[FERRAMENTA GRATUITA] Calculadora de Margem de Lucro para Agências Digitais

Este post e a Calculadora de Margem de Lucro para Agências Digitais são versões traduzidas e adaptadas de conteúdos produzidos pela Agência Lemonade Stand. Eles podem ser acessados em: Ultimate Profit Calculator for Internet Marketing Agencies.

 

Conhecer a margem de lucro é essencial para avaliar a saúde financeira de qualquer negócio.

O problema é: fazer esse cálculo e entender o retorno que cada um dos clientes da sua agência traz podem ser tarefas bem difíceis.

Para facilitar esse processo, estamos lançando a Calculadora de Margem de Lucro para Agências Digitais. Com ela, você poderá facilmente:

  • Calcular seu lucro/prejuízo;
  • Calcular a margem de lucro para cada cliente;
  • Entender quais clientes trazem maior retorno para sua agência;
  • Verificar quais clientes drenam a maior parte dos seus recursos;
  • Avaliar se preços atribuídos para cada serviço oferecido trarão os lucros necessários – ou se é necessário modificá-los;
  • Descobrir em quanto os salários dos seus funcionários afeta a margem de lucro por cliente;
  • Calcular o quanto sua agência recebe por cada um dos meus serviços;
  • Verificar quais vendedores apresentam os melhores resultados;
  • Calcular o lucro líquido da sua agência;
  • E muito mais…

 

Além de todas essas possibilidades que a calculadora oferece, você ainda poderá utilizá-la para manter um registro e acompanhar seus clientes, gerentes de conta e vendedores.

Se você já quiser acessá-la, é só clicar aqui. Mas caso queira entender melhor o seu funcionamento, aqui estão algumas dicas de como utilizar cada uma das planilhas que a ferramenta possui.

Início

A planilha “Início” é essencial.

Além de apresentar direcionamentos básicos para o uso a calculadora, ela contém células que devem ser preenchidas para garantir o funcionamento de toda a calculadora.

Assim, ao acessá-la fique atento aos seguintes itens:

  • Legenda para identificação das cores das células e seu respectivo propósito;
  • Seção para acrescentar os níveis de custo médio por hora com salários. Caso sua agência seja individual, ou a média de salários seja equivalente entre os funcionários, defina apenas o valor da célula “padrão”;
  • Seção para acrescentar dados essenciais ao funcionamento da planilha, como gastos com aluguel, equipamentos, software e outras despesas.

Clientes recorrentes

Se a sua agência oferece serviços recorrentes – como de SEO – essa planilha é importantíssima para você.

A partir dela, você poderá calcular o lucro líquido – mensal e anual – que cada um desses clientes proporciona à sua agência, além de descobrir quais clientes drenam a maior parte dos seus recursos.

Para usar essa planilha, preencha o máximo de células possível. Cada uma delas será utilizada para calcular os lucros e prejuízos por cliente.

Clientes PPC

Na planilha “Clientes PPC”, você pode calcular o lucro obtido mês a mês ou selecionar “Em Andamento” para encontrar o lucro líquido anual de um cliente.

Essa opção pode ser útil no caso de clientes que apresentam gastos mensais fixos com anúncios.

Caso algum deles suspenda os pagamentos, selecione “Inativo”

Além disso, essa planilha apresenta 3 tipos de taxas. Preencha os valores de acordo com aquela(s) que sua agência adota:

  • Porcentagem: calculada sobre o total investido em anúncios pelo cliente;
  • Taxa fixa: utilizada nos casos em que uma quantia fixa é definida, independente do total investido ou recebido pelo cliente;
  • Taxa de comissão: utilizada nos casos em que calcula-se uma porcentagem sobre a receita gerada pela campanha

Projetos de curta duração

Receber por projetos de curta duração pode ser extremamente simples: você determina uma taxa para o serviço e o cliente te paga de forma antecipada, certo?

Infelizmente, isso nem sempre ocorre dessa forma e as tarefas de calcular quantos pagamentos sua agência está recebendo, qual a receita esperada, o quanto os clientes te devem e como tudo isso impacta no seu lucro líquido podem se tornar complexas.

E é aí que esta ferramenta entra, para facilitar estes processos.

Para avaliar os retornos de projetos de curta duração, você deve começar pela receita bruta esperada para o projeto.

Caso a cobrança seja feita por hora e, por isso, ainda não exista um valor definido, esse campo só deve ser preenchido após o encerramento do serviço.

Nessa planilha, existem duas seções azuis separadas por uma linha laranja.

A seção da esquerda deve ser preenchida com as horas e gastos que você já despendeu no projeto, enquanto a da direita deve ser completada com a projeção total de gastos até a sua finalização.

A partir destes dados, a planilha estimará o lucro líquido e a margem de lucro, além de calcular, na aba de “Resultado Final”, os prejuízos e lucros totais dos projetos de curta duração.

Resultado final

Depois de acrescentar todos os dados nas 4 primeiras planilhas, chegou a hora de avaliar os lucros e prejuízos na planilha “Resultado Final”.

A primeira metade dessa planilha apresenta os lucros, prejuízos e a margem para o mês atual, incluindo todos os clientes recorrentes, os clientes PPC e os projetos de curta duração que deram L&P no mês corrente.

A segunda metade dessa planilha é bem semelhante à primeira, exceto pelo fato de permitir que você defina um intervalo de datas para calcular os lucros, prejuízos e a margem obtidos em um determinado período.

A única limitação que essa personalização de datas traz é o fato de não ser possível possível incluir os lucros e prejuízos de clientes recorrentes ou clientes PPC em andamento.

Isso ocorre porque ambos são utilizados para calcular apenas o lucro do mês corrente, e não para um período de tempo específico.

Dados

Essa planilha tem a função exclusiva de fornecer os dados necessários ao cálculo de L&P na aba “Resultado final” e, por isso, você pode ignorá-la completamente (a não ser que você seja apaixonado por planilhas e queira se perder no meio de anos e anos de dados).

Apesar de ela poder ser ignorada, não delete-a.

Ela é essencial para o funcionamento da calculadora – assim como todas as outras planilhas.

Observações finais

Caso você tenha dúvidas em relação ao preenchimento – e isso vale para todas as planilhas da calculadora – passe o mouse nas células que contêm triângulos pretos para ver mais informações.

Esperamos que essa ferramenta te ajude a calcular, com mais eficiência, os lucros e prejuízos da sua agência, além de avaliar o impacto de cada um dos seus clientes nos resultados.

Depois de utilizá-la, conte para gente nos comentários o que achou!

CTA-calculadora-de-margem

 
Autor(a)

Escrito por: Juliana Ribas Analista de marketing na Rock Content. Apaixonada por marketing digital, séries, futebol e chocolate.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!