13 atividades essenciais para quem quer ter um blog de sucesso (escrever não é uma delas)

21 atividades essenciais para quem quer ter um blog de sucesso (escrever não é uma delas)

Escrever é uma arte.

Falar sobre diversos temas, desenvolver conteúdo que tenha significado e que ajude a solucionar o problema de uma pessoa é algo que requer treino e dedicação.

Você consegue compreender a importância do simples ato de postar em um blog?

Apesar disso, fazer marketing de conteúdo é muito mais do que somente fazer postagens diárias.

Desenvolver um mapeamento de conteúdo que faça sentido, escrever posts que sejam relevantes para suas personas e sempre planejar o amanhã, essa é a rotina de quem gerencia um blog.

Criar um login no WordPress, abrir o Word e escrever até seus dedos sangrarem pode parecer tudo que você precisa para atrair todos os leitores do seu nicho, mas infelizmente não é assim que funciona.

São tantos pequenos detalhes que devemos prestar atenção na hora de criar um blog, que acabamos focando apenas na tarefa primária da atividade.

Coloque em sua cabeça que para ter um blog de negócios que dê resultados, realizar postagens diárias não é o suficiente.

Mas não se preocupe!

Fique calmo, enxugue a lágrima e recomponha-se.

Preparei uma lista com 13 atividades essenciais para quem quer ter um blog de sucesso que te auxiliará a alcançar ótimos resultados.

1. Criar ótimos – e úteis – títulos para seus posts

Os títulos de cada post são essenciais para um blog de sucesso.

Eles funcionam como um cartão de visitas para que o leitor clique em “continuar lendo” e, assim, aprender com o conteúdo, curtir, comentar, postar e, assim, ajudar a divulgar seu conteúdo.

Você deve inserir, em cada título, as palavras-chave (pelo menos as principais) sem deixar, contudo, de produzir algo atraente e intrigante aos olhos do público.

Lembre-se de que a linguagem de um blog precisa ser mais próxima do leitor, portanto, não tenha medo de propor títulos diferentes e divertidos.

As chamadas também vão ajudar na SEO (Search Engine Optimization, voltaremos ao assunto adiante) do seu blog.

2. Não esqueça da imagem de cada postagem

E parte de um cartão de visitas também é o seu design. As imagens de cada post compõem, junto às chamadas, esse pacote de atração para o clique do leitor.

É preciso prestar atenção aos aspectos técnicos (qualidade, tamanho e formato da imagem), estilo (foto, desenho), além, é lógico, dos direitos autorais e de cópia.

Para facilitar, existem muitos bancos de imagem, pagos e gratuitos, com uma enorme seleção para todos os gostos, estilos e bolsos.

O ideal é buscar um casamento entre o estilo e o visual do próprio blog às imagens postadas.

Isso ajuda a estabelecer a imagem de um blog de sucesso, que cuida de cada detalhe.

3. Ter uma identidade

Não adianta. Um blog de sucesso precisa de uma identidade.

O que é isso? Explicamos.

É um conjunto de fatores e ações que vão ajudar a definir a sua página e destacá-la do resto.

O nome, o design, a linguagem, os tipos de postagem… tudo isso ajuda a estabelecer a identidade de um blog de sucesso.

Vamos traçar um paralelo para deixar isso bem claro: Biscoito Globo.

Roscas de polvilho, doce e salgadas, sinônimo de praia e engarrafamento principalmente no Rio de Janeiro.

Basta falar na marca para que todo o universo (o logo, o grande pacote de plástico cheio das pequenas delícias, a roupa suja de farelos, os ambulantes perambulando e gritando…).

Uma simples marca de biscoito de polvilho conseguiu criar uma identidade tão única e forte que virou parte da cultura carioca.

E é isso que um blog de sucesso precisa construir para si, dentro do seu universo e perante a sua audiência.

