Como começar e criar sua primeira campanha no Google Adwords 1

Como começar e criar sua primeira campanha no Google Adwords

Você construiu seu website e ninguém veio visitá-lo?

A solução mais simples para mudar essa situação é: inicie imediatamente uma campanha publicitária usando o Google AdWords. Este até pode ser um sistema complexo oferecido pela gigante da Internet, mas não é nada difícil começar a usá-lo.

Ainda que sua empresa tenha um orçamento baixo, vale muito a pena tentar o serviço para gerar tráfego para seu website. Que tal descobrir como usar o Google AdWord em questão de minutos e aumentar sua presença on-line?

Configurando sua conta

A primeira coisa a se fazer para usar a ferramenta é configurar uma conta no Google.

Porém, não é necessário ter uma conta de usuário padrão do Google. Depois de clicar em “Começar agora” na página do Google AdWords, você terá a opção de usar uma conta regular ou configurar uma exclusivamente para sua publicidade.

Haverá ainda a indicação de um número para fazer uma chamada e receber suporte gratuito para montar a sua campanha (que aqui no Brasil é: 0800-724-6650).

Os procedimentos são bastante simples e autoexplicativos: basta ter um cartão de crédito válido para pagar por seus anúncios. Depois de verificar a sua conta, você está pronto para começar a criar seu anúncio.

campanha no google adwords

Iniciando uma Campanha no Google Adwords

A taxonomia do Google para o AdWords pode não ser óbvia para usuários de primeira viagem, então aqui vai a coisa fundamental a se conhecer: os anúncios são segregados em campanhas, cada uma das quais pode trazer vários grupos de anúncios (AdGroups).

E cada grupo de anúncios pode conter várias palavras-chave e vários anúncios. Em geral, é conveniente conservar um número pequeno de grupos de anúncios, na maior parte das vezes apenas um por campanha. Todavia, se você deseja executar vários anúncios para experimentar distintas frases ou palavras-chave, use vários grupos de anúncios.

Comece acessando a guia “Campanha”, e clique no botão “Criar sua primeira campanha”.

Você vai escolher se quer direcionar seus anúncios para a “Rede de Pesquisa” (ou seja, para os usuários que buscam diretamente pelo Google), para a “Rede de Display” (ou melhor, para os usuários que usam AdSense em seus websites), ou para ambas as redes.

A última alternativa oferece a maior exposição, mas a opção de “Rede de Pesquisa” por si só, sem dúvida, pode orientar melhor os usuários da busca ativa para suas palavras-chave.

Na tela seguinte, nomeie sua campanha e preste atenção a certas definições importantes. Na seção “Aparelhos”, indique se quer anunciar em dispositivos móveis, além dos computadores pessoais (PCs). A seção “Locais” permite alvejar certas nacionalidades, para incluir ou excluir os países ou cidades.

Na parte inferior da tela você encontrará a seção “Extensões de anúncio”, um recurso opcional para incluir informações comerciais relevantes em seus anúncios, como número de telefone, o endereço, entre outras informações. Na maior parte das vezes, essas inclusões são feitas sem qualquer custo adicional.

campanha no google adwords

Definindo seu orçamento

Perto do final da tela de início da nova campanha, você vai configurar seu orçamento, na seção de “Estratégia de lances”.

Esta é, sem dúvida, uma das etapas mais difíceis de usar com êxito o recurso do AdWords. Deve-se ficar atento para o seguinte: o orçamento para uma campanha tem dois componentes, o lance e o orçamento global por dia.

A espécie de lance escolhido vai possibilitar o pagamento da campanha por clique (CPC, ou custo por clique), impressão (CPM, ou custo por mil impressões) ou conversão (CPA, ou custo por aquisição).

O valor do lance, em reais, significa o valor máximo que você deseja pagar e influencia a classificação do anúncio. O que deve ser feito é pautar-se pelos objetivos de campanha e o quanto tem para bancar a sua campanha.

Faça um cálculo mensal do orçamento e divida por 30 (dias), e vai-se chegar ao valor máximo a ser pago por dia. Em uma campanha CPC, por exemplo, depois de receber cliques suficientes para bater o orçamento que escolheu para o dia, o Google não exibirá mais o seu anúncio até o dia seguinte. Essas indicações podem ser mudadas quando você quiser.

campanha no google adwords

Escrevendo o seu anúncio

Definido o seu orçamento, é hora de escrever seu anúncio.

É importante não reproduzir ideias e frases de anúncios de outras empresas, a fim de não ter problemas com direitos autorais. De toda maneira, você terá muito espaço para trabalhar, e poderá experimentar distintos conteúdos e textos descritivos.

Crie uma manchete de até 35 caracteres, acompanhada de duas linhas de descrição de 35 caracteres cada, e depois seu endereço on-line. Embale estas linhas com o seu melhor discurso de vendas, e certifique-se que você escreveu tudo pensando em como atingir seu leitor-consumidor.

