Autores de Marketing

14 autores de marketing que a universidade não mandou você ler!

Conheça autores e obras que você não pode deixar de ler!

Você, que trabalha, estuda ou se interessa por marketing, deve ouvir falar bastante em Philip Kotler, não é mesmo?

E em Michael Porter também. Os caras são fantásticos e têm muitos livros realmente bons. Não é à toa que algumas universidades sempre recomendam essa literatura mais tradicional.

Mas existem livros muito interessantes de outros autores também, que valem MUITO a pena a leitura!

Neste post, vou apresentar os top 14 autores de marketing que a universidade não mandou você ler.

Ok, talvez alguns ela tenha mandado. Sem problemas, relembrar é viver.

Vamos lá?

Seth Godin

Seth Godin

Fonte: theartof.com

Seth Godin é um dos maiores profissionais de marketing vivos.

Ele publicou dezenas de livros sobre marketing e posicionamento, e mantém um dos maiores blogs do mundo sobre o assunto.

De todos os seus livros, o que mais indico é o Marketing de Permissão. Nele, Seth traz conceitos chaves essenciais para quem quer fazer marketing para um consumidor que mudou.

Os tempos mudaram e o marketing de permissão permite que sua empresa crie relações de longo prazo com seus clientes.

Godin também escreveu outras excelentes obras, como Vaca Roxa e Desencadeando o Ideavirus.

Ryan Holiday

Ryan Holiday

Fonte: heleo.com

Ryan Holiday é um jovem que estudou Ciência Política na faculdade e hoje ganha muito dinheiro como marqueteiro.

Ele escreveu alguns livros sobre marketing, mas o que mais me chamou a atenção foi o Acredite, Estou Mentindo.

Nele, Ryan ensina a hackear a mídia de massa a seu favor. Ele conta como explora a mídia digital e como essas atividades o ajudam a ganhar muito mais resultados.

Chip Heath & Dan Heath

Chip and Dan Heath

Fonte: justingammon.com

Chip e Dan Heath são irmãos. Chip é professor de comportamento organizacional na Universidade de Stanford e Dan é professor de empreendedorismo social na Universidade Duke.

Juntos, eles escreveram diversos livros. Dentre eles, destaco Ideias que Colam, onde eles propõem um modelo que torna as ideias mais aderentes. Com essa leitura, você estará apto a ter e colocar em prática ideias de sucesso!

Marc Benioff

Marc Benioff

Fonte: inc.com

Marc Benioff é o CEO e fundador da Salesforce, a maior empresa de CRM e software como serviço (SaaS) do mundo.

Foi ele quem transformou a maneira como software é distribuído através da computação em nuvem.

Ele não é necessariamente um autor de marketing, mas escreveu, junto com Carlye Adler, um livro tão bom, que resolvi listar aqui também.

Trata-se do Behind The Cloud, onde você poderá descobrir as estratégias de marketing usadas por Marc Benioff que podem ser aplicadas na sua empresa e entender como colocar o cliente em primeiro lugar, gerando ganhos de longo prazo para você.

Joe Pulizzi

Joe Pulizzi

Fonte: newsmodo.com

Joe Pulizzi é criador do Content Marketing Institute. Ele escreve e faz palestras sobre marketing de conteúdo mundialmente.

E como ele é fera nesse assunto, não poderia faltar nesta lista o livro Marketing de Conteúdo Épico, por ele escrito.

Com tantas informações sendo distribuídas pela internet, como se diferenciar? O livro é um passo a passo para você criar conteúdo relevante, que realmente interessa as pessoas e as fazem consumí-lo com prazer.

Jonah Berger

Jonah Berger

Fonte: blog.book-pal.com

Jonah Berger é professor de marketing na Universidade da Pensilvânia. É expert em viralização boca-a-boca, marketing viral, influência social e tendências.

Escreveu um livro foda chamado Contágio, onde você vai aprender 6 técnicas para gerar buzz, focadas em negócios com poucos recursos financeiros.

Ele também escreveu Invisible Influence, que explora influências secretas que nos fazem tomar as decisões que tomamos.

Gary Vaynerchuk

Gary Vaynerchuk

Fonte: huffingtonpost.com

Gary Vaynerchuk é empreendedor em série, CEO, investidor, autor, palestrante e lenda nas redes sociais – possui mais de 1 milhão de seguidores só no Twitter!

Além disso, Gary já escreveu best-sellers e aqui destaco Nocaute.

É justamente nessa obra que ele conta suas estratégias de marketing nas redes sociais, te ajudando a vencer a competição acirrada, utilizando cada canal de mídia a seu favor.

