certificado google analytics

Como tirar o Certificado do Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais essenciais para qualquer profissional de marketing hoje em dia.

Sem ela, seria muito mais difícil (e caro!) medir os resultados de campanhas, acompanhar o volume de tráfego de um site e até vendas de um e-commerce.

Apesar de muitos profissionais utilizarem o Google Analytics diariamente, poucos sabem como aproveitar todas as funções dessa ferramenta de maneira aprofundada.

Portanto, se você quer se destacar no mercado, obter o certificado do Google Analytics pode ser um ótimo ponto de partida!

Mas por onde começar?

A fim de formar profissionais qualificados que saibam utilizar essa ferramenta, a equipe do Google disponibiliza uma série de vídeo-aulas gratuitas que explicam todas as funcionalidades do Google Analytics.

Assim, você terá todas as informações necessárias antes de realizar a prova da certificação.

Para ajudar você ainda mais, preparamos para você esse artigo com tudo o que você precisa saber antes de tirar o certificado do Google Analytics e uma série de dicas que vão te dar confiança na hora de fazer a prova!

Quem deve tirar o certificado do Google Analytics?

Qualquer profissional que trabalha com marketing deveria obter a certificação do Google Analytics.

Afinal, ela comprova que você sabe  utilizar todas as funcionalidades da ferramenta que é a espinha dorsal de toda estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida.

O que pode ser medido pode ser melhorado.
Peter Drucker

Se você está buscando um estágio ou emprego na área, este certificado se torna ainda mais importante.

Ele pode ser o diferencial entre você e outro candidato, fazendo com que você se destaque aos olhos do seu futuro empregador.

Caso você trabalhe em uma agência, esse certificado pode também contribuir para que sua agência receba o selo de Google Partner através do programa de parcerias do Google.

Entenda a Google Analytics Academy

Para ajudar todos os profissionais de marketing a entender melhor sobre as funcionalidades do Google Analytics, a equipe do Google desenvolveu uma série de cursos gratuitos que são disponibilizados na página da Google Analytics Academy.

No total, são oferecidos cinco cursos, que tratam de assuntos básicos a avançados. São eles:

1. Fundamentos da Análise Digital

Neste curso, você aprenderá os princípios básicos do Google Analytics, incluindo como criar uma conta, coletar dados e fazer relatórios.

2. Princípios da Plataforma Google Analytics

Nesse módulo você aprende como funciona a plataforma do Google Analytics, desde a coleta de dados até o processamento das informações que irão compor sua análise.

3. Ecommerce Analytics: Dos dados à decisão

Se você trabalha com transações online, este curso é essencial.

Com ele, você vai aprender como funciona a análise de dados de ecommerce no Google Analytics e como utilizá-lo para entender seus consumidores e hábitos de compra.

4. Fundamentos da análise de aplicativos móveis

O processo de análise de dados de aplicativos móveis é bem diferente de um webiste.

Por isso, é importante aprender como acompanhar métricas como canais de aquisição além de informações sobre o comportamento dos usuários dentro de um app.

5. Fundamentos do Google Tag Manager

Neste curso, você vai aprender como esta outra ferramenta gratuita do Google, o Tag Manager, pode te ajudar a implementar o Google Analytics e gerenciar o processo de coleta de dados no seu site.

Apesar de agregar todos estes cursos, o Google Analytics Academy não disponibiliza a prova da certificação. Por isso, confira abaixo o passo-a-passo para conseguir o seu certificado!

Passo-a-passo: Como realizar a prova da Certificação do Google Analytics

Para obter sua certificação do Google Analytics, você deverá realizar uma prova que conta com 70 perguntas, e acertar ao menos 80% delas.

Ao contrário do que muitos pensam, a prova da certificação não se encontra no site do Google Analytics Academy. Para acessá-la, siga as instruções abaixo:

  • Entre no site do Google Partners
  • Acesse a aba “Participe do Google Partners”
  • Clique em “Inscreva-se agora”
  • Aceite os Termos e Condições
  • Preencha os dados do seu nome e email para se inscrever

Uma vez na plataforma do Google Partners, clique em “Certificações” > “Analytics”, no menu principal à esquerda.