Coloque ofertas do tipo “Compre um, leve outro de graça”, descontos e apelos à ação (“Compre agora!”). Tudo isso tende a funcionar muito bem. Lembre-se, porém, que o Google aprova e ativamente policia os anúncios, então não tente inventar práticas que sejam duvidosas.

Abaixo do anúncio em si, você irá definir suas palavras-chave. Mais uma vez, este é um tema complexo e que se abre para várias análises.

Em geral, as empresas preferem manter o foco nas mesmas palavras-chave que usam no SEO de seu website. Portanto, as regras para melhor aproveitamento são semelhantes aqui também: quanto mais comum a frase ou termo, maior será o tráfego e, com isso, maior também será a concorrência para essa busca.

Os termos de pesquisa mais estreitos geram menos tráfego, porém menos concorrência. Tenha em mente que, para os termos de busca que tenham pouco tráfego, o Google não exibirá os anúncios em todos os lugares para os internautas, mas você será o único candidato para esse conjunto de palavras, chegando mais próximo ao público de seu nicho de mercado.

campanha no google adwords

 

O próprio Google poderá ajudá-lo na escolha de suas palavras-chave, através do serviço pronto de Keyword Planner, que te oferece alternativas de termos que você pode não ter pensado, junto com algumas estimativas de quanto tráfego eles poderiam obter e qual o nível de concorrência poderão proporcionar.

Não há limite para o número de palavras-chave que você pode utilizar, mas manter um número gerenciável é uma perspectiva inteligente. Uma vez que seu anúncio está escrito e as palavras-chave são selecionados, você vai (de novo) ser questionado por um lance para esse grupo de anúncios.

Você provavelmente vai querer deixar o mesmo lance que foi padronizado para a campanha. Salve o novo grupo de anúncios, e você está pronto para prosseguir.

campanha no google adwords

Keyword Tool

Acompanhando seu desempenho

Uma vez que seu anúncio é criado (na verdade, imediatamente após sua criação), você vai ser capaz de ver como ele está funcionando. A página inicial do AdWords mostra um gráfico compreensível de seu desempenho, além de tabelas que descrevem como as palavras-chave estão atuando.

campanha no google adwords

Refinando seus anúncios

Depois de começar com o AdWords, o trabalho nunca estará necessariamente concluído.

Um anúncio que teve bons resultados na semana passada pode estar inativo nesta semana, devido à auditoria do Google acerca de sua qualidade, ou porque um concorrente está oferecendo agora algo melhor do que você. Portanto, verifique seus anúncios regularmente para ver o que está funcionando e o que não está. Aumente seus lances quando for preciso.

Mate os anúncios fracos e mude seus anúncios completamente para ver se o texto diferente traz mais cliques.

campanha no google adwords

Traçando as melhores estratégias

O pontapé inicial não pode ser dado atirando no escuro, não é mesmo? Por isso é importante que seu negócio  tenha uma visão panorâmica do mercado, ou seja, analisar questões do tipo:

Qual o objetivo da empresa na internet? Qual é o público alvo e o que ele procura? Quem são seus concorrentes? O que eles oferecem? No que deixam a desejar? Que caminhos percorrer para ser melhor?

As estratégias, no entanto, devem ir além dessas reflexões. Entenda melhor com as dicas que listamos abaixo.

Evite uma lista de palavras-chave genéricas

Uma dica para estabelecer estratégias  eficientes é esquecer aquela lista imensa contendo keywords amplamente utilizadas pela concorrência, e dar espaço para termos mais específicos, que priorizem não apenas converter visitas em conversões, mas de qualificar o tráfego atraindo usuários com grande potencial de conversão.

Vamos supor que você tenha uma loja de artigos esportivos, portanto, vender tênis e acessórios para seu público alvo não é a mesma coisa que vender uma linha casual ou social, é preciso haver uma abordagem da qual os consumidores se identifiquem com a marca.

Isso faz com que anúncios do tipo “Compre agora os melhores tênis de alto desempenho e economize!” sejam muito mais atrativos aos atletas, que buscam tênis de alto desempenho para prática de corrida do que anúncios que simplesmente digam “Compre agora tênis das melhores marcas com preços imbatíveis!”.

Aproveite ao máximo as ferramentas do Analytics

O Google Analytics existe para ser seu grande aliado para criação de campanhas inteligentes, então nada mais sugestível que extrair o máximo de seus relatórios e ferramentas para adquirir informações sobre o comportamento do seu público.

Para analisar o desempenho dos anúncios, é possível consultar quais deles estão gerando mais cliques, e, principalmente, maior índice de conversões. Se a intenção é saber de onde os clientes estão vindo, basta consultar a origem do tráfego.

Além desses dados, você poderá saber a média de gastos dos clientes em seu site, fazer análises por período de tempo, análises das palavras-chave, entre outros.

Tenha foco na segmentação

Não há dúvidas de que uma das maiores vantagens do marketing digital em geral – e que não poderia faltar no Adwords –  está na segmentação, ou seja, direcionar seus anúncios a um nicho específico, reduzindo as chances da campanha atrair o tráfego errado – consequentemente reduzindo seus custos.

