campanhas dooh

O que são as campanhas DOOH e por que são tão eficazes?

Atingir nichos específicos do mercado, usufruir dos benefícios da tecnologia, fazer marketing para a grande massa de forma dinâmica, flexível e sem aliar sua marca a poluição visual. Que empresa não gostaria de contar com isso?

Pois saiba que a sua empresa pode começar a considerar a ideia, já que são esses os benefícios das campanhas DOOH (Digital Out of Home)!

Com o crescimento da população brasileira (somos mais de 200 milhões) e o grande avanço da tecnologia, é sinal que passou da hora de sua empresa pensar em atingir um grande número de pessoas presentes nas ruas, locais específicos e estabelecimentos espalhados pelo país.

E da mesma forma que a audiência cresceu, o comportamento da “grande massa” também passou por mudanças.

Hoje o público é muito mais disperso e só dá atenção ao que realmente lhe interessa; tais mudanças se tornaram um grande desafio para os anunciantes.

Inserindo esses e todos os outros fatores do mercado à mesa, é inevitável que as campanhas DOOH entrem em pauta como a mais viável e eficaz solução.

Quer saber mais a respeito? Então acompanhe o nosso artigo e entenda o que são campanhas DOOH, como as empresas utilizam desse meio e, também, algumas dicas para a sua empresa começar a explorar esse poderoso método.

Confira!

O que são campanhas DOOH

Se você mora em uma cidade grande ou ao menos já conheceu alguma de perto, certamente você já se deparou com uma campanha DOOH; afinal, elas sempre estão presentes em locais dos quais costumamos frequentar, tais como:

  • Pontos de ônibus;
  • Supermercados;
  • Aeroportos;
  • Shopping centers;
  • Casas lotéricas;
  • Academias;
  • Laboratórios;
  • Clínicas;
  • Terminais rodoviários;
  • Grandes avenidas.

Ainda não sabe do que estamos falando? Não se preocupe, nós explicaremos!

Essas campanhas DOOH das quais nos referimos consistem no uso de monitores de alta tecnologia, instalados em pontos estratégicos — como os citamos acima —, cujo objetivo é apresentar algum tipo de conteúdo bastante “oportuno” para o público em locais estratégicos.

Quer um exemplo? Imagine um indivíduo aguardando um ônibus, suportando um calor de 35°C e o temível Sol do meio-dia.

Bem ao lado do ponto de ônibus está uma tela de aproximadamente um metro e meio exibindo uma propaganda de água, suco ou até mesmo refrigerante.

Numa situação como essa, é quase certo que a pessoa que se deparasse com o anúncio sentiria a garganta clamar por um gole, mesmo que pequeno!

O exemplo acima ressalta muito bem um dos propósitos que campanhas DOOH podem ter; seja tal propósito fazer com que o público identifique uma necessidade, obter uma informação ou simplesmente ser entretido.

Os benefícios em investir nesse tipo de campanha

Sem dúvidas as campanhas DOOH oferecem muitos benefícios, sobretudo com relação a métodos de abordagem inteligentes e eficazes.

Para começar, não seria exagero algum afirmar que as pessoas se cansaram dos meios tradicionais de se fazer propaganda.

Os anúncios transmitidos via Rádio e TV, embora sejam capazes de atingir uma grande massa, são bem fáceis de serem evitados — basta a pessoa desligar o aparelho ou simplesmente deixar o local.

As demais práticas do marketing tradicional, como as malas diretas, bombardeio de panfletagens, tendem mais a manchar a imagem de uma marca do que promover uma campanha com sucesso.

E o que a sua empresa, assim como a sua persona, podem esperar de diferente nas campanhas DOOH? Oras, muitas coisas!

Primeiramente, tais campanhas — também conhecidas como “New Medium” — não usam a agressividade como artifício.

Uma tela LED instalada em um aeroporto com a finalidade de divulgar um conteúdo relevante, por exemplo, poderá prender a atenção de muitas pessoas que aguardam por um voo; enquanto dificilmente será um motivo causador de estresse ou poluição visual.

