Melhores blogs de design

11 melhores blogs de design que você precisa conhecer

Se você acompanha de perto o nosso blog, já sabe: manter-se atualizado e acompanhar as principais novidades do mercado é indispensável para o sucesso qualquer profissional.

É por isso que nós já criamos posts para recomendar os melhores blogs de marketing digitalos melhores blogs de SEO e os blogs de vendas, com dicas que podem te ajudar a se destacar com o seu negócio.

E acompanhar blogs especializados é ainda mais importante para o profissional de Design, que precisa conhecer as tendências da profissão e saber usar as novas ferramentas do mercado.

Pensando nisso, vamos compartilhar alguns dos melhores blogs de design gráfico nacionais e gringos, que podem servir de inspiração e referência para o dia a dia do designer.

Todos os blogs de design desta lista são usados como referência por nós, e acreditamos ser essenciais para qualquer designer gráfico. Vamos lá?

Blogs de design nacionais

⒈ Designerd

O Designerd é um blog que nasceu como um projeto de faculdade e hoje é um dos melhores blogs de design do país.

O blog já recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior, reforçando a sua relevância para qualquer designer que deseja se manter informado.

E, além de notícias e curiosidades sobre o design, no Designerd você poderá encontrar dicas sobre design gráfico e web design, ajudando você no desenvolvimento de qualquer projeto.

Encontrará também uma seção repleta de materiais que podem ser usados como fonte de inspiração — sejam fotografias, ilustrações, campanhas publicitárias e exemplos de tipografia.

E se você ainda não está convencido, o Designerd ainda conta com uma seção criada especialmente para o compartilhamento de ferramentas gratuitas, sugestões de bancos de imagens e várias ferramentas que podem facilitar o trabalho de um designer.

⒉ Sala 7 Design

O Sala 7 Design é outro blog de design nacional bastante popular, criado por designers, publicitários e outros profissionais do mercado criativo.

O blog recebe publicações sobre todo o universo do design, contando com uma seção exclusiva para tratar da arte de uma maneira geraldecoraçãotecnologia e fotografia, com notícias, dicas e curiosidades do mercado.

No Sala 7 Design você ainda poderá encontrar informações sobre os principais eventos de design do Brasil, além de uma seção exclusiva para o compartilhamento de materiais que podem ser usados como fonte de inspiração.

⒊ Design on the Rocks

O Design on the Rocks é um dos blogs de design mais tradicionais do nosso país.

Criado com o objetivo de ser um banco de referências sobre o design e as suas vertentes, o blog é uma ótima fonte de inspiração para qualquer designer que esteja desenvolvendo materiais.

No blog você ainda poderá encontrar uma seção criada exclusivamente para o compartilhamento de dicas e tutoriais diversos, ensinando desde a modelação de materiais em 3D até a criação de esculturas no Photoshop.

E um dos diferenciais do Design on the Rocks está na atenção que ele dá ao design de produto, que mostra exemplos criativos de design que vão além da criação de embalagens, mas que podem melhorar a experiência e agregar valor aos produtos.

⒋ Brainstorm 9

Apesar de não ser um blog que trate exclusivamente sobre design, o Brainstorm 9 é indispensável para qualquer profissional que trabalhe com comunicação e o desenvolvimento de peças publicitárias.

No ar há mais de 15 anos, o B9 conta com seções que tratam sobre gamescinemamúsicafotografiamídias sociais e negócios — tudo sob a ótica dos profissionais de comunicação.

Em sua seção sobre o design, o Brainstorm 9 compartilha notícias importantes, estudos de caso e algumas soluções inteligentes em campanhas publicitárias e galerias de arte.

E um diferenciais do Brainstorm 9 são os seus podcasts, que tratam de maneira bem-humorada os desafios da profissão, as novidades do mercado e os detalhes sobre a cultura pop no geral.

⒌ Designers Brasileiros

Como próprio nome sugere, o Designers Brasileiros é um blog que discute sobre os principais problemas enfrentados no dia a dia dos profissionais de nosso país.

Não por acaso, já esteve na lista dos principais blogs do Brasil em 3 oportunidades, uma prova da qualidade de seu conteúdo e da relevância para qualquer profissional de design.

E um dos grandes diferenciais do Designers Brasileiros é a variedade de tópicos discutidas no blog, incluindo o design de gamesdesign automotivodesign de interioresdesign gráficodesign de embalagens e muitos outros.

O blog conta também com uma seção dedicada à tecnologia, cada vez mais importante para o trabalho dos designers.

⒍ Criatives

O Criatives é um blog que trata sobre arte, design inspiração e criatividade com uma linguagem simples e fácil de compreender. Isso faz deste blog uma ótima opção para quem já trabalha com design mas ainda não domina todos os detalhes da profissão.

