certificação em marketing digital

Por que preciso de uma Certificação em Marketing Digital?



Além de gerar resultados melhores — empresas que exigem alguma certificação em marketing digital de seus funcionários, percebem-se 50% mais bem-sucedidas que as que não fazem isso —, cursos e certificados beneficiam o profissional de marketing que quer inserir-se no mercado ou que está tentando crescer na carreira.

Ficou interessado?

Nesse post vamos falar os benefícios da certificação em marketing digital para estudantes, empreendedores (seja de empresas de pequenas às já gigantes) e profissionais do marketing.

Vamos lá?

Estudantes

Se você é um iniciante no marketing digital, terminando a graduação e ainda está um pouco perdido com o que fazer agora, uma certificação pode ser um excelente ponto de partida!

Através dela você pode:

  • Conhecer melhor as diferentes áreas de marketing digital e decidir em qual se aprofundar;
  • Conseguir um conhecimento que poucos estudantes têm e que as empresas procuram até em estagiários;
  • Atualizar-se sobre as práticas do mercado, coisa que é pouco abordada na academia;
  • Descobrir se o marketing digital é mesmo a carreira para você.

Empreendedores

1. Por que não dá mais para fugir do Marketing Digital

Tomando cada vez mais o espaço do Marketing Tradicional, o Marketing Digital vem conquistando empresas com segmentação de público, um valor mais baixo e um ROI mais vantajoso.

93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais, e isso é apenas um reflexo de como o consumo de mídia tem mudado: por ser mais democrática e menos interruptiva, a internet virou a principal maneira de se consumir informação hoje.

Então se sua empresa quer conseguir aumentar a participação no mercado, não tem jeito, vai ter de investir em Marketing Digital ou está fora.

2. Para entender o que sua equipe de marketing está fazendo

Quanto mais conhecimento você tem sobre o assunto, melhor para sua equipe na hora de apresentar ideias e resultados a você.

Fora que saber sobre marketing digital é essencial para otimizar investimentos e o uso de recursos nessa área.

3. Para saber contratar uma equipe de marketing

Se você leu o motivo anterior e pensou “Mas eu não tenho uma equipe de marketing ainda!”, talvez seja um bom momento de se certificar em marketing justamente para saber avaliar a expertise dos candidatos na hora da contratação.

Inclusive, para ajudar você ainda mais nessa tarefa, preparamos uma série de posts de carreiras em marketing com:

  • Templates de descrição de vaga;
  • A tarefa pré entrevista;
  • E as perguntas essenciais na hora de entrevistar.

Você pode conferir aqui todos os posts que já saíram.

4. Para qualificar a equipe que você já tem

Ok, você já tem uma equipe em que confia, mas sua empresa está crescendo e novas demandas e conhecimentos são necessários?

Qualificar seus funcionários nas diferentes áreas de atuação do marketing digital é uma excelente saída. Quanto mais conhecimento específico seu time tiver, melhores resultados eles trarão para o seu negócio.

Dê uma olhada nos diversos cursos da Universidade Rock Content, que podem servir para deixar sua equipe ainda mais preparada para os desafios do mercado.

5. Para melhorar você mesmo a sua estratégia

Você não tem equipe e sua empresa ainda está começando? Empreendedores tem realmente de ser o “faz tudo” do próprio negócio no início, então não tem como: você vai precisar de aprender a fazer Marketing.

Como todo centavo conta nessa fase, recomendamos essa e essa certificações gratuitas, que já podem dar uma melhorada nos seus números!

Profissionais de Marketing

1. Para aprender

Começando do motivo que parece ser o mais óbvio, mas que nem sempre é lembrado: muito do marketing se aprende no dia a dia, mas nem sempre temos tempo para entender mesmo como os processos funcionam e estudar a fundo como otimizá-los.

Uma certificação em marketing digital pode trazer uma visão nova sobre ferramentas que você achava conhecer profundamente, sugerir novos usos e gerar vários insights, trazendo respostas criativas para aquele problema que você tem procurado a solução por semanas.

