mãos no tablet

Como criar um ebook: dicas sensacionais para fazer um ebook

Seja no mercado B2B ou B2C, é fato que o inbound marketing e o marketing de conteúdo estão ganhando cada vez mais espaço.

São estratégias mais inteligentes, focadas nas necessidades do consumidor, prontas para atrair, converter e engajar pessoas com a ajuda de conteúdos ricos, dentre eles, os ebooks. Mas você sabe, de fato, o que é um ebook? E como criar um ebook de sucesso?

Parece simples criar um conteúdo mais extenso do que um blog post, encaixar ele em um design bacana e fazer upload para a internet, esperando que as pessoas vão amar à primeira vista, baixar, compartilhar e fazer aquela propaganda boca a boca para você.

Mas a história não é bem assim. Criar um ebook exige profissionalismo, envolve uma equipe focada em gerar valor para o cliente e uma boa dose de conhecimento.

Será que você está criando ebooks da forma certa? Vamos descobrir?

Ebook não é apenas um conteúdo online

A acepção da palavra ebook ou e-book, é eletronic book, ou livro eletrônico.

Se transportarmos a ideia de livro para a internet, vamos automaticamente pensar nos ePubs, os livros inteiros que baixamos para ler no smartphone, no tablet, no iPad e no Kobo, entre outros.

Entretanto, quando falamos em criar um ebook como estratégia de marketing de conteúdo, estamos falando de um conteúdo de acesso imediato, de fácil leitura, com conhecimento prático e aplicável.

Ou seja, nada de dramas, romances ou ficção científica.

O ebook deve ser criado com o intuito de educar seus leads sobre temas importantes do seu mercado, a fim de que eles conheçam o que você faz, como faz e o que pode fazer por eles.

É por isso que ele se tornou a principal isca digital para captação de leads, pois você compartilha conhecimento especializado de uma forma atrativa e fácil de assimilar, exigindo em troca dados de contato dessas pessoas.

Nota importante: segundo o Content Marketing Benchmarking Report 2015, 37% das empresas B2B produzem ebooks como estratégia de marketing digital, sendo que 55% delas consideram uma estratégia altamente eficaz. Será que estamos subestimando o poder dos ebooks?

Por que usar ebooks na sua estratégia de marketing?

Ok, você percebeu que o ebook é um conteúdo mais extenso, com conhecimento mais denso do que os blog posts e que requer um cuidado a mais na hora de criá-lo.

E por que você vai querer essa responsabilidade e esse trabalho para você? Não dá para ficar só nos posts de 500 palavras?

# Ebooks ajudam a educar o público

Bem, os blog posts são essenciais para chamar a atenção do seu público, mas em geral tratam os assuntos de forma bastante segmentada e resumida.

Por exemplo, um blog post que fale sobre Marketing no Facebook não vai contemplar todo o potencial do marketing no Facebook, pois o espaço é limitado. O que fazer então para educar o seu público sobre este assunto?

Criar um ebook!

# Ebooks são a porta de entrada para leads

Os ebooks também são fundamentais para a geração de leads, pois para fornecer um conteúdo tão completo, certamente você vai querer algo em troca.

E se não é dinheiro, é informação. Informação de qualidade, que vai te ajudar a se aproximar do seu público-alvo e começar um relacionamento que gere negócios futuramente.

# Ebooks contribuem para aumentar sua autoridade

Falar de concorrência na internet é assunto batido, mas é importante lembrar que para você se destacar da concorrência precisa mostrar a que veio.

Uma boa forma de fazer isso é criar um ebook para cada tema que você domina e compartilhar na web esse conhecimento, mostrar do que você é capaz e como pode ajudar as pessoas a resolverem seus problemas.

# Ebooks são fonte de conhecimento amigável

Já pensou ter uma dúvida sobre backup na nuvem e ter que ler um livro de 200 páginas, com termos técnicos sobre o assunto? Garantimos que existiriam bem menos autodidatas neste mundo.

