Veja como transformar seu blog em uma máquina de gerar leads 2

Veja como transformar seu blog em uma máquina de gerar leads

Você já leu que é importante criar um blog e gerar muito conteúdo de qualidade ele, que precisa postar textos com frequência e divulgá-los para atrair leitores. Mas como fazer com que esses leitores se tornem leads?

Neste post iremos falar de algumas algumas coisas que você pode fazer para que os visitantes do seu blog se tornem leads e você possa começar um trabalho de nutrição ou até mesmo ativar seu departamento de vendas e iniciar uma negociação.

1. Use Call-to-Actions

Para fazer com que seu blog seja uma fonte de leads, uma dos primeiras ações a se tomar é convidar seus leitores a fazer algo ao fim (ou mesmo no meio) de todo texto. Esse convite é o que chamamos de call-to-action. Ao levar o leitor a dar mais um passo, baixando um ebook ou um white paper, você já o estará educando, poderá colocá-lo em um fluxo de nutrição e preparar essa lead para o departamento de vendas.

Esse é um CTA que usamos em nosso texto sobre títulos!

Esse é um CTA que usamos em nosso texto sobre títulos!

Alguns blogs tem aumentos gigantescos na geração de leads somente com essa mudança. O Search Engine Journal obteve um aumento de 212% no número de leads gerados após começarem a usar calls-to-action.

2. Box para assinar a Newsletter

Outra forma de conseguir leads é ter uma newsletter. E para conseguir assinantes para ela, você precisa destacar muito bem as caixas onde eles poderão se cadastrar. Essas caixas precisam ser bem visíveis e chamar a atenção do seu leitor para que ele se atente à existência da sua newsletter.

Dentre os posicionamentos mais comuns, temos a caixa lateral:

O chamativo box para a newsletter do Marketo

O chamativo box para a newsletter do Marketo

Também existem sites que usam pop-ups (que muitas pessoas acham muito irritante). Então ao decidir por usar uma caixa que irá saltar na frente do conteúdo, tenha certeza que seu público não irá se revoltar e passar a ignorar seu blog por isso. Se você quer ter certeza se foi uma boa ideia ou não, verifique sua taxa de rejeição (usando o Analytics). Se ela tiver aumentando, o pop-up pode ser uma das causas.

Outro modo de convidar os leitores a assinar uma newsletter que podemos citar é colocar o box no meio do post. O Viver de Blog faz isso com muita maestria.

O box no meio do texto pode ser uma boa opção, se bem utilizado.

O box no meio do texto pode ser uma boa opção, se bem utilizado.

Assim como os CTAs, também é possível colocar o box no final do texto. Após ler um post que o interessou, o leitor se sentirá mais confiante para assinar sua newsletter e sempre receber o conteúdo que você disponibilizar.

3. Banners

Ao ler “banner” você deve ter pensado imediatamente: Mas não sempre falam que não podemos colocar propagandas em blog? Sim, não devemos colocar textos publicitários ou propagandas em um blog que visa oferecer conteúdo para seus leitores. Mas e se nos banners nos colocarmos materiais gratuitos, como ebooks ou white papers?

O uso de banners que levam para uma página em que os materiais que você produzir estarão disponíveis será uma excelente forma de gerar leads. Como exemplo, olhe nossos banners tanto no topo quanto no fim de todos nossos posts.

E então? Preparado para fazer seu blog gerar muitas leads e aumentar suas vendas? Você já usa alguma destas técnicas ou tem alguma outra que não foi falada aqui? Comente suas experiências e deixe suas dúvidas!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!