No Criatives, você vai encontrar análises de campanhas promocionaisdicas para a manipulação de imagens digitaisfotografiasarquitetura e uma série de outros tópicos relacionados ao design.

E, além de compartilhar conteúdo que pode servir de inspiração para a criação de campanhas promocionais, o Criatives também compartilha uma série de cursos e materiais gratuitos que podem te ajudar a ampliar os seus conhecimentos sobre design, criação de marca e empreendedorismo.

E, como o próprio nome do blog sugere, o Criatives possui uma série de posts que tratam sobre criatividade e inovação, conteúdos que podem servir como uma ótima fonte de inspiração.

Blogs de design internacionais

⒎ Designboom

O Designboom é um dos blogs de design mais lidos do mundo.

Criado em 1999, o blog tem o objetivo de compartilhar as últimas notícias relacionadas ao designarquiteturatecnologiadecoração e a arte, apresentando em detalhes os melhores projetos e explicando a concepção e a aplicação de cada um deles.

O blog é, sem dúvidas, um dos melhores locais onde o profissional de design poderá encontrar informações sobre as tendências e as novidades na área de design.

No Designboom, você poderá achar mais de 450 mil posts com curiosidadesentrevistasanálises e todo tipo de conteúdo que poderá ser usado como inspiração nos trabalhos de qualquer designer.

⒏ Abduzeedo

O Abduzeedo é um blog criado pelo designer brasileiro Fabio Sasso e hoje é um dos principais blogs de design de todo o mundo.

O blog é uma excelente fonte de inspiração para os designers, pois conta com diversos materiais para dar ideias para o desenvolvimento de peças publicitárias, sites e outros materiais.

E, assim como em outros sites que listamos neste post, no Abduzeedo você também poderá encontrar ferramentas gratuitastemplates e tutoriais completos que podem ajudar você a criar campanhas ainda mais eficientes para a sua empresa.

⒐ Designmodo

O Designmodo é um blog muito útil para os profissionais que trabalham na criação de sites, blogs e outros materiais digitais.

Possui uma seção exclusiva para dicas do WordPress, onde compartilha tutoriaistemas e até mesmo plugins que podem ajudar no desenvolvimento de blogs mais bonitos e interativos.

A sua página de tutoriais é ainda mais completa que dos outros blogs que listamos neste post, indo além das dicas para usar o Photoshop e Illustrator, ensinando boas práticas para o uso do HTMLCSS3Bootstrap e tudo o que for necessário para um bom material digital.

E um dos diferenciais do Designmodo são o seu repositório de fontes, ícones e templates gratuitos, ajudando no desenvolvimento de sites mais bonitos, interativos e eficientes.

⒑ Creative Review

O Creative Review é, sem dúvidas, um dos blogs de design mais importantes e que merecia estar nesta lista só por ser a versão online de uma das revistas mais tradicionais do mundo, fundada em 1981.

No blog do Creative Review você vai encontrar as últimas notícias do mercado criativo, análises aprofundadas e discussões sobre o mundo do design, publicidade criativa e a influência da cultura pop nas produções digitais.

Além disso você terá acesso a seções que discutem as mais diversas áreas do design, como as mídias sociaispropagandamídias digitaisfotografia e uma série de outros tópicos que tenham relação com o design.

A publicação ainda organiza uma série de concursos que avaliam as melhores campanhas do ano, com uma análise detalhada de cada concorrente aos prêmios. Uma ótima fonte de inspiração no desenvolvimento de campanhas promocionais.

⒒ How Design

Assim como o Creative Review, o How Design surgiu na década de 1980 como uma revista que apresentava informações de negóciodicas de tecnologiaestudos de caso e outras discussões importantes sobre o mercado criativo.

E, em seu blog, eles exploram os mesmos temas que transformaram a revista em uma das maiores publicações de design do mundo, compartilhando dicas para o desenvolvimento de projetos e para a criação de peças atraentes.

O How conta ainda com um podcast semanal, que trata sobre assuntos que fazem parte do dia a dia dos profissionais de design.

No blog você também poderá encontrar uma série de materiais gratuitos que poderão ajudar você no desenvolvimento de peças promocionais e campanhas de marketing.

Agora que você já conhece os melhores blogs de design nacionais e gringos que podem ajudar você a se manter atualizado, leia este post, no qual ensinamos quais são os 9 princípios básicos do web design responsivo e como eles podem ajudar você a construir um site eficiente.

  • Sebastian Konigs

    Eu gosto muito da OMB100 http://www.portalomb100brasil.com.br fácil para criar os sites, blogs e ainda tem a ferramentas de email marketing, criador de videos animados e mokups, e muito mais ….recomendo.