mulher dando um treinamento

Treinamentos e cursos para formar um bom profissional de marketing de conteúdo

Desenvolver novas habilidades é sempre importante para se tornar um profissional mais completo.

Em uma área dinâmica, como o marketing e tecnologia, essa atualização é essencial para acompanhar o mercado, conseguir atuar de maneira efetiva e melhorar resultados.

Por isso, é um diferencial entender que treinamento e desenvolvimento devem estar no radar de qualquer profissional que deseja crescer e superar desafios.

Mas como escolher os melhores treinamentos e cursos? É melhor focar em ferramentas ou em desenvolvimento de conceitos?

Como definir um foco em um setor amplo e ainda pouco conhecido em negócios tradicionais? Acompanhe a seguir algumas ideias e percepções voltadas para o marketing de conteúdo e como se destacar profissionalmente.

A importância do treinamento de equipes

No Brasil, os empregados realizam apenas 16h de treinamento por ano, de acordo com pesquisa publicada no último ano pela ABTD, contra 31 horas nos Estados Unidos.

Essa diferença também reflete a diferença de investimentos, mas os empresários em nosso país já estão percebendo essa necessidade e estão buscando ações que envolvam valorização de pessoal e aprimoramento técnico.

Efetividade no processo de avaliação de desempenho, melhoria do clima organizacional, aumento de produtividade e atendimento de normas estão entre os principais indicadores de efetividade de treinamentos percebidos na mesma pesquisa.

Um bom produto ou serviço não terá bons resultados se não for devidamente apresentado e as pessoas são parte essencial nesse processo.

Estar preparado para desafios, crescimento e conhecer bem a área é resultado do investimento em treinamento de profissionais. Descobrir potenciais e torná-los aplicáveis à realidade e ao cotidiano de um trabalho é uma conquista compartilhada entre empresa e o profissional, mas se o incentivo ao desenvolvimento faz parte da cultura corporativa todo o processo flui com mais facilidade.

Por isso é interessante que os treinamentos estejam alinhados aos princípios da empresa e como ela é e quer ser percebida interna e externamente.

Envolver os profissionais em processos que deixam todos os funcionários cientes dos processos técnicos ou que consigam mostrar pequenos detalhes de personalidade, como incentivar a criatividade, o estudo de idiomas ou o bem estar podem ser opções interessantes para envolver equipes.

Levando em consideração o universo do marketing, além de treinamentos técnicos específicos e direcionados, integrar os diferentes times aos processos de criação e divulgação de conteúdo, como utilizar os materiais em seu cotidiano e o envolvimento de pessoas de setores não ligados diretamente ao marketing e vendas na sugestão de pautas e feedbacks pode ser muito mais produtivo se for criado um valor em torno das iniciativas.

Recomendar cursos sobre tendências e deixar claro que o bom uso das redes sociais pode ser um meio de criar e fortalecer networkings positivos para o desenvolvimento da empresa e do profissional, por exemplo.

Desenvolver o time e conquistar melhores resultados

Treinamentos em liderança, por exemplo, são muito interessantes para preparar progressão de carreiras e gestão de equipes, assim como os de inovação podem ser a base para gestão da mudança, processos ou negociação.

Mas além de temas globais, é interessante avaliar as necessidades de cada time, criando treinamentos específicos para vendas, atendimento ao cliente, operação técnica, entre outros.

Mas o interessante para a empresa não é apenas entender e contabilizar monetariamente o sucesso dos cursos: é preciso entregar resultados compatíveis com os objetivos da empresa a curto e longo prazo, como redução de custos, agilidade nos processos ou criação de novos projetos rentáveis.

Diferenciais de um profissional de marketing de conteúdo

E para um profissional de marketing de conteúdo?

O que é importante e que será um diferencial de mercado?

Ferramentas mudam a cada dia e você precisa entender um pouco de cada uma, mas não deixe os grandes conceitos que fazem com que aquele conteúdo seja interessante para suas personas se percam a cada nova rede social ou maneira de publicar e mensurar.

E, seja para uma grande empresa, pequeno negócio agência ou startup, entender bem do assunto e estar integrado às possibilidades técnicas e estratégicas do mercado importa muito.

