captação de alunos

Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar a sua instituição a conseguir novos alunos

Hoje em dia, as instituições de ensino não precisam mais esperar a realização de uma pré-matrícula para saberem se uma pessoa tem o interesse de fazer uma graduação.

Hoje em dia, as instituições de ensino não precisam mais esperar a realização de uma pré-matrícula para saberem se uma pessoa tem o interesse de fazer uma graduação.

O download de ebooks e a visita em posts no blog de sua IE revelam em qual etapa da jornada esse usuário se encontra e quais dúvidas ele possui.

Com esse conhecimento você consegue oferecer soluções mais adequadas para essa persona tanto em relação a um conteúdo mais relevante, o canal e o momento mais oportuno para divulgá-las.

Se você deseja ter uma instituição de sucesso, o seu maior aliado é uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.

Adotada por 79% das instituições participantes da pesquisa EduTrends, ela gera 2,2 vezes mais visitas para as que publicam em blog, 10 vezes mais visitas para as que divulgam conteúdo em suas redes sociais e 7 vezes mais leads para as instituições que produzem e publicam ebooks.

Pensando em aproveitar essa oportunidade que pode estar sendo desperdiçada por sua instituição, resolvemos produzir esse post para mostrar como o conteúdo pode ajudar a captar novos alunos.

Quais as vantagens de produzir conteúdo?

Você sabia que um único blog post nos ajudou a gerar R$436.000 em novos negócios em apenas 16 meses para a Rock?

Para alcançar esse resultado incrível produzimos um conteúdo interessante, a partir da identificação de algumas oportunidades focadas na palavra chave “marketing digital“.

Percebemos que criar um blog post seria a estratégia para rankear esse termo que apresentava quase 30 mil buscas mensais, trazer esse tráfego para Rock e transformá-lo em vendas.

No caso de sua instituição, o conteúdo produzido também pode atrair novos visitantes e esses serem convertidos em alunos.

Com posts otimizados de acordo com as técnicas de SEO, maiores são as chances deles alcançarem as melhores posições no Google e, consequentemente, de serem clicados. Com esse clique, os usuários que chegam até o blog de sua instituição, geram tráfego orgânico.

Se nesse mesmo blog, você oferece um ebook que requer o preenchimento de dados do visitante para o download, assim que ele deixar essas informações, ele será convertido em um lead.

O que você precisa para começar a gerar leads?

E você sabe o que é um lead? É uma pessoa que, de alguma forma, possui interesse em sua instituição e tem potencial de se tornar um aluno.

É muito importante gerar leads para melhorar a conquista de novos estudantes para a sua instituição. Essas pessoas já tem a curiosidade e você pode aproveitá-la para direcionar esses alunos em potenciais pelo funil de educação até o tão desejado momento de matrícula.

Existem alguns elementos importantes que você precisa conhecer para poder gerar leads para a sua instituição. Eles são:

Landing Pages

Nada mais é do que uma página da web, também conhecida como página de destino, na qual o visitante chega para uma finalidade específica. O principal objetivo da landing page para a geração de leads é obter informações dos usuários por meio de formulários obrigatórios em troca do download do material desejado, visando a conversão do visitante em lead.

Formulários

Presentes, principalmente, nas Landing Pages, os formulários são uma série de campos para serem preenchidos (ex: nome, email, cargo, empresa), visando coletar as informações do usuário para entregar uma oferta.

Oferta

Pode ser o conteúdo ou algum outro material de valor que a sua instituição oferece. Para acessá-la, o usuário precisa completar o formulário e clicar no CTA para download. Essa oferta precisa ser relevante para que o visitante divulgue as suas informações em troca desse material.

Call-to-Action (CTA)

Uma chamada visual ou textual atrativa para levar o visitante a realizar uma ação. O CTA pode ser uma pequena imagem, botão ou mensagem que convida para o download de um ebook, por exemplo.

O que fazer com os leads gerados?

Como falamos, gerar leads é importante para aumentar as chances de convertê-los em alunos de sua instituição. Porém, é preciso nutri-los com conteúdos – adequados a sua etapa e interesse – para levá-los adiante no funil.

Uma ótima maneira de fazer isso é ter um time comercial para entrar em contato com cada lead gerado com o objetivo de aprender mais sobre as motivações que o fizeram acessar os conteúdos e baixar materiais em seu blog.

Isso possibilita conhecer mais sobre esse aluno em potencial e aprender como você pode ajudá-lo. As dúvidas apresentadas durante a conversa podem ser transformar em novos materiais e também podem ser usadas para descobrir se esse lead realmente tem chances de vir a se tornar um estudante de sua instituição.

Você deve estar pensando como a sua equipe comercial conseguirá ligar para todas esses leads, acertei?

Por isso, é tão essencial ter um setor de Marketing. Se engana quem pensa que uma assessoria de comunicação é a mesma coisa, não é!

Enquanto a ASCOM apenas comunica notícias e não tem nenhuma ligação com o comercial, o Marketing tem como objetivo ajudar o comercial a conquistar novos alunos.

A primeira classificação dos leads gerados é feita pelo Marketing com base em um sistema de pontuação, também conhecido como lead score.

Ele identifica por meio de critérios comportamentais e demográficos, determinados por sua IE, quais leads realmente tem chances de se tornar aluno de sua instituição.

Esses serão conhecidos como leads qualificados e repassados para o comercial que entrará em contato com cada um.

Quer aprender como fazer como construir o lead score de sua instituição? Confira a aula que o Peçanha preparou sobre esse assunto:

Conclusão

Ter uma equipe de Marketing e Comercial são essenciais para o sucesso de sua instituição. Com elas além de conseguir gerar mais leads, você também aumenta as chances convertê-los em alunos.

O trabalho em conjunto desses dois setores pode ser utilizado também para a retenção dos estudantes.

Conteúdos específicos podem ser criados oferecendo atrativos, como uma promoção para recém-formados se matricularem em uma pós ou mesmo graduarem em outro curso.

Gostou do conteúdo? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e nos conte os resultados obtidos pela sua instituição!

captação de alunos com marketing de conteúdo