atualização de algoritmo do google

O que fazer quando o Google atualiza drasticamente o algoritmo?



Trabalhar o SEO de um blog é um trabalho contínuo, uma rotina.

Ações que você fez hoje só vão refletir no seu tráfego lá na frente, e é preciso paciência e persistência para continuar.

Mas, às vezes, acontece algo fora do controle que pode estragar todo o trabalho metódico e diário que você fez para o SEO do seu site: as mudanças drásticas no algoritmo do Google.

São feitas cerca de 500 atualizações por ano, algumas maiores, outras nem tanto, mas uma coisa é certa: você precisa estar preparado e atento para que seu site não seja penalizado.

Quer saber o que fazer quando o Google atualizar drasticamente os algoritmos de busca? Separamos 5 dicas (+ um bônus) que vão ajudar você a fazer a coisa certa.

1. Não entre em pânico!

atualização de algoritmo do google

A nossa primeira reação natural com mudanças e com a perda de controle sobre as circunstâncias é entrar em pânico. Especialmente se você for um profissional de marketing, acostumado a ter inciativa e a reagir rápido (veja mais características essenciais de um marketeiro aqui!).

Mas é preciso manter a calma quando se trata de SEO, por dois motivos:

  1. Ações impensadas podem arruinar o trabalho de meses e afetar o seu resultado;
  2. Normalmente, quando há atualizações drásticas no algoritmo, não temos como saber exatamente todos os detalhes sobre o que mudou e principalmente em como isso afetará nossa página. Ou seja, paciência, não há nenhum benefício em se desesperar.

Mantenha a calma, e siga nosso próximo passo.

2. Tenha certeza que sua consciência está limpa

atualização de algoritmo do google

Você aplicou alguma prática de Black Hat recentemente? Se a resposta for sim, ainda há tempo de desfazer?

O que a maioria das mudanças de algoritmo do Google tem em comum é a intenção de dar a melhor resposta para quem usa o mecanismo de busca e, para isso, seu objetivo costuma ser penalizar quem tenta conseguir bons rankings com práticas que não se baseiam em um bom conteúdo e otimizações para beneficiar o usuário.

Pode ser interessante você conferir o Google Search Console, a ferramenta do Google que apresenta uma série de indicadores importantes para o SEO do seu blog, como:

Nós fizemos um guia completo sobre essa ferramenta que você pode conferir em versão post aqui e em ebook gratuito no CTA abaixo. Mas atenção, para bons resultados de SEO, é bom usar regularmente essa ferramenta e não só quando bate o desespero.

atualização de algoritmo do google

3. Observe e analise

atualização de algoritmo do google

Você manteve a calma e limpou seu site de práticas black hat. E agora?

Observe como o seu tráfego tem reagido. Confira o Analytics todos os dias e faça comparativos entre as semanas e meses, para saber com mais certeza se as variações do tráfego não tem sido por algum outro fator além da mudança no algoritmo.

É importante conhecer o tráfego do seu blog para saber exatamente quando algo sai do normal. Fique atento em quais momentos do ano e semana ele diminui ou cresce, quais conteúdos trazem mais tráfego, enfim, seja um especialista no andamento do seu site.

Se você ainda não tem tanta familiaridade com o Google Analytics, o nosso guia pode ajudar você a dominar a principal ferramenta que você precisa para conhecer seu blog.

atualização de algoritmo do google

4. Foca na persona

atualização de algoritmo do google

Se você acompanha o blog, sabe que essa é uma tecla que a gente sempre bate, mas não é à toa!

Como já falamos acima, e em todo post que tratamos de SEO ou dos fatores de rankeamento, o objetivo do Google com suas atualizações é sempre oferecer a melhor resposta para quem usa o mecanismo de busca.

Ou seja, se seu conteúdo não for relevante e não responder a dúvida da persona, dificilmente você conseguirá sobreviver às futuras atualizações de algoritmo.

Para conseguir isso, siga alguns passos:

  • Comece com uma pesquisa de persona bem-feita: para quem você está criando conteúdo? Por que?
  • Reveja sua estratégia: como esse conteúdo vai ajudar você a alcançar seus resultados?
  • Tenha empatia: em que seu conteúdo vai ajudar a sua persona? Se seu conteúdo não ajuda ninguém, está na hora de pensar se vale mesmo gastar o seu tempo ou da sua equipe produzindo;
  • Faça uma boa pesquisa de palavra-chave: você precisa descobrir como seu conteúdo pode chegar até à persona. Como ela vai pesquisar no Google para achar seu blog?

Com esses pontos de atenção você já pode ter uma noção mais clara de como produzir um conteúdo realmente relevante para sua persona e que responda a dúvida que ela tinha ao procurar no Google.

5. Atualize sempre

atualização de algoritmo do google

Agora que você já sabe produzir um conteúdo relevante, que tal atualizar os que você já tem com isso em mente?

Dessa forma você tem mais chances de seus rankings melhorarem e que nas possíveis atualizações você consiga mantê-los. O nosso gerente de marketing conta mais sobre os resultados que tivemos com essa prática e como fazer nesse ebook.

Claro que não dá para prever com certeza o que o Google vai fazer, mas uma coisa é certa: o objetivo vai continuar sendo oferecer a resposta mais relevante ao usuário. Ok, usei muito essa frase no artigo, mas é realmente importante entender isso. Pode repeti-la como um mantra quando pensar em SEO, vai por mim.

O objetivo do conteúdo deve ser responder a dúvida da persona

Aproveite também para otimizar seus conteúdos com atualizações on page.

Dica bônus: backlinks

Os backlinks são uns dos principais fatores de rankeamento, pois demonstram a relevância do conteúdo. Mas o Google, a cada atualização, tem fechado o cerco em qualquer forma “suspeita” de consegui-los.

Conseguir links naturais e não spammers de outros sites apontando para você pode ser desafiador — ainda mais que todo mundo está disputando rankings no Google —, mas não é impossível.

Confira esse e esse artigo que podem ajudar você a melhorar a qualidade a quantidade de backlinks.

Além dos passos que demonstramos nesse artigo, acompanhe o blog oficial do Google sobre os algoritmos e robôs de busca, e fique de olho também fontes confiáveis sobre SEO, como o MOZ e o Search Engine Land.

E para continuar seus estudos, confira o curso dado pelo nosso especialista de SEO na Universidade Rock Content e o Guia 2.0 de SEO, atualizado com as últimas mudanças no algoritmo.

Até a próxima!

*Esse conteúdo foi inspirado no artigo 3 things to do after a major Google algorithm update do Search Engine Land.

Faça uma avaliação gratuita!
Autor(a)

Escrito por: Dafne Braga Editora de Conteúdo Web na Rock Content, e jornalista que ama podcasts, robôs gigantes e textos bem-feitos. Nada, escreve, cozinha e é a humana de uma gata chamada Pirata.



    Deixe um comentário

    Ebook SEO 2.0
    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!