4. Guest posting

Se você acompanha o Marketing de Conteúdo frequência, já deve ter se deparado com algum guest post por aqui. Essa prática muito utilizada para:

  • Atrair novos leitores
  • Conseguir bons links (mas sem ser artificial)
  • Conquistar autoridade

Todos os três benefícios citados devem andar de mãos dadas na trajetória para obter um blog de sucesso.

Manter um blog sozinho ou com poucos colaboradores pode ser um pouco difícil dependendo da frequência das postagens.

Por isso o guest posting é uma saída viável, além de ser benéfico pelos pontos previamente citados, você compartilha a responsabilidade de um post com um convidado.

Lembre-se que estes contatos com blogs mais influentes do seu segmento são importantes. Esta técnica é uma via de mão dupla, saiba fazer o networking correto para colher os melhores frutos possíveis.

Clique aqui e aprenda mais sobre guest posting aqui.

5. Re-otimize o seu Conteúdo

Blogs de sucesso obedecem uma regra simples quando o assunto é visualização e frequência de postagens: poste sempre que puder, sem sacrificar a qualidade.

Imagine que você está nessa rotina há um ano e sua frequência de postagens segue a média de ao menos uma postagem diária.

No ano, serão mais de 300 posts e em algum momento eles serão esquecidos. Se engana quem acredita que posts antigos não servem para nada.

Posts mais “experientes” são os grandes responsáveis por uma enxurrada de tráfico orgânico em seu blog.

Não abandone seus posts antigos, acesse-os e analise os dados, avalie como as palavras-chaves estão perfomando e, se necessário, re-otimize seu post para que ele dê uma nova alavancada.

6. Utilize CTAs

Os call to actions (chamados de atenção) são a porta de entrada para qualquer funil de conversão.

Sua principal função é fazer que seu leitor ou visitante desconhecido realizem uma ação.

Seja ela em sua home page, blog, landing page ou até mesmo email marketing.

Esta ação pode ser para fazer o download de um conteúdo ou qualquer outra interação que você ofereça no momento. Estes call to actions podem os seguintes formatos:

  • Banners e botões
  • Links
  • Formulários

Os call to actions são os principais responsáveis por transformar visitantes em leads. O objetivo principal de qualquer blog de negócios. Utilize estes chamados de atenção em todos as páginas de seu blog. Ao final de um post, ao longo do mesmo, no corpo da página e em landing pages.

7. Atualize CTAs antigos

Ao re-otimizar conteúdos antigos, aproveite para analise a viabilidade de atualizar os CTAs de cada postagem.

Sempre que você criar um novo material rico ou uma oferta qualquer, lembre-se de visitar as postagens antigas e substitua os CTAs.

8. Analise Seu Desempenho

Analise, analise e analise ainda mais. Atualmente, existem diversas ferramentas gratuitas que te auxiliarão na interpretação destes dados. O Google Analytics pode te fornecer informações relevantes, entre elas:

  • Os posts mais lidos
  • Palavra-chave de entrada
  • Como visitantes chegam ao seu blog
  • Quanto tempo gastam em cada post

Ao estudar estes dados fornecidos você consegue garantir informações importantes que, se modificadas, podem resultar em melhorias consideráveis em números para seu blog.

9. Aprenda SEO

Se você chegou até aqui, tenho certeza que você sabe qual é a importância do SEO para blogs.

Mas, também tenho certeza que alguém não saberá, então vamos fazer uma rápida recapitulação.

SEO significa Search Engine Optimization, que em português é conhecido como otimização de sites.

Você pergunta, que tipo de otimização? Para sites de buscas, como o Google.

Otimizar sua página para as ferramentas de busca quer dizer que seu site terá mais relevância e será melhor colocado nos resultados de busca sempre que certas palavras-chave forem utilizadas como o termo da  pesquisa.

Acesse este post para aprender mais sobre SEO e Marketing de Conteúdo.

10. Invista no design

Falamos várias vezes aqui no blog sobre ajudar o cliente a ter uma boa experiência para vender mais.

O blog de sucesso também deve também ter esse mesmo objetivo.

O design de um blog de sucesso deve ir além de um bom template e um punhado de imagens e textos inspirados.

