Checklist definitivo: Tudo que você deve fazer ao publicar um post

Checklist definitivo: Tudo que você deve fazer ao publicar um post

Escrever, publicar, escrever e publicar. Antigamente, essa era rotina de trabalho de um profissional de marketing de conteúdo. Com o passar do tempo, esse profissional ganhou muita importância. Se antes, tinha foco apenas nessas duas atividades, hoje, a profissão tomou outras proporções. Agora, por exemplo, para um texto ter muitas conversões, é necessário um cuidado especial não só com a escrita, mas também com as palavras chaves, a qualidade das imagens e muitos outros fatores. Todavia, como lembrar disso tudo?

As checklists são ótimas ferramentas. Elas nos auxiliam a economizar tempo, e, principalmente, não se esquecer dos procedimentos que devem ser analisados antes que uma tarefa seja concluída. Essa ferramenta é tão importante que levou o doutor Atul Gawande a escrever um livro que foi denominado de O manifesto das checklist: como fazer as coisas direito.

No entanto, se você esquecer de alguma etapa, terá muitas consequências como: perder a credibilidade e, inclusive, a audiência do seu blog. Porém, para a sua tranquilidade, não é necessário ser um expert em checklist para fazer tudo perfeito. Basta ter atenção, já que com apenas alguns minutos, você consegue verificar todas as etapas. Neste artigo, você vai conferir várias dicas de checklist para que você consiga fazer uma publicação perfeita para o seu blog. Há dicas de escrita, imagens e formatação.

Defina a palavra-chave do post

Nosso checklist definitivo para publicações começa exatamente pelo ponto mais importante. Escolher a palavra-chave correta para um conteúdo permitirá que você desenvolva um post que seja relevante para seu público. Sem essa definição, seu conteúdo perde o direcionamento.

Além disso, para otimizar seu blog post para os mecanismos de busca (SEO) você sempre deve ter uma palvra chave que repetirá no:

  • URL da página
  • Título
  • Ao longo do conteúdo
  • Meta description

(Clique aqui caso você queira mais dicas sobre como fazer SEO On Page)

Use um titulo criativo!

O título é a parte mais importante de qualquer conteúdo. É através dele que você irá conseguir chamar atenção do seu público. Ele deve ser atrativo, sedutor e precisa estar de acordo com o seu conteúdo. Não adianta criar um título magnífico se ele não faz referência ao conteúdo.

Em poucas palavras você deve apresentar o tema e mostrar algo surpreendente sobre o conteúdo. Um título chamativo e apelativo atrai mais a atenção dos leitores.

O título da sua publicação está entre 40 a 69 caracteres?

Esse é o tamanho perfeito de títulos. Se ele for mais extenso do que isso, ele não aparecerá por completo nos motores de busca e isso afetará o bastante no desempenho do seu blog post.

Inclua a palavra-chave no título da publicação!

O título do seu blog post deve incluir a palavra-chave do conteúdo, mas você sabe o porquê disso? Ela, certamente representará uma pergunta de algum de seus leitores. Eles realizarão uma pesquisa com aquele termo e, caso seu título não contenha essa palavra, como você espera ser encontrado por ele?

Seja ousado nos primeiros parágrafos!

Assim como no título, optar por começar o seu artigo com linguagem mais chamativa e apelativa é um ótimo caminho. Leitores não têm paciência para ler conteúdos e parágrafos grandes, mas é lógico que existem exeções. Por causa disso, eles julgam o seu artigo com dez segundos ou menos. Para que você consiga manter a atenção desse visitante por tempo suficiente, os primeiros parágrafos devem ser matadores. Chame a atenção, inclua dados relevantes e mostre que o seu conteúdo deve ser lido até o final.

Não exagere na meta description

O tamanho ideal da meta description de sua publicação deve ter até 156 caracteres. Seja objetivo, seduza o leitor e mostre o que  ele encontrará naquela página. Outra dica importante é colocar a palavra-chave também na descrição.

Atenção com as palavras–chave

De acordo com as próprias dicas do Google, é muito importante que você repita a palavra-chave ao longo do artigo. Mas, cuidado: não há necessidade de repetir o termo milhares de vezes para tornar o blog post mais atrativo para os motores de busca.

Opte por inserir as palavras em seu texto de forma natural, ou seja, que elas possam ajudar no desenvolvimento da frase. As próprias ferramentas de pesquisa conseguem identificar quando o escritor está exagerando, portanto, tenha consciência.

A linguagem da sua publicação está de acordo com o tom geral do seu blog?

Esse é outro aspecto importante para ser analisado. Na maioria das publicações, escreva como se estivesse conversando com o seu leitor. Com essa prática, você terá um diálogo mais aberto com ele. Claro, não se esqueça também, de publicar assuntos que terão valor para os seus leitores.

A imagem também é importante

Uma boa imagem ajuda a aumentar a qualidade da sua publicação e evita abaixar o numero de conversões. Você sabia que aquelas postagens que não possuem imagens podem ter a conversão diminuída para 95%? Para evitar que isso aconteça, opte por conteúdo original ou fotos que você mesmo tirou.

Uma boa dica é procurar imagens que estão licenciadas para uso comercial. Os sites Creative Commons e Search Engine são ótimas opções. Há outros endereços onde é possível encontrar imagens profissionais e gratuitas. Você pode pesquisar em:

  • Free Digital Photos
  • Photo Pin
  • Stock Free Imagens
  • Compfight

Todavia, se precisar de um trabalho mais especifico, considere a opção de comprar uma assinatura em um banco pago. Para mais opções gratuitas, acesse este post sobre o assunto.

As imagens estão de acordo com o texto?

É importante ressaltar que a maioria dos leitores são guiados pelas imagens, portanto, sempre escolha as melhores fotos para seus blog posts. Procure por imagens que façam sentido com seu conteúdo, seja ousado e escolha belas imagens.

Faça links externos e internos

Ao longo do texto, sempre que você citar alguma fonte externa para comprovar um dado relevante, lembre-se de criar um link para o site de origem da informação. Esses links também podem ser utilizados para promover outros posts de seu blog, de maneira natural.

Caso você tenha um conteúdo publicado sobre um tema que é citado em seu mais novo blog post, inclua um link direto para ele dizendo que o leitor poderá encontrar mais informações ali.

Crie um bom call to action

Verifique se você incluiu uma chamada no fim do texto. A presença constante do leitor no seu blog é muito importante. Para isso, você deverá convidá-los para se engajar com a sua marca. Veja alguns exemplos de chamada:

  • Para aumentar os comentários: o que você achou desse conteúdo publicado? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.
  • Para aumentar conversões: quer saber mais sobre as melhores estratégias para escrever artigos de blog? Confira nosso ebook grátis.
  • Para aumentar a sua página de acesso: confira outras dicas de marketing de conteúdo neste artigo.

 

Agora é sua vez. Coloque em prática essa checklist todas as vezes que for publicar um novo conteúdo em seu blog. Lembre-se que todos os pontos aqui são importantíssimos, então não deixe nada de lado. Caso você tenha alguma outra dica para a nossa lista ou queria fazer algum comentário sobre nossa seleção, utilize a aba de comentários abaixo!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!