Aprenda a montar uma rotina infalível de criação e promoção de conteúdo

Aprenda a montar uma rotina infalível de criação e promoção de conteúdo

Um departamento de Marketing organizado é melhor para produzir, para lançar materiais e evitar o caos no meio de tantos problemas que surgem ao longo do dia. Sabemos que pensar como fazer isso é bastante chato! Por isso a Rock Content ajuda você e lança um guia exclusivo para saber exatamente como manter seu departamento sob controle!

Calendário Editorial

Para fazer seu blog funcionar como uma máquina geradora de leads, é super importante ter organização e saber exatamente quando publicar o material certo. Para não ficar perdido dentro de seus próprios conteúdos, é importante planejar o mês com antecedência.

O calendário editorial é a principal ferramenta para se manter a rotina de postagens organizada. Blog posts, materiais ricos (ebooks), webinars e quaisquer outras estratégias que sejam definidas para o mês estarão detalhadas no calendário. Assim, a equipe de Marketing sempre está ciente da programação com antecedência.

O calendário editorial da Rock está na Hubspot. Nas empresas, ele pode estar em uma parede, em um documento compartilhado, ou de qualquer forma que todos do Marketing – e por que não da empresa inteira? – possam ter acesso.

Nosso calendário é fechado dia 21. Isso significa que nesse dia fazemos uma reunião para decidirmos tudo que sairá do dia primeiro até o fim do próximo mês. Mas antes, já sabemos algumas datas básicas.

Confecção do calendário editorial

A reunião realizada para definir o calendário editorial acontece no final de cada mês. Para planejar as estratégias que serão adotadas nos próximos 30 dias, a equipe de marketing define alguns pontos que guiarão as publicações do período.

Caso seja um mês especial com uma data relevante ou a equipe ache interessante, nesta reunião pode ser definido um assunto especial que norteará as publicações das próximas semanas. Por exemplo um mês dedicado ao e-commerce, onde posts, webinars e ebooks produzidos serão sobre o tema.

Durante o encontro também serão definidos os guest posts, ebooks e webinars, que serão produzidos no mês.

Datas básicas pré-estabelecidas

Como regra, essas datas devem estar marcadas no nosso calendário:

  • Regra Geral: Um material rico ou webinar por semana.
  • Primeira e terceira semana: Necessariamente um ebook.
  • Segunda e quarta semanas: Sai um material rico decidido na reunião editorial.
  • Terceira semana: Um infográfico.
  • Newsletter: Em uma quarta-feira, próximo ao dia 25.
  • Guest post: Um por semana no mínimo.
  • Um relatório de Marketing é feito ao final de cada mês para analisar os resultados daquele calendário editorial.

Sabendo essas regras, passamos para a reunião do Calendário Editorial.

Promoção de conteúdo:

Uma vez definidos os conteúdos principais é importante também inserir no calendário as programações de divulgação de cada um deles:

  • Twitter: recomendamos que cada artigo seja divulgado três vezes por semana no mês de lançamento.
  • Facebook: Uma vez por semana no primeiro mês.

Com o tempo, o artigo fica mais antigo e pode-se diminuir a frequência de promoção. Exemplo: No segundo mês, um Tweet por semana e duas vezes no Facebook, dia 15 e dia 30.

Analise o sucesso do post: quanto melhor e mais acessado, mais a promoção deve continuar. Com o tempo, é melhor deixá-lo um pouco de lado e divulgar novos artigos.

Com o Calendário Editorial pronto nossos trabalhos se tornam bem mais simples e rápidos! Quer deixar seu departamento de marketing ainda mais eficiente? Confira nossos Checklists para lançamento de Ebook, Webinar e Blog Post!

marketing de conteúdo

 

 
Autor(a)

Escrito por: Barbara Legnani



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!