É preciso que ele seja de fácil acesso para diversas plataformas e navegadores, seja no computador ou no smartphone.

Também é que preciso ter um toque de malícia da sua parte, para inserir iscas digitais para gerar leads, facilidades para encontrar o conteúdo que o interessa, seja através de categorias ou busca fácil.

11. Crie maneiras de captar os leads

Quem tem um blog de negócios não está escrevendo apenas por que gosta de compartilhar conteúdos relevantes sobre assuntos pertinentes. Todos querem ganhar dinheiro com o blog, mas nem sempre todos fazem o que deve ser feito.

Como você consegue conhecer seu público-alvo, interagir com ele e, ocasionalmente, torná-los seus clientes? Capture seus dados e os transforme em leads!

Utilize e-books, whitepapers, infográficos e todo tipo de conteúdo extra que despertar o interesse de seus visitantes.. Crie Landing Pages que servirão como imã para a captação desses leads e repita o processo inúmeras vezes.

Capte seus leads como se eles fossem ouro e trate-os da mesma maneira.

12. Presença nas redes sociais

Se você não tem se preocupado com as redes sociais, está na hora de mudar. Qual é a principal característica das redes sociais? A enorme interação que existe entre usuários em uma rede repleta de compartilhamento de informações, novidades e, acima de tudo, oportunidades de conversão. Muito bacana não é?

Então me explique o porquê do seu blog não estar nas redes sociais.Para um blog de negócios, as melhores opções são o Facebook e Twitter. Após ler um post, seu visitante poderá compartilhar com todos seus amigos sobre o incrível conteúdo que ele acabou de ler em seu blog. Imagine que sua fan page é possivelmente o canal mais direto de contato que seu leitor possui com você.

Poste com frequência os conteúdos que você produz, deixe que a notícia se espalhe e acompanhe o desenvolvimento. Você também possui a alternativa de dar um boost em sua publicação, mas isso é assunto para outro momento.

13. Use seu blog como fonte de conteúdo

Você gasta um tempo danado escrevendo posts. Será que a única finalidade que este post tem é de ser publicado em seu blog? Tenha certeza que não. Utilize seu conteúdo com consciência e de forma inteligente. Redirecione-o em todas as plataformas que você atua, espalhe-o para conseguir atingir a maior parcela de seu público alvo. Aprenda alguns lugares onde você pode compartilhar este conteúdo:

  • Redes sociais: Poste em sua fanpage para atingir seus leitores que seguem sua parte página e acompanham o blog.
  • Newsletter: Aproveite que você possui um canal direto com seus leitores e compartilhe todo novo conteúdo publicado no blog.
  • Para alimentar ofertas: Faça ofertas e posts que se relacionem de alguma forma. Ao criar um e-book ou whitepaper sobre um tema, opte por criar alguns posts que compartilham do tema, para que seu blog utilize CTAs que linkem para as ofertas.

14. Publique diferentes tipos de conteúdo

Um blog permite que você publique os mais diferentes tipos de material para o seu público:

  • Artigos
  • Infográficos
  • Ebooks
  • Vídeos
  • Áudios

Portanto, faça uso de todas essas possibilidades planeje, no seu calendário editorial, a produção e divulgação de diferentes materiais.

Sabe por que isso é importante para um blog de sucesso?

Porque ela faz crescer o interesse do visitante, que pode descansar na leitura na tela com um vídeo, pode complementar o entendimento a respeito de um assunto ao baixar um ebook…

E naturalmente ele vai marcar a sua página como uma ótima fonte de conhecimentos.

15.Seja útil!

Você pode ter os melhores escritores do mundo, o melhor design e mesmo assim, não ter um blog de sucesso.

Sabe por que? Porque é preciso ter em mente a utilidade da sua página para o leitor.

Seja o seu objetivo criar um blog para a sua empresa ou para dividir conhecimentos sobre um determinado assunto, é preciso entender quais as principais perguntas e dúvidas do seu público a esse respeito.

E a partir daí respondê-las da forma mais simples e direta possível.

