresentado.

Se o conteúdo não provocar reações positivas, é sinal de que ele não foi tão relevante quanto poderia para a persona.

Promovendo a apresentação

Depois de preparar efetivamente a sua apresentação é preciso promovê-la, não é mesmo?

Pois saiba que isso vai muito além de apenas fazer upload do conteúdo para o SlideShare.

A fim de ampliar o alcance do material, você pode tomar algumas medidas importantes:

Promova nas redes sociais

O caminho natural do conteúdo produzido para uma estratégia de marketing é as redes sociais favoritas da persona a que ele se destina, não é?

Além disso, você tem um motivo especial para promover seus slides por meio de redes como Twitter, Facebook e LinkedIn: as que mais se destacam vão para na primeira página do site do SlideShare!

Então, além do amplo alcance das redes sociais, você pode conseguir uma guinada nas visitas devido à enorme divulgação que o próprio SlideShare fará.

Promova no seu blog

Outra boa opção é integrar as suas apresentações do SlideShare aos posts do seu blog.

Aliás, isso é bom tanto para aumentar a exposição das apresentações quanto para enriquecer o conteúdo do seu blog e dar novas ideias de posts.

Um bom exemplo dessa integração é o blog do Agendor, que usa os slides como complemento de vários posts.

Assim, sempre que compartilham o post, os leitores compartilham junto o slide, ou podem compartilhá-lo também de forma separada, se desejarem.

Crie uma página em seu site

Essa não é uma ideia tão praticada por aí, mas certamente deveria ser considerada com mais carinho por quem faz marketing de conteúdo nas empresas.

Da mesma forma que muitos blogs têm páginas exclusivas de materiais gratuitos, de vídeos, de podcasts, etc. por que não fazer uma página com as apresentações em slides?

Isso certamente aumentará o alcance das apresentações e fará com que o público que ainda não conhece bem o SlideShare se sinta mais atraído a ele.

O próximo passo: continuar a conversa

É claro que o objetivo da apresentação não é só fazer com que o público veja aquele conteúdo e siga com a sua vida.

Se possível, você deseja estender a conversa, de preferência colocando o leitor em contato com mais conteúdos que produziu, não é mesmo?

Como fazer isso? Veja apenas 3 ações simples que você pode tomar para garantir que o público continue engajado com a sua marca através do conteúdo que tem a oferecer:

Adicione links para outros conteúdos

O link building é uma parte importante do marketing digital, e felizmente o SlideShare permite que você acrescente links para seus canais no meio de um slide.

Então, assim como faria em um post, que tal colocar links relevantes para materiais do seu blog?

É claro que isso deve ser feito com bastante moderação, mas se forem bem colocados, poucos links serão mais que suficiente para cultivar o interesse da pessoa.

Use um CTA poderoso

Um CTA (Call To Action), ou Chamada à ação, é fundamental para manter a conversa mesmo depois que a apresentação acaba.

Além de pedir para que o leitor compartilhe nas redes sociais, você pode indicar que ele acesse o seu site, blog ou um post específico para aprender mais sobre o assunto.

O importante é mantê-lo engajado. Nessa hora, capriche no visual e garanta que qualquer pessoa se sinta atraída a clicar no link.

Deixe claro o que for link

Seja por sublinhar a frase, destacar com outra cor ou colocar uma seta apontando para o link, deixe claro que aquele espaço é para interação. Por quê?

Você não quer que a pessoa assista a apresentação inteira sem perceber que havia links, certo?

Além disso, a pessoa precisa ter o direito de escolha. Clicar em um link “invisível” por acidente só vai deixá-la confusa e frustrada, e essa não é uma boa forma de conseguir tráfego.

Conquistando resultados com o SlideShare

O SlideShare é uma ferramenta muito poderosa, apesar de receber relativamente pouca atenção em comparação com outros canais de marketing.

Só para dar uma noção, separamos 5 áreas em que essa rede social pode ajudar a sua empresa a conquistar objetivos comuns a qualquer estratégia de marketing digital:

Aumento no tráfego

Há muitas formas de conseguir tráfego a partir das suas apresentações, algumas das quais já falamos em detalhes aqui.

Mas aqui está uma lista do que você pode fazer:

  • Inclua o link do seu site na apresentação;
  • Compartilhe o conteúdo nas redes sociais;
  • Crie uma página com todas as apresentações em seu site.

Essas opções ajudarão a promover tanto os slides quanto o seu blog e ajudarão a atrair tráfego qualificado para o seu negócio.

Posicionamento nos mecanismos de busca

Os mecanismos de busca também levam o Slideshare em conta, e este pode ser um bom modo de pular algumas etapas na escalada pelos primeiros resultados.

Veja o que você pode fazer:

  • Integre suas apresentações em seu blog;
  • Integre as apresentações em guest posts.

Por integrar as apresentações em seu blog, você vai conseguir aumentar a relevância dos posts diante dos mecanismos de busca, até porque o próprio SlideShare tem uma boa reputação de SEO.

Já por integrá-lo nos guests posts, conseguirá mais backlinks, tão importantes para a construção da autoridade do seu blog.

Seguidores nas redes sociais

Para conquistar mais seguidores nas redes sociais, nada como bons CTAs em suas apresentações e um conteúdo relevante que mereça ser compartilhado.

A partir daí é com o público, que vai desejar continuar acompanhando o seu conteúdo e compartilhando com outros.

Lista de e-mail marketing

Aumentar sua lista de e-mail marketing também segue a mesma linha que falamos a respeito de cultivar uma audiência nas redes sociais.

A diferença é que o foco do CTA vai ser em assinar uma newsletter, e não em seguir os perfis sociais.

De preferência, dê a opção para o público fazer o que achar melhor. Seja qual for a escolha dele, você sairá ganhando.

Branding

Sim, faz muita diferença para a sua marca ter uma presença forte no SlideShare.

Um motivo simples é que ela estará ao lado de empresas como Hubspot, Salesforce e IBM na plataforma do SlideShare.

Mas principalmente pelo fato de que o SlideShare é uma plataforma que ajuda a contar histórias, e não há nada melhor para uma estratégia de branding do que um bom storytelling.

A verdade é que ferramentas como o SlideShare acabam subestimadas em favor de outros meios mais conhecidos, mas os resultados que ele traz são bons demais para ignorar. Seguindo essas dicas, você conseguirá criar apresentações incríveis e ver que os resultados compensam o esforço.

Outro recurso valioso é o uso de vídeos na produção de conteúdo, até mesmo nas redes sociais. Veja dicas valiosas para fazer bom uso desse recurso!

apresentação no slideshare