Atendimento publicitário

Atendimento publicitário: o que é e como fazer de forma eficiente?

Um dos grandes pilares da Publicidade está na forma como uma agência se relaciona com o seu cliente.

Uma agência publicitária passa a ser reconhecida pelos seus clientes devido à dedicação e à qualidade dos serviços que presta. Mas a base para a construção de uma presença positiva dessa agência no mercado começa pelas mãos do profissional responsável pelo atendimento publicitário.

Ser o profissional responsável para promover uma agência é uma tarefa que exige bastante feeling e jogo de cintura para perceber o momento certo de tentar fechar negócio com um cliente.

Além do mais, o responsável pelo atendimento publicitário esbarra com uma questão bastante delicada e subjetiva: o seu trabalho é baseado em serviços, e não em produtos prontos.

Promover um produto o qual o cliente possa ver, tocar e apreciar é bem diferente de tentar negociar algo que, naquele momento, ainda não pode ser visto ou analisado. Ou seja, o profissional responsável pelo atendimento publicitário ainda não possui um ativo tangível que o cliente possa considerar.

Nesse aspecto, metaforicamente falando, o profissional e a agência passam a ser o “produto” que está sendo vendido. O serviço, nessa hora, está em 2º plano. Ele somente será visto após algum tempo de desenvolvimento do projeto.

Saiba mais sobre esse assunto a seguir:

Como funciona um atendimento publicitário?

O atendimento publicitário está relacionado à comunicação existente entre agência e cliente.

A sua principal atribuição é trabalhar na prospecção, negociação e manutenção da carteira de clientes, além de ser o responsável pela elaboração de briefings criativos, inspiradores e que funcionem como bússola para direcionar todos os envolvidos no projeto publicitário.

Levando-se em consideração que o atendimento publicitário é o 1º contato do cliente com a agência, o profissional que vai executar essa função deve atender a certas habilidades e qualificações, pois é ele quem vai conduzir todo o processo de comunicação e marketing entre as partes.

Os profissionais responsáveis por esse atendimento devem saber como intermediar uma negociação, conhecer tanto o negócio da agência quanto o do cliente para poderem elaborar um bom planejamento, além de gerenciarem e administrarem as relações entre as partes envolvidas e se responsabilizar pela rentabilidade da conta da sua agência.

Quais são os objetivos de um atendimento publicitário?

  • Prospectar clientes;
  • negociar o fechamento de negócios para agência;
  • cuidar da carteira de clientes;
  • criar um briefing e apresentar ao time de criação;
  • participar do planejamento das estratégias;
  • ser o elo entre empresa e cliente.

Por que o trabalho de atendimento publicitário é tão importante?

Reforça a autoridade da agência

A eficiência no atendimento realizado por um profissional de 1ª linha reflete na satisfação dos clientes e, consequentemente, coloca a agência em uma posição de destaque.

Uma agência não conquista autoridade no mercado do dia para a noite. É preciso ter profissionais com know-how suficiente para atuar na escolha dos melhores clientes para a agência e elaborar um briefing que encante não só os anunciantes mas também o seu público-alvo.

O cliente espera resultados, e o atendimento publicitário pode e deve gerar esses resultados a partir do momento que consegue colocar no papel e executar com eficiência as metas e os objetivos.

Quanto mais efetivas forem as ações do atendimento publicitário de uma agência, maior presença ela terá no mercado: o que servirá para reforçar ainda mais a sua autoridade junto aos anunciantes e ganhar reconhecimento das pessoas.

Identifica falhas na expectativa do cliente

A parceria entre agências e os seus clientes podem sofrer desgastes com o tempo, pois muitos clientes colocam as suas expectativas de sucesso e as suas insatisfações somente nas mãos do profissional do atendimento publicitário.

Nesse momento, o profissional deve adotar uma postura firme e se posicionar diante do cliente com argumentos palpáveis.

Por isso, identificar falhas na expectativa do cliente, no momento em que ocorrem, é fundamental para que o profissional entre em ação e administre de forma hábil a pressão criada pelo cliente.

Levanta pontos de atenção que podem levar a uma crise de imagem

Nenhuma agência consegue se manter no mercado se não tiver um bom atendimento publicitário que consiga identificar com rapidez determinados pontos que possam prejudicar a sua imagem.

Hoje, a informação corre muito rapidamente e qualquer falha deve ser solucionada no momento em que acontece, evitando que a situação de crise acabe saindo do controle e viralize uma imagem negativa da agência.

O profissional de atendimento das agências deve ser proativo, capaz de prever pontos negativos que venham manchar a imagem da sua empresa no mercado e agir logo para corrigi-las.

Capacidade de reconhecer o foco da estratégia

O cliente não quer saber como você chegou a obter bons resultados, ele apenas quer vê-los.

Ele não hesitará em romper um contrato com a sua agência caso perceba que os seus resultados estão aquém do esperado.

Mas, quando o time de atendimento entra em campo, dribla qualquer dificuldade e reconhece qual deve ser o foco da estratégia do cliente, todo o jogo muda a favor dos 2 lados.

Por isso, os profissionais que vão atuar na função de atendimento publicitário devem ter iniciativa e capacidade para criar estratégias inovadoras, que agregam valor e geram resultados para os seus clientes.

Aponta as primeiras informações para facilitar a elaboração da persona

Ao elaborar o planejamento, o atendimento publicitário deve buscar e analisar o maior número de dados possível sobre o público-alvo do anunciante e, depois disso, fornecer um briefing completo sobre os consumidores para os quais se destina a campanha publicitária.

Por meio de um estudo cuidadoso desse público-alvo, é possível selecionar um pouco mais as informações coletadas para encontrar a persona ideal para o negócio do cliente.

O atendimento publicitário busca aprofundar os seus conhecimentos sobre o mercado no qual o cliente atua para chegar a uma conclusão do perfil da persona ideal e produzir conteúdo para o alvo certo.

O perfil ideal para trabalhar com atendimento publicitário deve ser o de uma pessoa cativante, proativa, que saiba se relacionar bem com as pessoas, tenha paciência para ouvir , consiga gerir conflitos e adotar a melhor solução para os mesmos.

Enfim, deve ser um profissional que domina a sua área e que tenha personalidade e segurança para abraçar os seus pontos de vista.

Viu como é importante ter um bom atendimento publicitário para o seu negócio? Muito interessante, não é mesmo? Quer adquirir mais conhecimento sobre publicidade? Que tal ler esse outro post sobre esse assunto?