 16.Um blog de sucesso precisa de uma audiência

Busque interagir com os seus leitores!

Se você cria CTAs pedindo para eles comentarem, uma das maiores faltas é não responder, crítica ou elogio.

A lógica é bem parecida com a de qualquer festa: a pista de dança fica vazia no início, mas depois que as pessoas começam a se interessar pela música e os primeiros estrearam o espaço, só é preciso garantir a qualidade do som para ficar lotado.

Essa comunicação deve se estender a todos os seus canais (redes sociais, email), para garantir a devida atenção aos leitores.

Quem é bem recebido sempre deseja voltar.

E podemos garantir que as chances de transformar um leitor satisfeito em um futuro cliente são muito boas!

17. Crie uma Newsletter

Ter uma newsletter é uma das melhores maneiras de engajar com sua audiência e torná-los visitantes recorrentes.E-mails são a maneira mais barata de divulgar seu conteúdo, marca e criar um relacionamento com seu cliente.

Crie um fluxograma para verificar em qual momento seus assinantes estão para que você possa compartilhar com eles, via e-mail, os melhores conteúdos que se ajustam na fase em que eles se encontram em seu funil.

Aprenda mais sobre e-mail marketing e newsletters!

18. Planejamento é tudo

Não basta escrever milhares de posts sem um planejamento correto. Produza um calendário editorial, estude palavras-chave relevantes ao seu público-alvo e aprenda a criar conteúdos que sejam direcionados a certas personas.

Sempre tenha um objetivo com seus posts, nunca escreva por escrever.

19. Busque inovar sempre

Blog de sucesso não é receita de bolo, em que os ingredientes precisam ser cuidadosamente pesados e medidos, repetindo sempre os mesmos passos para dar certo.

Fuja da monotonia, do “mais do mesmo”!

Aventure-se no desconhecido, seja criando um podcast, uma série de vídeos, redesenhando o blog…

O importante é manter essa sua vitrine de conteúdo atraente e repleta de novidades.

Pode ser que algumas das ações deem mais resultado do que outras, mas as falhas (desde que controladas e corrigidas) fazem parte de qualquer blog de sucesso.

O pior é deixar de tentar algo novo que pode ser o maior sucesso por simples medo de errar.

20. Estude seus concorrentes

Dificilmente você será o dono de um blog sobre um tema exclusivo. O que quer dizer que você possuirá concorrentes.

Como um bom produtor de conteúdo que se preocupa com seu negócio, sua missão é acompanhar de perto tudo que seus colegas têm produzido. Assuntos, posts, ofertas, anúncios, saber o que e como estão fazendo um bom trabalho pode gerar ideias para seu blog.

Não trate-os como rivais, afinal de contas, um guest post faz bem para qualquer blog e trocar experiências nunca é demais.

21. Nunca pare de estudar

Independentemente de qual seja sua profissão ou ramo de atuação, uma das melhores maneiras de continuar na ativa com qualidade é se atualizando. Para nós que produzimos conteúdo, o aperfeiçoamento pessoal reflete nosso comprometimento com os textos que escrevemos e em outros aspectos envolvidos em uma criação de qualidade. Produtores de conteúdo podem procurar por:

  • Graduações
  • Especializações
  • Cursos presenciais
  • Cursos online
  • Palestras
  • Encontros
  • Congressos

Todo conhecimento é válido e se preparar cada vez mais apenas melhorará a qualidade do seu trabalho.

Bônus: Fazer curadoria de conteúdo é uma outra atividade essencial para quem é dono de um blog. Aprenda mais sobre este conceito neste post.

Agora que você conhece alguns outros pontos que devem ser levados em consideração para ter um blog de sucesso, coloque-os em prática. Ao chegar no final deste post é importante que você tenha tomado consciência que um blog demanda muito mais do que apenas escrever.

Se você dedica uma hora de seu dia para a produção de conteúdo, adicione mais duas horas para preparar os demais pontos que você acaba de aprender. O sucesso de seu blog depende exclusivamente de sua dedicação.

 

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!