pessoas conversando

Como aumentar o engajamento no seu blog e redes sociais?

Na estratégia de marketing digital da maioria das empresas, o engajamento é considerado uma métrica importante. Há diversas maneiras que o visitante pode engajar com a marca e em variados ambientes e momentos, como, por exemplo, redes sociais e blog. Entretanto, antes de começar a perseguir bons resultados nessa métrica, você já parou para pensar por que o engajamento é relevante? Sabe como ele afeta seu objetivo no marketing de conteúdo? Entende o que pode ser considerado como engajamento? Conhece maneiras de medí-lo? Solucione essas e outras dúvidas relacionadas a essa métrica, de maneira prática e rápida, neste artigo.

O que é engajamento?

Primeiramente, você sabia que engajamento não é representado somente por curtidas, comentários e compartilhamentos? Acredite! Ele vai muito além disso. São as maneiras que um visitante interage com o seu site, como, por exemplo, assinando um feed de notícias, baixando um arquivo, preenchendo um formulário, dentre outras. De forma simples e resumida, o engajamento representa o início de um relacionamento.

Por que o engajamento é importante?

O engajamento, seja em qual forma for demonstrado, é importante pois sinaliza se seus potenciais clientes estão interessados no seu site e no conteúdo disponibilizado de maneira geral. A partir do engajamento, por exemplo, um visitante se torna uma lead e, a partir das ações tomadas por você, pode se tornar um cliente e até mesmo um fiél seguidor. Além disso, ele influencia nas principais métricas do seu blog, como, por exemplo, a sua taxa de rejeição.

Será que o engajamento é relevante para seu objetivo?

Na verdade, essa é uma pergunta retórica. Com raras exceções, o engajamento sempre é importante para o objetivo do marketing digital, independente de qual tipo de engajamento seja. Afinal, você não criaria um novo ponto de contato com o seu potencial cliente se não quisesse qualquer interação, certo? Alguma ação é sempre desejada por parte do usuário.

Entretanto, a pergunta chave é: qual engajamento é importante para o seu objetivo? Será que são comentários? Assinaturas? Baixar um arquivo? Assistir um vídeo? Curtir a sua página? Referenciar sua marca nas redes sociais? Com qual frequência essas ações são desejadas ou necessárias para ajudar seu objetivo? É essencial que você saiba qual tipo de engajamento e como ele vai influenciar no sucesso do seu objetivo. Isso porque muitos blogs e sites não possuem grande volume de comentários. Porém, isso não é necessariamente ruim. O visitante pode ter ido ali para, simplesmente, procurar uma informação ou solucionar uma dúvida e esse pode ser, no final das contas, a meta programada para aquele canal de comunicação.

Principais maneiras de mensurar engajamento

O engajamento pode ser demonstrado de diversas maneiras. Qualquer representação de que o visitante está interagindo com o seu site ou com seu blog é uma forma de perceber que ele está engajado com o conteúdo disponibilizado.

Comentários

Os comentários em blog posts é uma das maneiras que o visitante pode interagir com o seu site, sendo uma das formas de mensurar o engajamento. Caso o usuário leia o conteúdo e possua alguma dúvida, queira dar alguma sugestão, elogiar ou complementar o que foi escrito de alguma maneira, o comentário é a maneira mais fácil e prática de fazê-lo.

Curtidas e referenciações

Ainda que essa forma de engajamento seja mais válida para redes sociais, caso seu site possua botões de compartilhamento, ela também pode ser feita por meio dele. Sendo assim, essa representa outra forma de interação do usuário com o seu conteúdo, através de curtidas na sua página ou em conteúdos postados por ela.

Assinaturas de newsletter

As assinaturas de banco de e-mails para receber feed de notícias é também uma forma de engajamento bem comum. Caso o visitante entre no seu site e goste do conteúdo que foi disponibilizado, é comum que ele assine seu RSS para acompanhar mais novidades diretamente por e-mail.

Conversões

Outra maneira de mensurar o engajamento do seu site é verificar quantos usuários estão convertendo durante uma visita. A conversão pode acontecer de diversas maneiras: assinaturas de newsletter, compras, download de arquivos, etc.

Quais as melhores práticas para ter mais engajamento

Você realizou a verificação e o engajamento desejado para sua página está baixo? Temos algumas dicas que te ajudarão a aumentá-lo. Veja:

Facilidade de interação

Para aumentar a quantidade de comentários no seu blog ou página, por exemplo, uma das maneiras é facilitar a interação. Uma pessoa que deseja fazer um comentário não quer preencher muitas informações, apenas o básico. Sendo assim, é indicado que você peça apenas o nome, e-mail, e mensagem como campos obrigatórios. Adicionar o site do usuário, por exemplo, pode ser algo opcional.

Além disso, a facilidade de navegação no site, como design responsivo e de simples navegação, influencia bastante em qualquer interação, principalmente comentários. Certifique-se que seu site é amigável aos visitantes.

Conteúdos instigantes e interessantes

Disponibilizar conteúdos interessantes é crucial para todos os tipos de engajamento, uma vez que o visitante não vai interagir com a sua marca se não encontrar algo que o motive. Os conteúdos, nas suas mais diversas maneiras (infográficos, vídeos, webinars, e-books, blog posts, etc), serão excelentes ferramentas para criar e instigar essa interação. Sendo assim, desenvolva-os sempre focados na sua buyer persona, nos seus desafios, dúvidas, objetivos e problemas.

Para criar conteúdos cada vez melhores para o seu site, veja as melhores dicas no Escreva Para Web ou entenda como e quando a terceirização do marketing digital pode ser uma aliada da sua estratégia.

CTA ou Call-to-Action

O visitante não vai ficar procurando maneiras de engajar com o seu site, a não ser que seja uma pessoa que já conhece e gosta da sua marca ou recebeu uma indicação, mas isso será, com sorte, 1% no seu tráfego. Sendo assim, crie call-to-action nas sua página e blog posts que sejam simples e atrativos. Dessa maneira, o visitante que ficar interessado não encontrará dificuldades para interagir.

Antes de começar a se preocupar com qualquer métrica, é crucial que você entenda como essa métrica afeta o seu objetivo no marketing digital. Sendo assim, ainda que o engajamento seja uma métrica importante para o seu negócio, saiba qual dos tipos de engajamento vai afetá-lo ou ajudá-lo mais. Se os comentários na sua página não vão te ajudar a alcançar seu objetivo, então, por que eles devem ser algo medido por você? Pense nisso. Se você ainda possui alguma dúvida ou gostaria de dividir sua experiência conosco, compartilhe-a enviando um comentário nos campos abaixo! 😉

 
Autor(a)

Escrito por: Renata Santiago



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!