Quando você estiver pronto para fazer sua prova, basta clicar em “Fazer exame”!

5 dicas para se preparar para tirar o Certificado do Google Analytics com facilidade

Para provar que você é um especialista em Google Analytics, você terá que acertar pelo menos 56 das 70 questões do exame final.

Portanto, não deixe seu futuro a cargo da sorte e prepare-se antes de fazer a prova!

Seguem algumas dicas valiosas para você não perder essa oportunidade:

1. Assista aos vídeos da Google Analytics Academy

Todos os vídeos disponibilizados pela equipe do Google são extremamente valiosos para quem quer aprender a usar o Google Analytics de maneira profissional.

Afinal, ninguém sabe mais do que os instrutores!

No entanto, apenas 2 dos 5 cursos são essenciais para se preparar para a prova.

Portanto, não deixe de assistir ao Fundamentos da Análise Digital e Princípios da Plataforma Google Analytics antes de tentar tirar a certificado.

E se ainda tiver tempo, confira os outros vídeos!

2. Leia o guia de estudos

Além dos cursos em videoaulas, os instrutores do Google Analytics Academy também disponibilizaram um guia de estudos extremamente útil. Com ele, você poderá tirar dúvidas sobre os assuntos abordados nos vídeos.

Além disso, não deixe de conferir o glossário que acompanha o guia de estudos e lista todos os termos constados na prova da certificação.

3. Tire suas dúvidas em português

Todos os materiais de apoio que mencionamos até agora (vídeoaulas e o guia de estudos) são disponibilizados apenas em inglês.

Se, depois de conferir estes materiais, você ainda não estiver se sentindo preparado para realizar a prova da certificação, não deixe de ler nosso guia completo do Google Analytics em português!

certificado google analytics

Com ele, você poderá esclarecer conceitos e dúvidas que podem não ter ficado claros em inglês.

4. Concentre seus esforços nos novos conceitos

Se você já utiliza o Google Analytics, deve conhecer algumas funções e conceitos básicos. Portanto, não precisa gastar tempo aprendendo o que você já sabe.

Foque em aprender o que você ainda não sabe.

Caso esteja com dúvidas sobre alguma função do Google Analytics, consulte o guia de estudos oficial, o guia completo da Rock Content ou pesquise mais no Google sobre o assunto!

Não deixe nenhuma dúvida para trás.

5. Seja ágil para fazer a prova

Você terá 90 minutos para responder às 70 perguntas da prova de certificação do Google Analytics.

Isto significa que você poderá gastar, em média, 1 minuto e 16 segundos em cada questão.

Para passar a prova com 80% de aprovação, portanto, você precisará ser ágil. Em cada questão, você terá a opção de responder, marcar para mais tarde ou deixar a questão incompleta.

Se você tiver certeza da resposta, não demore para responder uma pergunta.

Caso esteja em dúvida, marque para voltar depois que tiver passado por todas as questões. E aquelas que você não souber mesmo, deixe em branco!

Assim, você terá tempo de repassar a prova para responder as questões que você tiver dúvida e ainda pensar na resposta das mais desafiadoras.

Toda empresa que possui um site utiliza o Google Analytics. Portanto, ele é essencial tanto para profissionais de marketing quanto para quem trabalha em organizações que possuem presença online.

Além de provar que você realmente sabe utilizar essa ferramenta, a certificação do Google Analytics irá te ensinar ainda mais a aproveitar todas as funcionalidades da plataforma!

Manter-se sempre atualizado às tendências do mercado e acumular certificados relevantes é o que faz um currículo campeão e um profissional de marketing de sucesso!

Aproveite os estudos e tire a certificação gratuita de Marketing de Conteúdo da Rock Content!

 
Autor(a)

Escrito por: Clara Borges Analista de Marketing da Rock Content. Quando não está divulgando Marketing de Conteúdo por aí, gosta de boas energias, praticar yoga e venerar os deuses do Netflix.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!