Batman vs. Superman

BatMarketing vs. SuperVendas: a origem do Vendarketing

Super-heróis são muito mais que meras personagens responsáveis por salvar o mundo, a vida das pessoas e o gatinho em cima da árvore. Eles são um símbolo de esperança.

Aquele em que você se apoia quando tudo parece perdido e você pode fechar os olhos e pensar: é agora que o herói aparece.

Muito antes das histórias em quadrinhos, já existiam os mitos dos heróis, a criação de deuses e também pessoas com atos verdadeiramente heroicos, que apesar de não serem super, gravaram os seus nomes na história.

O mundo precisa de heróis, desses símbolos de esperança para uma realidade muitas vezes terrível, e isso não é diferente para as marcas e empresas.

Os primeiros heróis da terra dos negócios

Desde os tempos mais primórdios, nossos antepassados descobriram que poderiam trocar os produtos que eles criavam ou os serviços que tinham capacidade de oferecer por bens que desejavam. Uma pessoa poderia oferecer um serviço em troca de comida ou um artesanato em troca de pedras preciosas.

Dessa forma surgiu o primeiro herói do mundo dos negócios:

SuperVendas

superman

Assim que surgiu, SuperVendas se tornou um verdadeiro deus dos negócios e todas as marcas e empresas que surgiram utilizavam os seus poderes para alcançar as suas metas financeiras. Esse setor heroico, porém, se baseava muito na sua força e na insistência tentando convencer o público a comprar o que era vendido.

Faltava uma maneira de encantar o público e convencê-lo da necessidade de compra. Mostrar que o produto vendido era a solução que eles precisavam. A força de SuperVendas era incomparável, mas faltava uma estratégia.

E foi daí que surgiu o BatMarketing.

BatMarketing

batman

O segundo grande herói do mundo dos negócios surgiu da necessidade de persuasão que não fosse baseada na força.

Era necessário traçar estratégias para mostrar o produto e o que ele poderia fazer pelas pessoas. Mesmo que esse setor heroico precisasse atuar por toda a noite.

Com esse preparo, BatMarketing conseguiu otimizar os números de todas as empresas que faziam boas estratégias. Muitas vezes esse setor heroico teve a sua ética e os seus métodos questionados por, esporadicamente, não ter escrúpulos e manipular o público.

Esse sombrio setor preferia trabalhar sozinho e se preocupava mais com os seus métodos e o seu ego, do que propriamente salvar a persona.

BatMarketing era mais um um combatente das forças do mal dos negócios do que um salvador. Não era o herói que merecíamos, mas o que precisávamos naquele momento.

Se os métodos foram confrontados, os resultados, por sua vez, são inquestionáveis. O BatMarketing com um bom preparo convence qualquer persona!

A maior batalha de gladiadores da história do mundo

batman v superman

A princípio os setores pareciam se respeitar.

Cada um fazia o seu trabalho, BatMarketing atraia o público para um produto e SuperVendas girava o capital, fechando os negócios. Mas a mentalidade distante dos dois setores acabou gerando uma grande rixa entre eles.

“BatMarketing não faz nada e vem me encher o saco”.

“SuperVendas não tem pensamento estratégico. Acha que resolve tudo na força e desperdiça as oportunidades que geramos”.

Essas queixas são tradicionais no setor comercial, claro, em empresas que ainda não alinharam os dois setores.

SuperVendas em todo seu poder tradicional não vê tanta utilidade em BatMarketing, alegando que as oportunidades geradas não são as melhores.

A falta de diálogo entre os dois começou a gerar esse confronto. Um não concordava com os métodos do outro e eles não percebiam que o trabalho deles era o mesmo: salvar o mundo dos negócios.

Foi necessária uma luz para uni-los.

Inbound Markavilha

mulher maravilha

A Era da Internet chegou e com ela novas mentalidades surgiram. A maneira de se relacionar mudou e uma nova forma de alcançar o público e alavancar os negócios apareceu, para completar a Trindade dos heróis do mundo dos negócios, surgiu o Inbound Markavilha.

A mentalidade do Inbound funcionou como uma cola para os dois setores, apresentando que eles precisavam estar todos unidos para evitar o Apocalypse nos negócios.

Na era do Inbound a decisão de compras geralmente é tomada antes do cliente entrar em contato com o vendedor. E tudo pode ser mensurado. Com essa mentalidade BatMarketing teria números concretos dos resultados que os seus atos heroicos traziam para as empresas.

Assim como Markavilha fez com os outros dois heróis, educando-os a andar juntos e a unir os seus poderes, é assim que ele trabalha com o público.