Outro livro por ele escrito é Jab, Jab, Jab, Right Hook, que explica, de forma ousada e entusiasmada, por que as empresas devem fazer melhor uso das possibilidades de comercialização de mídia social.

Ele cita diversas redes sociais e, usando exemplos concretos, mostra como diversas empresas devem abraçar cada plataforma de forma diferente.

Adele Revella

Adele Revella

Fonte: designcomarketing.com/

Adele Revella dedicou mais de 25 anos da sua vida a ajudar profissionais de marketing a se tornarem mais capazes de criar estratégias competitivas e crescimento acelerado de receitas.

Ela é fundadora do Buyer Persona Institute, uma organização dedicada a ajudar empresas a pesquisar e conhecer melhor seus clientes.

Em seu livro Buyer Personas, Adele explora o que são buyer personas, como criar as personas da sua empresa, como usá-las para projetar seus produtos e como engajar seu time para criar tais personas.

Fred Reichheld

Fred Reichheld

Fonte: Harvard Business Review (hbr.org)

Além de autor, Frederick Reichheld é palestrante e estrategista de negócios, mais conhecido por sua pesquisa e artigos sobre a lealdade como modelo de negócios e marketing de lealdade.

Ele trabalha desde 1977 na consultoria Bain & Company e é o criador do sistema de gestão NPS (Net Promoter Score).

Você, enquanto profissional de marketing, não pode perder o livro A Pergunta Definitiva 2.0.

Fred Reichheld explica os conceitos por trás do NPS e mostra como ele pode te ajudar a expandir seu negócio. Nessa obra, você também vai entender como ter uma organização centrada no consumidor vai te ajudar a alcançar o sucesso.

Robert Cialdini

Robert Cialdini

Fonte: inc.com

Robert B. Cialdini é um professor emérito de psicologia e marketing na Universidade do Estado do Arizona.

É mais conhecido como o autor do best-seller As Armas da Persuasão. Nesse livro, Robert explica os princípios psicológicos que fazem as pessoas dizer “sim”.

Após anos e anos de pesquisa, ele descobriu que há 6 princípios fundamentais que geram a mudança de comportamento das pessoas. Essa leitura é obrigatória para quem quer entender como a persuasão funciona!

Outro livro muito bom de Robert é o Pre-Suasion. Recomendo!

Malcolm Gladwell

Malcolm Gladwell

Fonte: huffingtonpost.com

E o Malcolm Gladwell? Esse cara é um jornalista britânico, criado no Canadá, e que atualmente vive em Nova York.

Ele é colunista da The New Yorker desde 1996. Publicou diversos livros sobre psicologia e motivação, mas aqui quero destacar O Ponto da Virada.

Já parou para pensar em como as ideias se espalham? Segundo Malcolm, há determinados padrões que podemos seguir para alavancar uma ideia.

E quando uma ideia se espalha, ela pode atingir o ponto da virada: um momento único no tempo onde nada mais pode impedir a multiplicação dela. Vale super a leitura!

Michael Wheeler

Michael Wheeler

Fonte: Harvard Business School (hbs.edu)

Michael Wheeler é professor de MBA na Harvard Business School, onde ocupou cadeiras de liderança e até recebeu um prêmio por contribuição à instituição. Lá, ele ensina negociação e diversos cursos executivos.

Dentre seus livros, destacamos A Arte da Negociação. Como aprender a conquistar o que você busca? Como influenciar os outros? O que importa para o outro lado da mesa?

Recomendo bastante esse autor, afinal, um profissional de marketing está constantemente negociando.

Al Ries & Jack Trout

Al Ries and Jack Trout

Fonte: consultorafocus.com.ar

Jack Trout é fundador da Trout & Partners, uma empresa que presta consultoria de marketing. Al Ries é um profissional e autor da área de marketing.

Juntos, foram quem cunharam o termo ‘posicionamento’. Foram eles também que escreveram um grande livro, As 22 Consagradas Leis do Marketing.

Eles basicamente capturaram os princípios fundamentais da área, que podem ser seguidos por qualquer um, e os transformaram nessa obra incrível.

E aí, gostou das sugestões? E você, quais autores de marketing mais recomenda?

Se você curtiu esse post, eu agradeceria muito se você pudesse deixar um comentário, marcar aquele seu amigo que pode se interessar ou mesmo compartilhar!

PS: No 12minutos, temos conteúdos MUITO bacanas sobre este assunto, num formato super fácil de consumir, em texto e áudio. Baixe o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Happy reading!

Este post foi escrito por Marília Pimenta. Marília é publicitária, viciada em leitura e produtividade e graduanda em administração. Ela faz parte do time de conteúdo do 12Minutos e está sempre criando conteúdos novos no blog do 12′ e no Medium.