Para a rede de pesquisa, a plataforma oferece algumas “modalidades” de segmentação, sendo elas por palavras-chave, por local e idioma de destino, por dispositivo e por público alvo. A rede de display, por sua vez, acrescenta mais dois tipos de segmentação: por canal e por tópico.

Invista em campanhas de remarketing

Quem nunca se interessou por determinado produto e, ao navegar pelos sites que acessa habitualmente, aquele mesmo item aparece como se o universo estivesse tentando lhe convencer a comprar?

Se soubéssemos que isso acontece por causa das campanhas de remarketing, certamente nem ficaríamos tão surpresos. Mas, como é possível direcionar esses anúncios para as pessoas certas?

Como nada disso se trata de adivinhações – lembre-se que estamos falando de estratégias –, é necessário saber como o cliente tem se comportado na internet. É a partir daí que entra em cena os famosos cookies, responsáveis por armazenar temporariamente o que os usuários têm acessado na Web – portanto, é preciso adicionar uma tag de remarketing.

Entendendo os leilões do Google Adwords

O Google não define aleatoriamente que anúncios devem ser exibidos aos usuários, muito menos há uma divisão de impressões, obviamente. Para determinar que anúncios serão exibidos é feito um leilão, uma forma justa de manter a competitividade dentro dos conceitos de ecossistema.

Esses leilões do Adwords muito se aproximam dos que conhecemos tradicionalmente, onde quem der o maior lance vence, mas há uma peculiaridade: além de aspectos referentes aos valores, os chamados CPC (custo por clique), o índice de qualidade do anúncio também é levado em conta para mensurar a relevância – na verdade, esse é o elemento chave.

São através dos leilões que são definidos os anúncios a serem exibidos, o posicionamento de cada um e, também, os seus valores. Esse processo acontece a cada momento que uma busca é feita ou uma página de resultados é atualizada, isso significa que milhões de leilões são realizados diariamente!

O que é CPC?

São os valores que você irá propor a pagar por cada clique em seu anúncio. Há três tipos de CPC a serem compreendidos:

  • CPC Máximo – É o valor máximo que o anunciante está disposto a pagar.
  • CPC Real – Este será o valor real a ser pago por cada clique no anúncio, e pode variar a cada anúncio – pois, como bem sabemos, os leilões são feitos a todo o momento.
  • CPC Médio – O valor resulta de uma soma do valor médio dos custos. Por exemplo: dois anúncios foram somados, onde um deles custou 20 centavos e o outro 10 centavos; então o valor médio pago por clique seria de 15 centavos.

O que é índice de qualidade do Adwords?

Também conhecido como IQ, o índice de qualidade estabelece notas de 0 a 10 para cada anúncio envolvido no leilão. As notas são distribuídas de acordo com a taxa de CTR (taxa de cliques), página de destino e relevância.

Ou seja, se o anúncio é formado por boas palavras-chave, tiver uma boa relevância de acordo com as palavras usadas e tiver uma página completamente condizente com o que é anunciado, a sua página terá um ótimo índice de qualidade.

Como ocorre cada leilão?

Já sabemos que a concorrência será sempre muito grande e que os espaços para anúncios em cada página são bem limitados. Portanto, o primeiro passo do Google é fazer a varredura de todos os anúncios compatíveis com o termo de busca para, em seguida, desclassificar anúncios irregulares e tirar da disputa os menos relevantes.

Posteriormente, haverá uma nova redução de anúncios de forma que somente os anúncios classificados para a primeira página, onde serão posicionados com base na combinação entre valor de lance e índice de qualidade, gerando um resultado chamado Ad Rank. Acompanhe a fórmula do Ad Rank:

Ad Rank = Valor de lance x Índice de qualidade

Os anúncios com maior valor de Ad Rank serão os vencedores do leilão e serão posicionados de acordo com a classificação. Com isso será definido o CPC Real de cada anunciante, seguindo a fórmula (supondo que seu anúncio fique em primeiro lugar):

CPC Real = Ad Rank do segundo colocado / o seu Índice de Qualidade

Vale lembrar que nenhum anunciante tem acesso aos valores que envolvem um leilão no Google Adwords, ou seja, não há como tirar vantagem alguma do sistema. Caso você não tenha ideia de que valores estariam dentro da competitividade, é possível optar pelos lances automáticos, onde o próprio sistema do Adwords de acordo com o nível da concorrência.

Agora que você já está por dentro das principais características do Google Adwords e de como fazer suas primeiras campanhas, que tal se antepor aos possíveis erros e adversidades que podem surgir com o tempo? Confira nosso artigo especial contendo 15 erros que estão prejudicando muitas campanhas do Google Adwords.

E então, você está preparado para começar sua primeira campanha no Google AdWords? Quer saber mais sobre a ferramenta? Baixe agora nosso ebook gratuito!

download google adwords ebook

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!