O Inbound não quer apenas mostrar ao público a existência e o potencial de um produto, mas quer educar um mercado sendo um verdadeiro herói para a persona. Com essa nova metodologia BatMarketing percebeu que suas leads (oportunidades de negócios) precisam ser qualificadas e educadas para que SuperVendas faça o seu trabalho com primor.

SLA/JLA: Justice League Agreement

a-origem-do-vendarketing

Para as empresas alcançarem os mesmos resultados os dois setores precisam falar a mesma língua.

A comunicação entre BatMarketing e SuperVendas precisa ser corrigida.

Quando eles alcançam esse nível de comunicação surge a maior reunião de heróis do mundo, a Service Level Agreement ou Justice League Agreement, como é chamada pelos heróis.

É nesse momento onde os heróis definem o papel de cada um deles para que tudo funcione da melhor maneira possível e todas as personas sejam salvas.

É um trabalho difícil salvar todas elas, mas os heróis não podem desistir nunca.

Elas são o motivo da sua existência.

A JLA é esse acordo entre os heróis. SuperVendas não poderá mais reclamar das leads que recebe, pois junto com BatMarketing, eles definirão o que pode ser considerado uma lead qualificada para vendas.

MQL (Marketing Qualified Leads) – São leads qualificadas que estão sendo educadas pelo marketing a partir de conteúdos e fluxo de nutrição e que possuem um fit com a marca. São possíveis compradores, mas que faltam pequenos detalhes para serem consideradas uma SQL.

SQL (Saler Qualified Leads) – São as leads consideradas qualificadas para SuperVendas aplicar o golpe final e salvar a persona, resolvendo seu problema.

Ou seja, o trabalho estratégico agora é entender o momento ideal de enviar uma lead para o departamento de SuperVendas, podendo ser ainda uma MQL, caso ela se enquadre nos termos acordados entre as equipes. Durante a reunião da JLA as equipes definirão isso juntas, por exemplo (usando a Rock Content como referência):

Lois Lane é gerente de marketing de uma empresa e precisa ser salva. Ela já interagiu com os conteúdos do BatMarketing e entendeu a necessidade do Marketing de Conteúdo para a sua empresa. Ela trabalha em uma grande empresa com um grande orçamento para o marketing.

Lois é uma SQL. Passada para SuperVendas, ele garantirá o produto com qualidade para salvar essa persona.

Os heróis e a aprovação do público

a-origem-do-vendarketing

Essencial para qualquer super-herói é saber o que o povo pensa sobre ele. Amigão da vizinhança, escoteiro, guardião da galáxia… um grande herói é respeitado pelas personas que ele salva.

BatMarketing e SuperVendas precisam mensurar o seu desempenho a todo momento.

Eles precisam ter os seus objetivos bem definidos e objetivos específicos.

BatMarketing acordou em passar pelo menos 100 leads qualificadas por dia para o setor vendedor.

Dentre essas 100 oportunidades de vendas, Super precisa converter pelo menos 5 clientes. Ele não pode culpar o setor das estratégias, afinal acordaram o que é uma SQL.

Não só o número de conversões é importante. Muitas vezes salvar uma persona pode custar caro.

Nossos heróis precisam de veículos tecnológicos para produzir conteúdos, um rico cinto de utilidades com ferramentas de marketing digital para acompanhar suas leads e uma fortaleza da solitude para encontrar paz e contatar suas oportunidades de salvamento.

O valor investido em cada persona salva é muito importante.

Tudo isso mostra que os heróis do mundo dos negócios precisam mostrar o seu valor, trazendo um retorno em todo o investimento feito neles.

A origem do Vendarketing

a-origem-do-vendarketing

Com essa nova mudança de mentalidade de BatMarketing e SuperVendas, graças ao empurrãozinho dado pelo Inbound Markavilha, a aquisição de personas salvas pelo produto final das empresas será otimizada.

Separados e brigando entre si os setores heroicos trazem prejuízos para as companhias e para eles mesmos, sem perceber que o inimigo é outro.

Os heróis da sua empresa estão alinhados?

Não permita que ocorra um Apocalypse na sua aquisição de clientes para você mudar de mentalidade.

A hora é agora.

Para o alto e avante!

Gostou deste artigo? Você vai gostar ainda mais do nosso curso de Técnica de Vendas. Você vai descobrir a importância do processo de vendas, aprender a fechar mais negócios e a economizar tempo e dinheiro! Se interessou? Clique aqui.

 
Autor(a)

Escrito por: André Mousinho Cristão, formado em Publicidade, viciado em quase tudo de cultura Nerd e bacon. Embarcando na jornada pela exploração do Universo do Marketing Digital e em busca de se tornar um Mestre Jedi na arte da escrita.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!