como aumentar o engajamento no facebook

9 dicas para aumentar o engajamento da sua página no Facebook

Quer saber como aumentar o engajamento da sua página no Facebook? Confira 9 dicas sensacionais que você pode colocar em prática agora mesmo!

Muito se fala sobre a importância do engajamento para as estratégias em redes sociais, mas você sabe o que realmente significa ter uma Fan Page com muito engajamento?

O Facebook é hoje a rede social mais utilizada no país: 45% da população já está online, totalizando uma média de 111 milhões de usuários ativos todos os meses.

Com esses números, a chance da sua persona estar presente nessa plataforma é muito alta, daí a importância de entender e dominar funções, ferramentas e termos relativos à rede.

Quer saber como aumentar o engajamento no Facebook?

Quer ter mais resultados com suas campanhas de marketing nas redes sociais?

Então o texto de hoje é perfeito para você.

Aproveite para conhecer alguns dados dessa mídia, experimentar com novas técnicas e, claro, entender a fundo o conceito de engajamento nas redes sociais.

Continue lendo e, ao final, você já estará pronto para revisar técnicas e otimizar suas ações.

Entendendo o conceito de Engajamento no Facebook

Ao contrário do que muitos pensam, engajamento está longe de ser uma via de mão única.

Acreditar que esse termo se resume apenas à contabilização das interações de seu público com sua empresa pode ser o primeiro passo para a derrota de sua estratégia nas redes sociais.

Engajamento precisa ser entendido como todo o processo de fornecimento da melhor experiência possível ao consumidor e, em resposta, sua interação, comentários, likes, compartilhamentos, dúvidas etc.

Esquecer da primeira etapa: a de preparação do ambiente e geração de conteúdo de qualidade, compromete todo o processo de mensuração do engajamento de seu público, já que assume que a responsabilidade da resposta está apenas na sua persona.

Por isso, é fundamental que as empresas foquem na geração contínua de conteúdo alinhado com as perspectivas da persona, de modo a incentivá-la a participar ativamente de suas redes.

Para ajudar nesse processo, o Buzzsumo fez uma pesquisa em 2016 a respeito do tipo de conteúdo que mais gerava engajamento na rede.

Foram analisados mais de 800 milhões de posts no ano, tudo com o único propósito de responder à pergunta: Como obter o máximo de engajamento no Facebook?

Os resultados você confere abaixo:

  • Dentre todos os tipos de conteúdo, perguntas, imagens e vídeos foram os mais convidativos, e os vídeos foram os que mais receberam compartilhamentos;
  • O dia com o maior índice de engajamento foi segunda-feira;
  • O nível de engajamento era inversamente proporcional ao volume de conteúdo postado na mesma hora. Ou seja, em horários como a madrugada, por exemplo, em que boa parte das páginas não está mais postando, os posts novos ganhavam maior interação do público.
  • Posts com menos de 50 palavras traziam maiores índices de engajamento que posts maiores;
  • Posts linkando para textos fora da rede recebiam maior engajamento quando o texto em questão tinha entre 1000 e 3000 palavras.
  • Imagens postadas do Instagram para o Facebook mostravam índices menores de interação quando comparadas às imagens postadas diretamente na rede.

Apesar desses dados fornecerem uma visão bastante ampla de como é possível moldar sua estratégia de modo a otimizar a participação da persona, é fundamental lembrar que cada negócio opera de maneira particular.

Realizar testes para medir, em primeira mão, como o SEU negócio funciona é a chave para que suas estratégias nas redes sociais comecem a dar certo.

Experimente postar nas segundas-feiras e observe o resultado.

Agora poste nas terças e estabeleça uma comparação.

Essa é a melhor maneira de ter certeza de que você está adotando ações relevantes e adaptadas para as necessidades da sua persona.

Como medir o engajamento?

Cada rede social possui uma maneira particular de medir o engajamento em suas contas.

O Twitter, por exemplo, usa de impressões, retweets, curtidas e respostas.

Já o Facebook usará interações como curtidas, reações, compartilhamentos e comentários.

É fundamental que você entenda exatamente o que cada termo significa, e como ele impacta nos resultados de suas campanhas.

