computador e mesa

Conheça os elementos de um bom blog design

Desenvolver um bom blog design não é fácil.

Com o avanço da Internet 2.0 e os novos hábitos “internéticos” da população, é preciso estar em sintonia com a dinâmica de utilização da rede pelos seus usuários.

Mas como dosar conceitos como disposição do conteúdo na tela, CTR, compartilhamento em redes sociais e ainda conseguir engajar o leitor no seu texto?

A verdade é que, apesar de não existir uma fórmula universal para trabalhar com blog design, existem algumas tendências e diretrizes que podem guiar o seu trabalho. Conheça formas de otimizar os principais elementos de um bom blog design:

Dicas de otimização de layout para blog design

O layout da sua página, seja um blog ou um site, é de extrema importância, já que ele pode ser entendido como o “rosto” dessa página. E, apesar da máxima de não se dever julgar um livro pela capa, esse julgamento acontece o tempo todo e pode prejudicar o seu trabalho.

Existem algumas diretrizes para desenvolver seu layout que comprovadamente melhoram os resultados da maneira como o seu conteúdo é apresentado para o seu público:

Use Snippets na sua homepage

Snippets são como pequenos blocos de códigos pré-programados. No seu layout, Snippets podem ajudar a evitar conteúdo duplicado na sua homepage e também são muito úteis no direcionamento da atenção das pessoas (em média, a atenção das pessoas na internet costuma durar apenas 8 segundos) para o seu conteúdo.

Menu lateral na direita, conteúdo na esquerda

O formato mais comum de blog design utilizado na internet hoje é o conteúdo disposto no lado esquerdo da zona disponível para ser ocupada na tela e um menu lateral (ou uma barra lateral com qualquer outro conteúdo) no lado direito.

Esse é o formato mais efetivo, já que o contrário vai diminuir entre 15 e 25% o número de pessoas que leem seu conteúdo.

Use imagens nos previews dos posts e limite os “trechos” para no máximo 20 posts

Na hora de organizar os seus posts na homepage, limite os posts com preview para no máximo 20 posts e no mínimo 5 – mas sempre coloque imagens em todos. Isso ajuda a aumentar em 37% o CTR (o índice que mede a quantidade de cliques em algo em relação às vezes em que esse material foi visualizado).

Layout centrado e com largura entre 951px até 100px

Cerca de 94% dos sites na internet têm seu conteúdo centralizado na tela e 56% do total de páginas mantêm a sua largura entre os 951px e os 1000px.

Faça um site responsivo

Atualmente, cerca de 60% do tempo em que as pessoas ficam na internet é gasto em dispositivos móveis.

Portanto, garanta que seu site tenha um layout responsivo, capaz de se ajustar satisfatoriamente a diferentes plataformas e modos de exibição.

Otimizando elementos de redes sociais no seu blog design

Além da busca orgânica no Google, as redes sociais representam a grande via de tráfego na rede, direcionando pessoas para conteúdos que sejam interessantes e interativos.

Para que a sua página possa se aproveitar de redes sociais para atrair visitantes, é preciso instalar os botões de compartilhamento de conteúdo em redes sociais – essa ligação entre sua página e sites, como Facebook ou Twitter – pode aumentar o seu tráfego em até 27%.

A grande sacada na hora de escolher os botões que estarão ao lado do seu conteúdo para que ele possa ser compartilhado é que, na maioria das vezes, menos é mais.

Ao invés de colocar botões para compartilhamento em todas as redes sociais possíveis, limite o número de opções de compartilhamento para apenas três redes sociais, já que muitas opções diminuem os cliques.

Otimizar a fonte do seu texto pode melhorar seu blog design

A fonte utilizada na sua página é a principal maneira de vestir o seu conteúdo e, apesar de muito negligenciada, ela é de vital importância na hora de passar sua mensagem e engajar seus leitores.

Por exemplo, você sabia que o tamanho da sua fonte pode influenciar no tempo em que seus leitores permanecem na sua página?

Testes concluíram que o tamanho da fonte numa página na internet não pode ser menor que 11 pontos.

