como contratar equipes de marketing: candidatos se apresentando

Como contratar equipes de Marketing: aprenda a formar um verdadeiro Dream Team

Um dos maiores desafios para montar o seu time é a contratação de talentos. Afinal, uma contratação errada de marketing pode causar grandes danos. Você acha que seu time de marketing está:

# Sobrecarregado?

# Despreparado?

# Desesperado?

Se sim, talvez seja a hora de expandir o time. O marketing digital é uma área que cada vez mais se complica e novas habilidades são exigidas. Por isso, contratar bem virou uma preocupação constante. Passamos por isso aqui na Rock Content. Saímos de uma empresa de 3 pessoas em uma garagem para mais de 150 funcionários em apenas 3 anos.

Foi desafiador desenvolver um sistema de contratações que funcionasse para nós e vamos compartilhar aqui como encontramos bons profissionais de marketing para nossa equipe.

Confira nossas dicas:

Na fase inicial, contrate por atitude mais que por habilidade!

Sim, eu sei que você deve estar buscando um super especialista em SEO ou Google Adwords. Nem sempre esta é a melhor decisão. Em um time em formação, é necessário encontrar profissionais mão na massa e dispostos a fazer mais de uma coisa.

São muitas habilidades necessárias no estágio inicial e o que você precisa mais que qualquer outra coisa é disposição e vontade de aprender.

Vai começar um projeto de marketing de conteúdo na sua empresa e esta é uma área nova para você?

Busque alguém que queira aprender tudo sobre marketing de conteúdo e crescer rápido. Contrate pessoas ambiciosas.

Contrate resolvedores de problemas

Sim, seu marketing vai dar problemas eventualmente. As leads diminuem, o tráfego cai, seu concorrente lança uma campanha genial. Merd*s acontecem.

Por isso você precisa de pessoas analíticas e que conseguem propor soluções inteligentes quando estes problemas ocorrem. Teste estas habilidades em situações hipotéticas no seu processo seletivo.

Contrate pessoas que gostem de estudar/aprender

Aqui na Rock Content contratamos nerds. Pessoas que estudam sempre, se atualizam e leem livros e blogs constantemente sobre marketing. Seu cara de marketing não conhece os maiores blogs de marketing do mundo?

Desconfie!

Nós recomendamos, inclusive, que se coloque a língua inglesa como pré-requisito ao contratar profissionais de marketing.

Acreditamos que um profissional de marketing que não fala inglês hoje em dia vai ficar por fora das últimas tendências muito rapidamente.

Contrate pessoas que gostam de ensinar/trabalhar em equipe

Aprender é importante, mas essa pessoa conseguiria treinar outras pessoas e multiplicar o conhecimento adquirido? Ela conseguiria treinar um outro membro para sua posição caso seja promovida?

Se sim, esse é um atributo valiosíssimo.

Entreviste, entreviste e entreviste novamente

Sim, quanto mais candidatos você conseguir no pipeline, melhores as chances de encontrar o cara certo para o momento atual da sua equipe.

Caras de marketing se apresentam bem… e isso pode ser um problema

Afinal, eles trabalham em marketing! Eles sabem vender seu produto bem. Por isso, não confie apenas na entrevista e apresentação na hora de contratar. Use testes e dê tarefas durante o processo seletivo. Algumas ideias de testes para usar com seus candidatos:

# Produção de posts de blog;

# Criação de personas para sua empresa;

# Mapeamento da jornada de compra;

# Encontrar erros em uma campanha de PPC.

Use testes, sempre!

Crie um funil de contratação, afinal, você é um cara de Marketing

Nós marketeiros adoramos funis. É importante que você tenha um funil claro e suas etapas definidas.

Veja o nosso exemplo abaixo.

Como contratar equipes de marketing: funil de contratação

Com esses passos você com certeza contratará de forma mais assertiva na sua empresa.

Quer saber ainda mais sobre montar, treinar e gerar um time de marketing de sucesso? Então baixe o nosso ebook: Times de Marketing: como estruturar, contratar e escalar o seu!

 
Autor(a)

Escrito por: Diego Gomes Fanático por blogs, content marketing, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale comigo: @dttg ou inscreva-se no meu curso gratuito de marketing de conteúdo por email.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!