checklist seo

Checklist SEO: aprenda passo a passo como fazer o seu post subir no rank dos buscadores

O que você tem feito para melhorar o posicionamento do seu blog nos motores de busca como Google, Yahoo ou Bing?

Tem certeza de que está investindo de maneira efetiva em estratégias e ações que realmente trarão o retorno planejado e esperado?

Certamente, já sabe que o leitor sempre tem uma intenção ao fazer uma busca e que o post ideal deve representar a dúvida dele em uma palavra-chave — de modo que encontre com mais facilidade o seu post ao pesquisar algo.

Para tanto, saber usar as palavras-chave e as técnicas de SEO é imprescindível. Dessa forma, além de passar credibilidade para o leitor com um conteúdo incrível, ele também será atrativo e de confiança para os mecanismos de busca.

Foi para garantir que você não se esqueça do que é preciso fazer para otimizar o seu post para buscadores que fizemos um checklist de seo para o conteúdo perfeito. Nele, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • Uso adequado das palavras-chave em sua página;
  • O conteúdo perfeito para buscadores;
  • Atraindo o interesse da persona.

Ficou curioso? Então, continue a leitura desse checklist e aprenda a potencializar as suas estratégias e a facilitar o entendimento dos motores de busca com algumas técnicas de SEO.

Uso adequado das palavras-chave em sua página

Além de utilizá-la de maneira natural e, de preferência, no primeiro parágrafo, em um dos intertítulos (sempre que possível) e no último parágrafo do texto, para aumentar as chances de atrair a sua persona, o ideal é que empregar a sua palavra-chave em alguns outros pontos específicos da página do seu blog.

URL amigável

Em hipótese alguma a sua URL deve estar desconfigurada e apresentando ícones e números, como no exemplo abaixo:

marketingdeconteudo.com/index.aspx?id=649132187

Para que o uso seja assertivo, ela deve ser amigável para os motores de busca e para o seu leitor.

E, por conta disso, precisa ter no máximo 5 palavras e apresentar palavra-chave.

marketingdeconteudo.com/checklist-seo

Variação da palavra-chave

Para não usar de maneira excessiva a palavra-chave e despertar a desconfiança dos motores de busca é que costuma-se incluir ao longo do texto algumas variações dela, de modo a aumentar a relevância da página para o LSI (Latent Semantic Indexing).

Para saber sobre o LSI, fator fundamental para o rankeamento, leia esse post: Técnicas Avançadas de SEO .

Título da página ou Title Tag

Existem alguns fatores que influenciam na efetividade do título da sua página e que funcionam de acordo com as regras de SEO.

Dentre eles, podemos citar:

  • Ter cerca de 55 caracteres;
  • Citar a palavra-chave;
  • Palavra-chave posicionada do lado esquerdo;
  • Formato comum e recomendado do título: Título do blog post – Nome do blog;
  • Estar formatado em tag H1.

Meta description

Por mais que esse item não influencie de maneira direta na análise dos motores de busca, a meta description, também conhecida como meta descrição, contribui para passar confiança ao leitor e, desse modo, aumentar a taxa de cliques.

A meta description aparece quando o usuário faz uma busca e exibe um breve resumo do que vai ser mencionado no conteúdo de uma página.

Para que ela seja efetiva, siga as seguintes orientações:

  • Ela não deve ter mais do que 160 caracteres ou será cortada;
  • Precisa ser concisa e atrativa para o leitor;
  • Apresentar a palavra-chave de maneira natural e intuitiva.

Alt Tag nas imagens

Lembre-se de que os buscadores ainda não são capazes de ler imagens.

Desse modo, para facilitar o trabalho de leitura do seu blog para eles, insira em todas as imagens uma pequena descrição em que apareça a palavra-chave, de no máximo 8 palavras.

Além disso, esse recurso vai se mostrar bastante útil caso o carregamento do seu blog ou site não ocorra da maneira adequada e o usuário não consiga visualizar a imagem — a partir da descrição, ele vai entender o que tem representado nela.

O conteúdo perfeito para buscadores

Assim como o uso adequado das palavras-chave, outros aspectos do seu blog serão realmente significativos para um conteúdo perfeito e pertinente para buscadores e pessoas.

Hoje, garantir uma experiência do usuário positiva (UX) deve ser uma das suas maiores preocupações.

Recomendamos que você confira em seu checklist:

Velocidade do carregamento

Você sabia que se a sua página não carregar em cerca de 4 segundos 75% dos visitantes a abandonaram? Preocupante, certo?

Para evitar que isso aconteça, siga as seguintes dicas:

  • Otimize o tamanho das mídias visuais, como vídeos e imagens;
  • Evite instalar muitos plugins;
  • Use apenas templates com código limpos;
  • Salve, de preferência, imagens em PNG;
  • Confira o impacto do uso de widgets e outros elementos no funcionamento da página e os retire se observar que eles estão contribuindo para um desempenho ruim.

Compartilhamento social

Se uma pessoa gosta do conteúdo que acabou de ler, provavelmente, ela terá vontade de compartilhá-lo em suas redes sociais, ou seja, um leitor engajado aprimora os seus resultados em SEO.

