benchmark agencias infográfico 2017

[Infográfico] Panorama das Agências Digitais 2017: conheça o perfil e as tendências do setor no Brasil

Para conhecermos a realidade das agências de todo o Brasil, decidimos elaborar a pesquisa Panorama das Agências Digitais 2017,  feita em parceria entre a Rock Content e Resultados Digitais.

Para conhecermos a realidade das agências de todo o Brasil, decidimos elaborar a pesquisa Panorama das Agências Digitais 2017,  feita em parceria entre a Rock Content e Resultados Digitais.

Com ela foi possível enxergar um cenário competitivo, mas com oportunidades que se aproveitadas podem ser uma forma de se destacar.

Esse setor é dominado por agências que oferecem serviços de Marketing Digital (91,3%). Porém, apenas 67,9% adotam essa estratégia para si. Para entender essa diferença perguntamos sobre as principais vantagens e desafios de cada  um.

Os benefícios mais apontados foram o grande mercado que tem para esse tipo de serviço (63,5%) e a facilidade de mensurar os resultados de estratégias de Marketing Digital (52,4%).

Já entres os obstáculos estão saber precificar esse trabalho (43,5%) e a falta de conhecimento do público (39,9%).

Além disso, investigamos sobre como se dá a aquisição de clientes, o modelo de vendas utilizado, a adoção de Marketing Digital e outras características específicas sobre as agências para oferecer um relatório completo desse setor que está em constante crescimento e precisa sempre se reinventar para sobreviver no mercado.

A segunda edição da pesquisa Panorama das Agências Digitais contou também com comparativos entre as respostas da última edição e os resultados de agora, que colaboraram para construir um grande benchmark e também traçar as oportunidades que podem ser aproveitadas.

Desenvolvimento

O questionário da Panorama 2017 foi enviado para as empresas da base de dados da Resultados Digitais e da Rock Content e também amplamente divulgado nas redes sociais, podendo ser respondido pelos profissionais atuantes em agências do Brasil.

Tivemos a participação de 1222 respondentes durante os dias 29 de agosto a 17 de setembro de 2016. Essas foram analisadas e transformadas em gráficos e textos que podem ser acessadas no site da pesquisa.

Resultados

Com os resultados em mãos conseguimos estabelecer algumas comparações com a primeira edição além de confirmar algumas hipóteses levantadas durante a elaboração do questionário.

Com a pesquisa aprendemos:

  • Os canais mais utilizados para a aquisição de clientes;
  • O modelo de prestação de serviço adotado e a relação de cada um com o faturamento da agência;
  • Os serviços prestados e os benefícios de oferecê-los;
  • Os principais KPIs acompanhados.

Descobrimos também que as agências tendem a se considerar 10,3% mais eficazes na prestação de serviço de Marketing Digital quando os clientes utilizam estratégias de Marketing de Conteúdo e 7,5% mais eficazes quando os clientes utilizam automação de marketing.

Ficou interessado em conhecer mais e melhorar o desempenho da sua agência? Confira abaixo o nosso infográfico com os principais dados da pesquisa e aproveite para baixar o nosso relatório completo da pesquisa!

benchmark agências infografico