Em contrapartida, que tal baixar um ebook de 2000 palavras (cerca de 10 páginas), com parágrafos curtos, informação fácil de assimilar e que ensine passo a passo exatamente o que você precisa? Bem mais fácil, concorda?

# Ebooks são o ponto de partida para um blog de sucesso

Existe tanta informação em um ebook que você pode desmembrá-la em blog posts, em infográficos, em vídeos, em imagens, em calls to action e vários outros formatos de conteúdo que vão atrair o seu público e gerar engajamento.

Ebook é vida para sua estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing! Não perca mais tempo e aprenda como planejar um ebook de sucesso!

Como planejar (e concretizar) um ebook de sucesso

Se você tem uma estratégia de conteúdo definida e documentada, já tem boa parte do que é preciso para criar um ebook bem-sucedido.

De qualquer forma, vamos ao passo a passo para que você não pule nenhuma etapa.

# Conheça suas personas

Certamente você já ouviu falar muito em personas e da importância que elas têm para uma estratégia de marketing digital poderosa.

Já falamos tanto nelas no nosso blog que temos um Guia para criação de personas e até uma ferramenta chamada Gerador de Personas.

Se você ainda não conferiu estes materiais, corre lá para conferir! Depois de saber exatamente quem são suas personas, parta para o próximo passo.

# Defina o tema do seu ebook

Todo conteúdo que você cria deve responder a uma dúvida ou solucionar um problema das suas personas.

Portanto, crie uma lista do que pode servir de insumo para um ebook, pensando sempre no estágio do funil de vendas em que as pessoas que você pretende atingir estão e como conduzi-las para o próximo estágio.

# Estruture o seu conteúdo

Antes de partir para a escrita propriamente dita, faça um esqueleto do que você vai abordar ao longo do ebook.

Use títulos e subtítulos, busque referências, insira alguns lembretes para não deixar nenhum detalhe escapar durante a produção.

# Escreva!

Munido de todas as informações de que você precisa, parta para a produção do conteúdo.

Lembre-se de usar a mesma linguagem do seu público, de explicar termos técnicos, de ser leve, como se estivesse numa conversa.

# Otimize

É claro que durante a produção do conteúdo do ebook você já estará pensando em como otimizá-lo para os mecanismos de busca, mas vale uma revisão para ter certeza de que ele será encontrado com as palavras-chave certas.

Para fazer uma otimização nota 10, confira nosso Guia de SEO.

# Ilustre seu conteúdo

Com o texto pronto, é hora de selecionar as imagens, figuras, ilustrações, gráficos, infográficos e outros elementos que vão ajudar a dar vida ao seu ebook.

Contar com um designer é fundamental nesse momento, para que você tenha um ebook atrativo e convincente.

# Não esqueça do design

A formatação do seu ebook deve levar em consideração os dispositivos mais utilizados pelo seu público para acessar conteúdo.

Cada vez mais acessamos blogs, sites e redes sociais por meio de dispositivos móveis, portanto, é fundamental pensar em um design responsivo para o seu ebook.

Além disso, o layout deve refletir a imagem da sua empresa – descontraída, séria, animada etc – para que o leitor crie identificação.

Use as cores do seu logotipo, pense na harmonia entre os elementos, use os espaços em branco como descanso para a leitura e separe a informação em blocos pequenos, que facilitem a leitura.

Finalizamos a parte de produção, mas o trabalho ainda não acabou. Seu ebook precisa de audiência, então vamos fazer o marketing desse material!

Como e onde promover o seu ebook

Você tem acompanhado nosso blog? Então já entrou em contato com vários conteúdos sobre como disseminar seu conteúdo na internet.

Ferramentas não faltam para isso e o inbound marketing é nosso maior aliado nessa empreitada.

# Prepare sua landing page

Todo material rico, como um ebook, precisa de uma página de destino ou landing page.

Essa landing page é feita exclusivamente para dar destaque ao seu conteúdo e convidar o usuário a baixar o material.