Além desse benefício, as empresas que investem em campanhas DOOH acabam por contar com outras vantagens, tais como:

  • Possibilidade de interações muito mais atrativas para o consumidor;
  • Uma boa campanha DOOH não requer grandes investimentos;
  • Intersecção entre dispositivos móveis, internet e redes sociais;
  • Campanhas flexíveis e em tempo real, que se adequam ao público-alvo através de customizações;
  • Alcance do público em momentos dos quais outros métodos não são capazes de promover campanhas — quando pessoas vão para casa ou ao trabalho, por exemplo;
  • Conteúdos exibidos em alta qualidade;
  • Anúncios direcionados a nichos específicos do mercado;
  • Grande potencial para atrair atenção e engajar o público-alvo;
  • Promoção de anúncios dos mais diversos formatos, que acabam sendo muito mais eficientes que anúncios estáticos.

Outras vantagens das campanhas DOOH foram apontadas por um estudo realizado pela Ipsos, divulgados no primeiro semestre de 2012. Foi constatado, por exemplo, que, em 13 mercados, 27 milhões de pessoas notaram o DOOH.

Já está na hora de sua empresa dar mais esse passo e contar com benefícios almejados por qualquer empresa — inclusive a concorrência —, não é mesmo?

Como funcionam as campanhas DOOH

Como as campanhas DOOH funcionam? O primeiro ponto está em permitir que, mesmo alcançando um grande número de pessoas, a mensagem seja capaz de “falar” com cada uma delas.

É uma verdadeira segmentação de anúncio para atingir a grande massa e todas as classes.

Quando se fala nisso, é natural que cartazes, faixas e outdoors venham em mente. Afinal, eles fazem a mesma coisa, certo? Errado!

Os anúncios chamados “estáticos”, conforme explicamos anteriormente, não são capazes de conquistar a atenção da maioria que se depara com eles.

Além disso, se o trabalho não for feito corretamente e com auxílio de uma grande agência, o fracasso é eminente.

Diferente disso tudo, as campanhas DOOH deixam a opção de atualizar o conteúdo/mensagem em tempo real, auxiliando para que a mensagem certa seja exibida ao público certo, na melhor hora e no ambiente mais apropriado.

Como criar uma campanha DOOH

Para começar a anunciar em pontos estratégicos, é necessário que o planejamento se subdivida em duas partes: o conteúdo e a instalação dos painéis/monitores.

Iniciando pela parte de instalação dos equipamentos em locais estratégicos, podemos tratar como essencial a contratação de uma agência especializada em Mídia Digital Out of Home.

As agências costumam fornecer, além dos próprios equipamentos e suas devidas instalações nos pontos comercializados, recursos que permitem o gerenciamento, a mensuração da campanha e o acompanhamento da veiculação.

Já com relação ao conteúdo que deverá ser exibido, fica por opção de sua empresa a contratação de uma agência para tal finalidade. Entretanto, se a ideia for construir uma campanha completamente original, siga os passos que mostraremos abaixo!

Os passos básicos para a estratégia de conteúdo

De acordo com Keith Kelsen — o maior especialista em DOOH do planeta — em seu livro “Unleashing the Power of Digital Signage: Content Strategies for the 5th Screen”, para realizar uma companha Out of Home, é importante “entender uma série de coisas sobre a rede para fazer um levantamento preliminar da paisagem”.

Segundo o próprio autor, tudo o que for aprendido nessa fase inicial influenciará nas futuras e vitais decisões que definirão o sucesso da rede na veiculação de anúncios para o público-alvo.

E quais são os passos para a sua empresa entrar pra valer nas campanhas DOOH? Kelsen nos aponta 10 passos básicos, que são:

  • Plano estratégico (escolha do tipo de rede);
  • Relevância de conteúdo e pesquisa de audiência;
  • Criação de conteúdos; orientação para a rede;
  • Programação da rede;
  • Escolha da tecnologia adequada;
  • Implantação piloto;
  • Mensuração do piloto;
  • Implementação da rede;
  • Mensuração de toda a rede;
  • Refinamento contínuo e medição.

Quanto ao primeiro passo, saiba que existem três tipos básicos de rede com que se pode trabalhar:

  • Pontos de espera: elevadores, academias, dentro de ônibus/metros etc;
  • Pontos de vendas: supermercados, lojas de conveniência e comércio em geral;
  • Pontos de trânsito: aeroportos, estações de metro, terminais e pontos de ônibus etc.

Muitas empresas procuram distribuir conteúdos para os três tipos de rede. Contudo, é muito importante que os conteúdos estejam de acordo com o público de cada uma das redes; fazendo valer um bom estudo sobre o tipo de conteúdo apropriado.

Em suma, o que importa aqui não é a quantidade de telas que farão parte da campanha, mas sim a relevância da rede e a divulgação de conteúdo ideal para a sua audiência.