2. Para atualizar-se

O mercado digital muda rápido. Sabemos que essa frase é clichê, mas é muito verdadeira.

Soluções e plataformas novas surgem todos os dias, é um desafio acompanhar a velocidade e saber o que vale a pena investir, até por que na mesma velocidade em que nascem, essas plataformas podem se mostrar algo passageiro ou de pouca relevância para sua persona.

Nesse sentido, certificações em marketing digital são interessantes pois são atualizadas constantemente e, para produzi-las, as empresas precisam ser criteriosas, realizando pesquisas para saber quais novidades são relevantes e consolidadas.

3. Por que o custo-benefício é excelente

A maioria dos cursos online são mais baratos que os presenciais — muitos, inclusive, são gratuitos! — e trazem tanto ou até mais conhecimento que suas versões analógicas.

4. Para fazer Marketing Pessoal

Um dos principais motivos que levam um profissional a fazer cursos e certificações — além do aprendizado — é poder aumentar o seu valor para o mercado e dar um boost no seu marketing pessoal.

Certificações e cursos geram uma imagem de autoridade, além de demonstrar que você está sempre procurando se atualizar e domina diversas áreas de conhecimento.

Para tirar o máximo do potencial do seu certificado, separamos algumas dicas:

4.1. Coloque seu certificado no linkedin

Esse deve ser o primeiro passo para sua estratégia de marketing pessoal: manter seu LinkedIn atualizado com seus cursos e certificações é fundamental para maior visibilidade profissional.

certificação em marketing digital

De acordo com a rede, usuários que adicionam certificados ao seu perfil tendem a receber 6 vezes mais visitas do que quem não faz isso, e recebem também 6 vezes mais mensagens via plataforma de chat do LinkedIn.

Portanto, não deixe de adicionar à área de certificados todos os cursos que você já fez, seja online ou offline.

Se quiser mais dicas de como fazer marketing pessoal ou empresarial no LinkedIn, não deixe de conferir o nosso guia!

certificação em marketing digital

4.2. Escreva no seu blog sobre o que você aprendeu

Se você ainda não tem um blog pessoal, está passando da hora de fazer!

Como diz nosso CMO, Diego, ter um blog é dominar seu nome no Google, ou seja, algo essencial para o marketing pessoal. Lá você pode expor suas ideias, sua própria narrativa profissional e mostrar que tem iniciativa e expertise.

Um post sobre o que você sabe, por exemplo, de marketing de conteúdo ou de produção para web ou até mesmo Gestão de Redes Sociais pode ser um diferencial quando você se candidatar para uma vaga e o recrutador estiver procurando nos buscadores o que você já fez.

4.3. Inclua as certificações no seu blog

Para ajudar a construir sua autoridade como um profissional qualificado, não se esqueça de inserir no “about me” do seu blog pessoal, que mencionamos ali em cima, uma área com os cursos e certificações que você já fez.

4.4. Inclua as certificações no seu currículo

Na sessão de “habilidades” ou “formação” de seu currículo, inclua os cursos e certificados que você fizer assim que tirá-los. Dessa forma você garante que nenhum fique de fora.

Mesmo que você não atualize o currículo com frequência, inclua esse hábito no seu dia a dia. Na hora que você for procurar uma vaga e precisar de seu currículo atualizado, seu trabalho vai ser bem mais fácil se tiver esse cuidado.

Uma certificação no currículo pode ser o fator determinante para o recrutador escolher você e não outro candidato.

 

Agora que você entendeu todas as vantagens de tirar uma certificação em marketing digital, que tal conseguir a sua agora? Confira nossa lista de cursos aqui e as nossas certificações gratuitas aqui e aqui.

Bons estudos!

Faça uma avaliação gratuita!
Autor(a)

Escrito por: Dafne Braga Criadora de conteúdo na Rock Content e jornalista que ama podcasts, robôs gigantes e textos bem-feitos. Nada, escreve, cozinha e é a humana de uma gata chamada Pirata.



    Deixe um comentário

    Ebook SEO 2.0
    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!