RD Summit: 4ª Painel: Inbound Sales 1

RD Summit: 3º Painel – Email marketing e automação de marketing

Neste 3º Painel, Eduardo Bilman (@dubilman) da Avante, Maurílio Alberone (@malberone) da Bizstart e Edools e Rodrigo Grecco (@rgrecco) da Endeavor, falam sobre E-mail marketing e automação de marketing.

Painel3

  • Eduardo Bilman, sobre automação de marketing para mercados b2c:  É preciso educar a pessoa, segmentando pelo seu objetivo. Se o cliente se engaja com a campanha inicial, aí é feito um trabalho maior com cada lead, sempre de maneira educacional, buscando atingir as dúvidas e objetivos do cliente.  Após a qualificação, ocorre o fortalecimento da marca da empresa para que o cliente esteja pronto para efetuar a compra.
  • É necessário segmentar campanhas de lead nurturing, onde o cliente só deve prosseguir se interagir com as mensagens iniciais.
  • Emails pessoais versus emails corporativos: Para mercados B2B, foi consenso no painel que a tônica pessoal do email marketing gera melhores resultados. A principal métrica utilizada para emails pessoais deve ser a taxa de resposta, e não apenas abertura e cliques de emails, afirma Maurílio Alberone.
  • Manter sua lista de leads quente, ativa é crítico para o sucesso de um programa de email marketing eficiente.
  • Frequência de envio de email marketing: A Endeavor envia email marketing segmentado, sempre. O limite é de até 1 email por dia, desde que atingindo a pessoa certa, dentro de um segmento, sempre mantendo as taxas de abertura e cliques.
  • Ter reuniões de pauta semanais e planejamento de conteúdo é essencial.
  • Para ter altas taxas de resposta em email marketing é necessário produzir o conteúdo de maneira pessoal, preferencialmente em emails curtos. É legal também enviar videos curtos (até 3 minutos) e ter um call to action claro. Se seu objetivo é que seus clientes respondam, é preciso pedir feedback ou ajuda para suas leads.
  • Sempre responda as interações com seus clientes. Em alguns casos é inviável, mas é importante para entender seus clientes e aumentar sua credibilidade.
  • No fundo do funil, encurte o intervalo entre os emails para acelerar a compra do cliente.
  • Tenha sempre um objetivo claro para cada email enviado.
 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!