Criando conteúdos adequados para cada tipo de público

A produção de conteúdo sempre envolve alguns questionamentos, não é mesmo? Afinal, antes de colocar a mão na massa, é fundamental que se tenha boa noção de sua relevância e, sobretudo, se isso trará resultados para os negócios.

Portanto, ao pensar em conteúdos para DOOH, pense nas pessoas que comprarão os produtos que a empresa vende.

Tendo em vista que não há restrições de público, será preciso fragmentar os conteúdos de forma que eles “conversem” com os mais amplos grupos demográficos.

Supondo que os grupos em questão sejam divididos de acordo com a faixa etária; isso significa que cada conteúdo deverá falar com gerações diferentes de pessoas.

Ou seja, quem faz parte da famosa Geração X ou Y se interessam por assuntos diferentes das gerações mais antigas, como quem nasceu nas décadas de 1950 e 1960; assim como a própria linguagem usada para criar interações.

Além disso, fragmentar os conteúdos pode ajudar a ter melhor percepção da relação entre o público-alvo e os locais em que ele mais se concentra.

Estudantes, por exemplo, costumam passar a maior parte do dia em ônibus e metros, assim como nos pontos e estações.

Percebeu como uma simples questão nos levou para longe? A partir desse panorama que criamos, podemos fazer novos questionamentos cujas respostas nos indiquem o tipo de conteúdo ideal para gerar vendas.

A nossa dica é que, antes de começar a investir em campanhas DOOH, busque compreender ao máximo tudo que envolve esse tipo de marketing.

Leia os melhores livros sobre o assunto, siga as referências do mercado e ouça o que empresas que investem em campanhas DOOH têm a dizer.

4 campanhas DOOH de sucesso

Para finalizarmos o artigo com chave de ouro, apresentaremos a você X casos de sucesso envolvendo campanhas DOOH e algumas marcas do mercado — com certeza algumas irão te impressionar!

1. Pepsi: o ponto de ônibus com realidade aumentada

Um dos mais famosos e mais divertidos cases envolvendo campanhas DOOH foi protagonizado pela Pepsi e a sua campanha Unbelievable.

Tudo começou com a instalação de uma grande tela em um ponto de ônibus, numa rua de Londres.

Quando as pessoas olhavam para a tela — que parecia nem mesmo existir —, se deparavam com cenas malucas adaptadas à realidade; como espaçonaves bombardeando um ônibus, pessoas sobrevoando a rua com balões e até mesmo um tigre correndo de encontro a elas!

Com a divulgação da campanha feita em 2014, a partir de um vídeo no Youtube, em pouco tempo ela adquiriu um grande número de views — hoje já são mais de 7,5 milhões de visualizações.

2. Netflix: campanha com GIF animado

Imagine que, em meio a um passeio pelo shopping ou ao passar por uma estação de metro, você se depare com várias telas executando GIFs animadas de famosos personagens do cinema e da televisão interagindo com o seu momento? Foi essa a ideia que a agência francesa Ogilvy teve para divulgar os serviços da Netflix.

De acordo com o clima, horário, acontecimento do momento e tudo mais, as pessoas viam a cenas de séries e filmes, seguidas de uma legenda que descrevia aquele instante!

3. Apolosophy: cabelos esvoaçantes

A linha de produtos para a saúde e beleza dos cabelos da Apolosophy foram divulgadas de forma completamente distante do convencional.

Uma billboard foi instalada em uma linha de metro na Suécia; sempre que um trem passava pela estação, os cabelos de uma modelo — o que aparentava ser uma foto — voavam pelo seu rosto, como se fosse pelo impacto do próprio trem.

4. Coca-cola: miniquiosques

Com a finalidade de divulgar as suas —na época novas — minilatinhas de refrigerante, a Coca-cola decidiu instalar cinco miniquiosques nas calçadas da Alemanha, para, assim, passar a mensagem de que “são as pequenas coisas na vida que nos fazem felizes”.

campanhas dooh

Esse é um exemplo de campanhas DOOH que não exigem que haja um monitor ou tela de alta tecnologia para impactar e chamar a atenção do público.

Agora que você conheceu essas campanhas inspiradoras, que tal começar a implementar campanhas DOOH nas estratégias de marketing?

Aproveite para ver como um analista de produção de conteúdo pode ajudar a produzir os melhores conteúdos para captação de clientes!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!