[Case] Como a WAZ utiliza marketing de conteúdo 2

[Case] Como a WAZ utiliza marketing de conteúdo

  • Introdução

A WAZ é uma loja de gadgets e produtos de informática que atua há 11 anos no mercado nacional. A empresa tem como principal foco o público geek, apaixonado por tecnologia e que leva seus computadores muito à sério.

Apesar disso também possui atendimento qualificado para lidar com pessoas que não entendem muito de informática. Possuem duas lojas em regiões nobres de Belo Horizonte e uma plataforma online, que está cada vez mais integrada com a geração de conteúdo em seu blog e redes sociais.

Prezam sempre por ter uma relação íntegra e transparente com cliente, o que é o principal motivo pelo sucesso da loja no mercado. Buscam com afinco sempre melhorar o atendimento para que a confiança de comprar na WAZ sempre aumente.

  • O desafio

A WAZ tem como visão ser um dos maiores varejistas do mercado brasileiro de computação pessoal. Então investiu em uma plataforma digital que, somada à credibilidade que as lojas físicas conquistaram, visa alcançar todo o o país. Por isso, precisava traçar uma estratégia de marketing digital que assegurasse a autoridade da marca e passasse confiança para os possíveis clientes.

  • Os Resultados

    • 26 mil curtidas no Facebook

    • 6 mil acessos mensais no blog

  • A Solução

A WAZ, visando aumentar seu mercado, conquistar novos prospectos e fidelizar clientes, adotou uma estratégia de marketing de conteúdo usando dos mais variados canais.

O blog da WAZ – WAZx – traz postagens frequentes com os mais diversos assuntos: computadores, jogos, acessórios e muito outros.  Eles usam uma estratégia mista de anunciar as últimas novidades (com todos os detalhes técnicos que os fanáticos por tecnologia adoram) e conteúdos evergreen para trazer um tráfego mais constante.

O principal formato de conteúdo evergreen são artigos informativos que podem ajudar tanto clientes com um conhecimento mais vasto na área quanto pessoas que não entendem de tecnologia e estão buscando por ajuda.

A WAZ usa o Facebook para postar conteúdo, além de divulgar as promoções da loja.

A empresa também faz uso extensivo de e-mail através de sua newsletter, o Wazzup, que além de trazer promoções e cupons exclusivos para seus clientes também traz links para conteúdos interessantes do blog que podem ajudar na decisão de compra.

  • Dica de quem entende

Luiz Fernandes, responsável pelo marketing da WAZ diz: “Investir em conteúdo nos ajuda a cultivar nossa marca. Nós sempre produzimos conteúdo sobre tendências e dicas para o nosso público geek e isso ajuda a crescer a percepção da nossa marca e fidelizar os gamers. Hoje nosso blog está se tornando referência em conteúdo de tecnologia e os visitantes que chegam por este canal tendem a ter um lifetime value muito maior que o visitante tradicional que vem de campanhas pagas.

Conteúdo é essencial para fidelizar o cliente, e nós apostamos nisso. Temos uma base bem grande de fãs no Facebook e continuamos buscando mais “likes” fanáticos por tecnologia. No começo do blog, como já tinhamos uma base sólida no Facebook (cerca de 25 mil fãs), promovemos todos os posts ali, para levar nosso cliente e entusiasta de tecnologia, para aquele novo canal que teria muito mais informação do que nossa página (que usamos para notícias rápidas e promoções apenas).

Hoje já temos mais de 6mil acessos mensais no blog, de clientes, novos clientes e fãs já de longa data. Temos uma taxa de conversão de 0,5% dos clientes que entram no blog e acabam comprando em nosso site. Esse número vem aumentando a cada mês, ainda sem contar os que preferem vir diretamente em uma de nossas lojas físicas e realizar a compra pessoalmente.”

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!