Estudar as grandes referências e conquistar um certificado renomado são bons pontos de partida.

Entender como as empresas funcionam, conhecer cases de sucesso e pesquisar como detalhes podem ser fonte de sucesso de algumas iniciativas são fruto da curiosidade e vontade constante de se aprimorar que devem fazer parte do DNA do profissional.

Participar de treinamentos de redação podem melhorar o seu texto e mudar a maneira como é percebido dentro da empresa, assim como estudar fundamentos de design pode melhorar a sua avaliação de detalhes visuais do trabalho.

Mesmo podendo não ser diretamente ligado à sua atuação, é interessante conhecer um pouco da parte técnica, como SEO, da estratégia de divulgação e captura de leads, e de como o seu conteúdo será inserido na estratégia de inbound marketing.

O conhecimento desse profissional precisa ser repleto de referências nacionais e internacionais, visitando periodicamente sites e blogs atualizados sobre o mercado, lançamentos e como os processos estão sendo revistos.

Entender o produto de sua empresa e como cada tipo de conteúdo pode ser percebido, produzido e o impacto que as novas estratégias podem possuir precisa estar em suas prioridades.

Você já está em dia com as possibilidades de videomarketing ou já está avaliando possibilidades exclusivas para seus leads capturados via mobile?

Seja um profissional mais completo

Todo o desenvolvimento precisa ser baseado em seus desejos, metas e objetivos.

Muitos profissionais e algumas empresas investem também em modalidades de coaching para que o embasamento de seu treinamento seja mais efetivo.

Um bom coaching de carreira pode deixar claro pontos que podem ser trabalhados para que suas escolhas sejam efetivas e alinhadas a um objetivo de vida, superando desafios e ampliando seu autoconhecimento.

Já o coaching pessoal é focado na apresentação do indivíduo, melhorando sua maneira de falar, superação de barreiras interpessoais e na possibilidade de se comunicar melhor.

Participar desse tipo de processo é muito interessante para que o indivíduo entenda suas limitações e méritos, dando ênfase para o seu interesse em desenvolvimento e na busca pela excelência pessoal.

Vá além do marketing e saiba um pouco de tudo

É extremamente gratificante estar entre profissionais da mesma área e trocar ideias sobre o cotidiano, boas práticas e afins. Apresentar novidades do mercado para interessados de outros setores é interessante e pode demonstrar como o seu aprendizado está sendo efetivo.

Mas como você dialoga quando precisa conquistar um cliente, manter uma conversa interessante com um gestor de outra área ou se envolver em um processo mais global de conhecimento?

A menos que você viva em uma bolha com apenas pessoas envolvidas com marketing, tecnologia e o mercado digital, não deixe de complementar seu conteúdo pessoal (na verdade é fazer isso até mesmo dentro da sua bolha: só falar de trabalho pode fazer você parecer chato e repetitivo. Pode amar o trabalho, mas não deixe que ele tome conta de tudo que faz!).

Busque conhecimentos que podem valorizar o seu aprendizado, como o estudo de idiomas, ou que estabelecem uma relação com grupos diferentes, como um hobby ou esporte, além de conhecimento que pode determinar o seu crescimento profissional, entendendo um pouco melhor o universo da gestão, finanças e posicionamento pessoal.

Existem diversas possibilidades de MOOC disponíveis, cursos livres  e gratuitos oferecidos em ambientes virtuais envolvendo diversas instituições de ensino pelo mundo.

 Você pode ser muito mais efetivo em seu trabalho se for uma pessoa que complementa o conteúdo técnico com outras possibilidades.

Se a sua empresa quer conquistar profissionais melhores e especializar os que já tem, é preciso investir em cursos e treinamentos.

E se você quer ser um profissional de marketing de conteúdo diferenciado, ler esse post já é um bom começo.

Pergunte, não tenha medo de entrar em contato com as referências do mercado, continue pesquisando e não perder a vontade de seguir aprendendo! Tem mais alguma dica? Compartilhe nos comentários!

Esse post foi escrito por Lígia Braga, da Smartalk. 

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!