Um bom exemplo é que, recentemente, o Facebook publicou uma nota a respeito do uso de reações, comentando como elas contribuem muito mais para o rankeamento de um conteúdo dentro da rede do que simples curtidas, por exemplo.

Daí, montar conteúdos que incentivem reações positivas ou negativas é uma estratégia que hoje vale para subir seu post na timeline dos usuários.

Mas como medir, efetivamente, o nível de engajamento em uma página no Facebook?

O primeiro passo é definir uma meta.

Analise seus resultados hoje e registre-os em uma planilha ou software para esse fim.

Agora pense mais longe (2 meses, 6 meses etc.) e calcule até onde você quer chegar com os números de curtidas, comentários ou compartilhamentos.

A partir daí, comece a montar conteúdos e a experimentar a resposta de sua persona.

Lembre-se que você pode preparar diferentes frentes de mensuração para seu negócio, como, por exemplo, a partir do estabelecimento de uma hashtag especifica para alguma campanha, monitoramento de cliques para conteúdos externos, comentários de aprovação ou reprovação dentro dos seus conteúdos etc.

O importante é você identificar o que é relevante para sua persona e a partir daí unir esforços para que o resultado seja cada vez mais positivo tanto para você quanto para seu público.

9 dicas de como aumentar o engajamento no Facebook

Agora que você já sabe sobre a importância do monitoramento e sobre o estabelecimento de metas, é hora de passar para a parte prática.

Afinal, como aumentar o engajamento no Facebook?

Separamos abaixo uma lista com as melhores técnicas para a rede que podem ajudar a dar uma guinada no seu negócio!

1. Faça perguntas

Convidar sua persona a interagir com seu conteúdo é a melhor maneira de começar a estimular o engajamento na sua página.

Para isso, prepare posts que lancem questionamentos, sempre relacionando o conteúdo aos serviços de sua empresa.

Se o seu negócio está inserido no campo da moda, por exemplo, você pode perguntar a respeito dos estilistas favoritos de sua persona, sobre o look dos sonhos, peças e materiais que estão em moda etc.

Caso esteja na área de marketing, sinta-se à vontade para perguntar sobre as redes sociais favoritas, sobre especulações e novos lançamentos, sobre sugestões para um marketing mais inclusivo etc.

O importante é encontrar um assunto que converse diretamente com o seu serviço e, claro, instigue a persona a discutir e a colaborar com seu ponto de vista.

2. Não perca o timing

Ter um bom timing é essencial para resultados positivos em sua estratégia de marketing nas redes sociais.

A pesquisa do Buzzsumo, mostrada no início desse texto, discute exatamente a relação do timing com o índice de engajamento por parte da persona.

É muito importante que seu negócio realize testes e experimentos próprios com o fim de descobrir os melhores horários para postagem, qual o dia da semana mais relevante para a persona e quando a concorrência está deixando mais brechas no conteúdo.

Com isso em mãos fica bem mais fácil planejar o momento ideal para a postagem de cada nova peça produzida, levando em consideração o quanto de interação é esperado para cada etapa da semana.

Caso queira uma ferramenta para ajudar nesse processo, a versão gratuita do Buffer pode oferecer o básico para quem está começando.

3. Promova concursos

Esse é um recurso muito importante na geração de engajamento, mas igualmente perigoso.

Hoje em dia é fundamental que todos os concursos, sorteios e promoções realizados na rede estejam de acordo com a lei 5.768 .

Caso contrário, você correrá sérios riscos de ser penalizado, podendo, inclusive, perder a página no Facebook e receber multa pelo deslize.

Estando tudo nos conformes, a realização de sorteios é uma maneira ótima de promover o seu negócio, ganhar visibilidade e aumentar (e muito!) o alcance de seu conteúdo.

Considere sortear produtos de lançamento, eleger frases ou respostas criativas e até mesmo convidar o público a contribuir com a produção de conteúdo.

Lembre-se de ser irreverente e prezar pela criatividade. Uma ação bem elaborada é garantia de novos seguidores para sua página!