Temos um post que vai te ajudar a montar uma landing page efetiva, acesse ele neste link. Além disso, temos também um Kit Landing Pages, com templates prontos para serem customizados e utilizados.

# Promova seu ebook nas redes sociais

Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest, Instagram, Google + e Medium são apenas algumas das redes sociais onde você pode promover o seu ebook.

Faça CTAs impossíveis de serem ignoradas para chamar a atenção do público e fazer com que ele visite sua landing page.

# Crie CTAs para o ebook em seus blog posts

Ebooks e blog posts são melhores amigos, sempre. Lembra quando falamos em destrinchar seu ebook em outros tipos de conteúdo?

É exatamente para que você possa linkar os dois assuntos, convidando o leitor do post para conferir um conteúdo mais profundo e completo sobre o que você está falando.

# Dê o destaque merecido ao seu ebook com links patrocinados

Se você quer mesmo ver seu ebook fazendo sucesso na internet mas ainda não tem aquele tráfego todo no seu blog, site e redes sociais, por que não apostar nos links patrocinados?

Destine um orçamento para promover seus melhores ebooks no Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads e todos os demais Ads da internet.

# Divulgue seu ebook para sua base de leads

E-mail marketing é um grande aliado neste momento, não é?

Você pode criar uma campanha de e-mail marketing para divulgar seu ebook e chamar as pessoas a conhecerem esse novo conteúdo. Neste ebook você aprende tudo o que precisa para criar uma campanha de e-mail marketing vencedora.

# Insira botões de compartilhamento social

Ebooks servem para aumentar a visibilidade do seu negócio e aumentar sua autoridade em determinados assuntos, mas para isso você precisa de audiência.

E muita. Sendo assim, insira botões de compartilhamento social tanto na sua landing page quanto no e-mail marketing e motive as pessoas a compartilharem seu ebook com suas redes de contato.

Já pensou ver seu ebook viralizando na internet?

# Insira um banner do ebook em seu site

Quem disse que o site da empresa não é lugar para divulgar conteúdo? Pode ser que a aba “blog” ou “conteúdos educativos” não chame tanto a atenção. Mas um banner promovendo seu mais novo ebook com certeza vai fazer muito sucesso.

# E que tal um SMS?

É difícil encontrar quem ainda tenha um celular sem acesso à internet, por isso, você pode aliar SMS e web para dar destaque ao seu ebook.

Envie um SMS para sua base de leads informando que o ebook já está disponível para download e insira o link da sua landing page.

Lembra que falamos do design responsivo para o ebook? Aqui ele se torna super válido!

# Dê um toque nos seus amigos

Boca a boca é a melhor das recomendações.

E por que você não deveria pedir ajuda dos seus amigos para dar aquele up na divulgação do seu ebook? Quando postar nas redes sociais, marque aquelas pessoas que você acredita que se interessam pelo assunto.

Chame no inbox e peça para que eles deem uma força. De leitor em leitor você constrói sua audiência.

Criar um ebook não é fascinante? Todo o percurso que você tem até ver os resultados de conversões é uma experiência e tanto para quem cria conteúdo.

É claro que se você puder contar com outros profissionais, como um web designer para criar a landing page, um designer para dar forma ao ebook, um profissional de SEO para otimizar o conteúdo, ficará bem mais fácil.

Mas se você ainda está sozinho nessa empreitada, não se assuste.

O primeiro ebook a gente nunca esquece, apanha um pouco, mas no final, tudo dá certo. Nossas dicas e templates estão aí para que você possa usá-las sempre que precisar.

Ah, e como você sabe, o ebook é apenas uma das ferramentas de marketing de conteúdo que você pode utilizar para alavancar sua estratégia de marketing, por isso, não deixe de conferir nossa Enciclopédia de Marketing de Conteúdo.

Nela você vai encontrar todo o conhecimento que precisa para se tornar um especialista!

Pronto para criar o seu primeiro ebook? Depois volte aqui e conte como foi!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!