Um teste simples, realizado em 13 sites diferentes, mostrou como o simples aumento da fonte pode aumentar o tempo de permanência dos leitores na página. Confira os resultados:

  • As páginas começaram a publicar seus conteúdos com uma fonte tamanho 8.
  • Ao mudar para o tamanho 9, o tempo de permanência nas páginas aumentou, eu média, 13 segundos.
  • Para o tamanho 10, o aumento foi de mais 8 segundos.
  • Para o tamanho 11, o aumento foi de mais 6 segundos.

Ou seja, o aumento no tamanho da fonte de 8 pontos para 11 pontos resultou num aumento de 27 segundos no tempo de permanência dos leitores na página.

E qual tamanho de fonte devemos utilizar no corpo do conteúdo? É assim que os principais sites da internet são divididos em termos de tamanho de fonte:

  • 34% usam fonte tamanho 12 pontos.
  • 30% usam fonte tamanho 13 pontos.
  • 14% usam fonte tamanho 14 pontos.

A escolha final é sua, mas deverá permanecer neste espaço de 12 a 14 pontos.

Para os títulos dos seus posts e manchetes, as famosas headlines, a fonte não pode ser a mesma do conteúdo – afinal, os títulos merecem mais destaque e chamam mais atenção do seu público.

O que funciona melhor para títulos é escolher uma fonte entre os 17 e os 25 pontos. Abaixo, mostramos como os principais sites da internet se dividem nessa classificação:

  • 24% utilizam títulos com fontes entre os 20 e os 22 pontos.
  • 22% dos sites utilizam títulos com fontes entre os 23 e 25 pontos.
  • 22% utilizam fontes entre os 17 e 19 pontos.

Uma grande dúvida na hora da escolha da fonte que será utilizada no corpo do texto é se ela deve ser com ou sem serifa. Serifa são pequenas estruturas retas nas extremidades de cada letra num certo tipo de fonte, que dão um aspecto mais formal para os textos.

Dos 50 blogs mais acessados do mundo, a maioria esmagadora prefere as fontes sem serifa. Confira como fica a divisão:

  • 34% dos blogs mais acessados utilizam Verdana.
  • 24% dos blogs mais visitados usam a fonte Lucida Grande.
  • 18% dos principais blogs do mundo preferem a tradicional Arial.
  • 14% dos blogs mais acessados ficam com a Georgia (serif), a versão serifada da fonte Georgia.

Na hora de optar pela fonte da manchete ou do título, há uma clara preferência por duas fontes, com cerca de 52% dos principais blogs do mundo utilizando ou Arial ou Georgia.

Dicas para otimizar seu blog design em relação às cores e design utilizados

A combinação de cores mais utilizada para otimizar o seu conteúdo na sua página é o bom e velho preto no branco. Ou mais precisamente: texto em tons escuros e o fundo em cores claras.

Esse contraste entre um tom escuro como texto e um tom claro como fundo é utilizado em 98% dos principais blogs do mundo, permitindo que os leitores foquem adequadamente no conteúdo publicado.

Outra dica importante é a utilização de espaços em branco dentro do blog design. Essa formatação mais clean e elegante aumenta a compreensão do leitor em cerca de 20%, segundo estudo.

Dicas de blog design para aumentar a assinatura na sua lista de e-mails

Criar uma lista de e-mails é uma ótima maneira de fazer marketing e direcionar tráfego para o seu blog.

Afinal, permite que você possa entrar em contato direto com os seus leitores e direcioná-los para a sua página, diminuindo a taxa de perda de leitores costumeiros e também podendo até mesmo angariar novos.

Uma dica sensacional para o aumento de assinaturas na sua lista é solicitar apenas o e-mail do leitor.

Pedir apenas o e-mail costuma ter um sucesso 10% maior que um cadastro que peça e-mail e outros dados, como nome.

Outra dica para esse trabalho de construção de lista de e-mails é um pop-up de saída. Segundo o Social Media Examiner, esse tipo de iniciativa aumenta em até 70% as assinaturas na sua lista de e-mails.

Viu como não é difícil montar o seu blog design para otimizar a apresentação do seu conteúdo e engajar os seus leitores?

Não se esqueça de deixar um comentário neste post se tiver dúvidas sobre blog design ou tiver dicas para compartilhar com a gente. Os dados citados neste texto são desse infográfico.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!