Para facilitar essa questão, deixe disponível botões de compartilhamento para as redes sociais.

Normalmente, eles costumam estar posicionados logo abaixo do título do post. No entanto, você pode fazer testes para ter certeza de qual local eles se mostram mais efetivos.

Linkagem ideal

Faça uso de hyperlinks ao longo do seu texto para:

  • Comprovar uma citação, dados ou pesquisas;
  • Manter o leitor por mais tempo em seu blog;
  • Deixar o conteúdo mais rico e interativo;
  • Melhorar o rankeamento da página.

Quando são usados de maneira estratégica e planejada, você pode melhorar o número de acessos de um blog ou melhorar a fluidez da navegação do leitor.

Se uma página não estiver ativa, por exemplo, você pode personalizá-las para que sempre que forem acessadas elas sejam automaticamente direcionadas para outra que esteja em pleno funcionamento.

Em casos de links quebrados, saiba que existem ferramentas que verificam a existência desse tipo de problema. Adote-as e faça as devidas alterações quando perceber que um dos seus links não estiver funcionando.

Além disso, tenha em mente que:

  • Links Internos: aumentam o tempo do leitor em seu blog, melhoram a fluidez e o rankeamento.
  • Links Externos: demonstram para o leitor que você tem se embasado em sites confiáveis produzir seu conteúdo e auxilia no entendimento do assunto por parte dos buscadores;

Design da página

Design da página é outro ponto que deve ser levado em consideração para beneficiar a experiência do usuário.

Escolha com cuidado a fonte que será adotada e o tamanho dela, garantindo, assim, que a leitura seja agradável.

Um design clean e que não seja poluído visualmente também são quesitos indispensáveis para assegurar que o leitor tenha uma boa experiência e que compreenda o que deve fazer para acessar diferentes categorias e páginas do seu blog.

Blog responsivo

Além de analisar o tempo que o seu blog leva para carregar e de que forma ele colabora para a navegação do usuário, um motor de busca como o Google vai verificar se ele é responsivo.

Atualmente, esta característica é uma das mais importantes e que vai fazer toda a diferença para o desempenho do seu blog, já que a grande maioria dos usuários acessa à internet por meio do smartphone.

Para que o seu conteúdo seja perfeito e que seu usuário consiga acessá-lo, averigue se o seu blog está otimizado e se adaptará automaticamente para visitas feitas a partir de notebooks, tablets e smartphones.

Atraindo o interesse da persona

Do mesmo modo que é importante ter um site otimizado para os robôs dos motores de busca, de nada vai adiantar colocar tais estratégias em prática se o conteúdo produzido não fizer sentido para a sua persona.

Conteúdo relevante

Você tem uma persona definida e um objetivo a ser alcançado com o Marketing de Conteúdo, não é mesmo?

Portanto, para conseguir atingir o seu público e alcançar o objetivo, é muito importante investir na produção de um conteúdo que seja de qualidade, educativo, rico e, principalmente, relevante para o seu leitor.

Quanto mais qualificado for esse material, maiores serão as chances de se tornar uma referência para o seu público-alvo em sua área de atuação e de melhorar o seu rankeamento nos buscadores.

Materiais diferentes

Não tenha medo de investir na postagem de diferentes mídias em seu blog. Além de textos, aposte também na produção de vídeos, infográficos, imagens, podcasts e o que mais você julgar que seja do interesse do seu público. Assim, provavelmente, ele passará mais tempo na página.

Textos longos

Um conteúdo longo e bem-desenvolvido têm chances maiores de rankear nas primeiras páginas dos sites de buscas — não se esqueça de fazer uso ideal das palavras-chave, do modo que ensinamos neste post, ao longo do texto.

Escaneabilidade

Antes de publicar qualquer material, verifique se a leitura dele será agradável para o seu leitor. Nessa checagem, você deve considerar se:

  • O seu post tem pelo menos 3 intertítulos;
  • Inseriu, quando necessário, bullet points e palavras em negrito;
  • Os parágrafos estão curtos (máximo 5 linhas), objetivos e bem-escritos.

Tudo isso contribui para que, ao visualizar a sua página, o usuário entenda o que será retratado ao longo do texto e que, caso ele tenha que interromper a leitura por algum motivo, consiga identificar onde parou.

Estes são os principais tópicos que você deve verificar em seu blog para garantir que o seu post esteja otimizado para os diferentes motores de busca. Basta seguir este checklista para aprimorar o desempenho do seu site!

Agora que você já conferiu o nosso checklist e aprendeu a produzir o conteúdo perfeito para a sua persona e para os buscadores, leia também o nosso post sobre como divulgar o seu blog e ganhar audiência em pouco tempo!

 
Autor(a)

Escrito por: Mérian Provezano Analista de qualidade de conteúdo na Rock Content , formada em Jornalismo, estudante de Letras e nerd em formação. Passa o tempo livre lendo livros, vendo séries e escutando Robbie Williams.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!