Blog Corporativo: uma ferramenta poderosa a seu favor

Blog Corporativo: uma ferramenta poderosa a seu favor

Criar e manter um blog corporativo alinhado com a marca e as estratégias da empresa é um desafio que requer tempo e planejamento. Se você já possui ou irá lançar um blog, não se preocupe: nunca é tarde para saber como atrair mais acessos e despertar o interesse dos internautas.

Sabemos que a criação de um blog estabelece uma via de mão dupla, em que os clientes podem tornar públicos seus anseios e opiniões sobre os produtos e serviços que consomem. Por mais assustador que isso possa parecer, esse aspecto também permite que a empresa responda diretamente aos questionamentos de seus clientes, criando um canal exclusivo de comunicação.

O blog corporativo funciona, ainda, como um excelente meio de personalizar a comunicação da empresa, pois permite a utilização de uma linguagem mais simples e informal. Atualmente, muitas empresas colocam seus principais executivos para postarem em seus blogs ou publicam depoimentos de clientes, buscando uma maior aproximação com seus públicos de interesse.

Você sabia que as empresas que possuem blogs corporativos podem receber até 55% mais tráfego em seus websites? Que 57% do negócios conquistaram clientes através de seu blog? Com tantas vantagens e oportunidades, a criação e manutenção de um blog na internet é uma questão que deve ser levada a sério em sua empresa.

Por isso, confira um pequeno guia que preparamos para que seu blog corporativo se torne um sucesso:

Pense bem seu conteúdo

Antes de divulgar notícias e informações em seu blog, pergunte-se qual é o público da sua empresa e que tipo de informação ele está buscando. Somente assim será possível estabelecer critérios para a publicação de posts, definindo os assuntos que podem ser abordados, mesmo que de forma abrangente.

Se sua empresa ganhou um prêmio, isso pode ser motivo para muito orgulho e comemoração internamente, mas pode não ter a mesma relevância para os leitores. Por isso, o ideal é publicar informações valiosas e úteis para seu público, como dicas, conselhos e orientações com temas relacionados a sua área de atuação. Por exemplo, uma loja de brinquedos infantis pode dar dicas de cuidados com crianças ou de eventos culturais para mães e filhos. Apesar dos blogs serem úteis para divulgar produtos e serviços, evite usá-lo apenas como um simples mecanismo de promoção: os blogs bem sucedidos são aqueles capazes de educar, informar e influenciar seus leitores por meio de discussões atuais e que despertem seu interesse.

Lembre-se que a ferramenta também pode ser utilizada para a comunicação interna da sua empresa, estimulando o diálogo da alta direção com os funcionários e promovendo maior interação. Nos blogs corporativos internos, é possível publicar os últimos acontecimentos da empresa, decisões estratégicas e notícias de interesse dos empregados que, por sua vez, podem interagir por meio de comentários. Isso ajuda a avaliar a percepção dos colaboradores em relação às notícias publicadas e a empresa como um todo, contribuindo para ações de comunicação interna e recursos humanos.

Valorize diferentes formatos

Blog Corporativo

Vídeos, webinars, podcasts e textos mais curtos e rápidos (como listas e dicas) podem ser extremamente úteis não apenas para atrair novos acessos, mas também para dar mais dinâmica ao blog e manter vivo o interesse dos leitores. Outra estratégia interessante é a publicação de posts com links e referências para notícias e artigos de outros blogs e portais, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos para o seu blog. Mas lembre-se: os assuntos devem se alinhar com aqueles discutidos em seu próprio blog. Afinal, ser uma empresa de construção civil, ter um blog de decoração e colocar um link para uma discussão sobre as qualidades nutritivas do alho poró não faz muito sentido.

Faça com dedicação

Um blog corporativo jamais irá alcançar os objetivos propostos caso seja apenas mais uma tarefa em uma extensa lista de atividades do profissional responsável por sua manutenção. Para evitar esse tipo de situação, é necessário contar com profissionais que tenham interesse e se sintam confortáveis para escrever sobre os assuntos que serão tratados nos posts.

Além disso, é importante comprometimento e dedicação para tudo que está acontecendo em sua área de atuação, atualizando-se sobre as melhores práticas do mercado, os formatos que estão chamando a atenção e as soluções que a empresa pode adotar para atrair mais tráfego para seu website.

Outro fator crítico é a definição de um calendário de publicações, para que o blog seja atualizado com a frequência ideal, como já falamos em outro texto.

Interaja sem medo

Blog Corporativo

Starbucks: Sucesso na interação com os clientes.

A abertura para comentários nos blogs corporativos pode assustar muitos executivos. No entanto, esse recurso pode e deve ser utilizado a favor da empresa, pois é uma boa forma de estreitar o relacionamento com os clientes em potencial e com os consumidores fiéis, acompanhando a opinião deles, escutando suas ideias, promovendo debates e avaliando quais ações podem ser implantadas para melhorar suas estratégias, através desse feedback obtido.

Esteja ciente que, abrindo o blog para comentários, você receberá elogios e sugestões, mas também comentários e críticas, muitas vezes agressivas. Desta forma, é necessário desenvolver uma política de resposta para que a equipe responsável pela moderação do blog seja coerente em seus retornos e saiba como agir diante de cada manifestação dos clientes. Esse ponto é extremamente importante, pois uma resposta mal elaborada pode trazer inúmeros transtornos, enquanto um comentário bem respondido pode levar à uma repercussão muito positiva.

Esses são somente alguns princípios gerais para que você possa entender o papel do blog corporativo em uma empresa e começar a planejar como usar essa poderosa ferramenta de marketing. Então, sua empresa já usa blogs corporativos? Conte-nos da sua experiência.

 

(Imagem em destaque por: David Arts / Shutterstock)
 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!