4. Combine imagens com outras formas de interação

Imagens e vídeos estão no topo da cadeia da geração de engajamento, e vale a pena experimentar um tanto mais com essas duas modalidades

Uma maneira simples de começar é criar colagens com diferentes tipos de imagens e convidar sua persona a participar escolhendo a sua favorita, por exemplo.

Você pode fazer o mesmo e designar para cada imagem uma reação diferente, chamando o público para reagir de acordo com o post.

Assim você garante participação e ainda leva uns pontinhos extras na hora de ranquear na rede.

Tente combinar também imagens com compartilhamentos, aproveitando das funções de gif, vídeo e 360° que hoje o Facebook suporta.

O principal aqui é manter tudo condizente com o seu tipo de negócio e, claro, tomar cuidado para não exagerar no flood.

5. Avalie a frequência de postagem

Um estudo da Buddy Media constatou que páginas que faziam uma a duas postagens diárias tinham um índice de engajamento muito superior quando comparadas às páginas com mais de uma postagem por dia.

Essa relação pode estar atrelada à questão de qualidade e, claro, variará de acordo com o seu tipo de negócio.

Faça testes frequentes com o seu conteúdo e certifique-se de que sua página tem priorizado a experiência do consumidor. Em algumas semanas será possível observar melhores resultados de visualização e engajamento.

6. Não se esqueça dos CTAs

Apesar de estar no bê-á-bá do marketing digital, é muito comum que os CTAs sejam deixados de lado na hora de construir um bom conteúdo para as redes sociais.

Convidar o leitor a participar faz maravilhas para o índice de engajamento, principalmente no Facebook.

Você com certeza já viu aquelas postagens de “Compartilha se concorda e curta se discorda”, não é mesmo?

Esse tipo de conteúdo é um chamariz e tanto para a interação, e pode ser um bom aliado quando usado com sabedoria.

Priorize CTAs que convidem o leitor a interagir, curtir, compartilhar e comentar no seu post, e não deixe de mensurar as mudanças nos índices de engajamento.

Compare para descobrir quais são as chamadas com mais resultado e foque no seu uso!

7. Converse com seu público

Lembra-se de quando disse que engajamento não pode ser uma via de mão única?

Essa informação se torna ainda mais importante quando levamos em conta o diferencial de uma página que responde aos seus fãs.

Avalie empresas como a Netflix, por exemplo, que desenvolvem o trabalho de social media interagindo com boa parte dos comentários, e principalmente às perguntas e reclamações dos usuários.

Responder aos comentários ajuda na criação de um elo de confiança com a sua empresa, além de colaborar com o processo de SAC.

Considere ter um profissional preparado especificamente para esse tipo de interação, e trabalhe na voz e posicionamentos da empresa no mundo virtual.

8. Compartilhe conteúdos em primeira mão

Nada melhor que uma novidade quentíssima postada antes de todo mundo.

Invista na produção de conteúdo exclusivo e não deixe de compartilhar outros textos que abranjam o seu mercado de atuação, afinal de contas, seu público está interessado em mais do que apenas o seu produto.

Quanto mais você se mostrar relevante no Facebook, maiores as chances de conseguir motivar o engajamento para seu conteúdo.

9. Recicle conteúdos antigos

Sabe aquele post que bombou no mês passado? Não deixe que ele acumule poeira no canto da sua página.

Aproveite sempre para repostar conteúdos, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao seu link e que ele alcance um maior número de visualizações.

Lembre-se de considerar uma boa descrição para a repostagem. Tente valorizar o conteúdo e mostre à sua audiência que ele está de volta porque é relevante mais uma vez.

Engajamento, como já foi dito, precisa ser entendido como uma via de mão dupla.

Forneça bons conteúdos e um ambiente focado na experiência do consumidor que logo seus resultados virão de maneira natural.

Com um bom engajamento fica muito mais fácil estar próximo da persona e acompanhar as mudanças que ocorrem em seu meio.

Curtiu? Quer saber mais? Então aproveite para conferir nosso conteúdo completo sobre como postar imagens no Facebook, e domine mais esse recurso para o aumento do engajamento na sua página!

quem inventou o facebook