Como criar uma página no Google+ para sua empresa

Como criar uma página no Google+ para sua empresa

A verdade é que o Google Plus tem uma quantidade pequena de usuários se comparado às outras redes e é improvável que ele passe o número de usuários do Facebook em um médio prazo. Nesse caso, usar a rede com frequência talvez não seja a melhor opção possível, pois o ROI dos seus investimentos pode não compensar.

Porém a rede marca um crescimento de 6% ao ano e tem muito potencial. E, por ser relativamente parecida com o Facebook, existe a possibilidade de reutilizar o conteúdo, publicando ele nas duas redes. E se você tem um negócio local (em que o endereço da sua loja é importante, por exemplo) você pode usar o Google Places ou o Google Plus Local, que contam com recursos de geolocalização que podem ser interessantes para você.

Além disso, ter uma página no Google+ facilita que seu conteúdo apareça no rankeamento de buscas do Google.

Decidiu criar uma página no Google+? Então siga essas 5 dicas para aprender como criar uma página no Google+ !

1. Antes de tudo: crie a sua página

Para criar uma página para sua empresa no Google+ clique aqui. A partir daí, escolha a categoria na qual seu negócio se encaixa: lugar, produto, marca, empresa, etc. Agora que você já tem uma página, basta otimizá-la!

2. Tenha um perfil completo e bem preenchido

É importante que você preencha todos os dados corretos e atualizados na sua página, para que seus seguidores e potenciais clientes possam facilmente te encontrar na rede social. Siga nossa checklist para saber o que colocar no seu perfil e como esses dados devem aparecer na sua página:

google+1google+

3. Participe de comunidades

Uma das melhores vantagens e especialidade que o Google+ oferece são as comunidades. Elas funcionam de uma maneira parecida com as falecidas comunidades do Orkut: você pode criar tópicos e interagir com seus seguidores de uma maneira que o Facebook não permite, já que as páginas empresariais ainda não podem participar de grupos no Facebook. Seja autêntico e use essa oportunidade para criar uma comunicação sincera e humana com quem te segue no Google+. Evite a auto promoção a todo custo. Converse, comente, compartilhe. Essa é uma das melhores formas de potenciais clientes verem como sua marca é engajada em participar abertamente de um diálogo com eles.

4. Use o Hangouts

O Hangouts é um chat em vídeo aberto ao público que pode ser utilizado para apresentações diversas, responder dúvidas dos seus clientes, webinars… as opções são variadas e você decide como usá-lo. É uma oportunidade incrível de conversar com seus fãs e humanizar a sua marca: afinal, com o Hangouts eles terão uma pessoa real interagindo com eles e tirando qualquer possível dúvida que tenha surgido. Seja criativo!

5. Use SEO

Como falamos lá em cima, ter uma página para sua empresa no Google+ é uma grande vantagem para melhorar sua posição no rankeamento do Google. Use estratégias de SEO na sua página. Utilize as palavras-chave corretas e atualize sempre seu perfil, otimizando seu conteúdo para que sua marca seja sempre facilmente encontrada nas ferramentas de busca.

6. Utilize o scrapbook

Nesse local, você pode colocar algumas imagens que representem os ideais e a postura do seu negócio. Tente não investir apenas em branding. Mostre ao mundo os seu local de trabalho, os funcionários do seu negócio, imagens de eventos e até mesmo o mascote da sua empresa. Você pode também utilizar esse espaço para colocar imagens de famosos se relacionando com o seu produto ou serviço. Fazer o possível para deixar uma impressão agradável é uma estratégia essencial no Google Plus para empresas.

7. Insira suas informações de contato

Tenha em mente que, a partir do momento que você cria uma página no Google +, há grandes chances de ela aparecer nos resultados de busca. E não há nada mais frustrante para um cliente que tentar entrar em contato com uma empresa e não encontrar um meio. Portanto, coloque todos os seus canais de comunicação, como telefone, email, endereço, entre outros.

8. Poste regularmente

Como dito, o Google + é um fator de ranqueamento no maior buscador do mundo. O botão +1 é um dos grandes responsáveis tanto pelo ranqueamento quanto pelo compartilhamento dos posts na rede. Lembre-se que o maior buscador do mundo é, também, o responsável pela rede social em questão.

Sendo assim, é muito importante que você compartilhe links e posts com regularidade, incentivando a viralidade. O número de acessos a uma página é primordial para o posicionamento nas pesquisas, então faça com que isso se torne uma cadeia para gerar resultados efetivos para o seu negócio. Para compartilhar algo no Google+, certifique-se de estar logado na sua página empresarial (e não no seu perfil pessoal) e clique em “o que há de novo”.

9. Links recomendados

Em uma página empresarial do Google+, há um campo especial onde você deve colocar os principais links do seu site, como o do site oficial, blog, perfil no Twitter, canal no YouTube ou Fanpage. Lembre-se de relacioná-los em ordem de prioridade, pois os usuários tendem a observar sempre os primeiros resultados, vide as pesquisas em motores de buscas.

Se você possui uma página de destino de conversão, talvez seja uma boa ideia inseri-la aqui, levando o tráfego diretamente para o local de maior importância.

10. Utilize mix de conteúdo nos posts

Há diversas similaridades entre a rede de Mark Zuckerberg e o Google+. Uma delas é o formato de posts. Você pode optar por compartilhar links, onde destaca-se a importância de imagens chamativas, exatamente como no Facebook. Há também opções de textos, imagens, vídeos e check-ups. Tenha certeza de que você compartilhará com o público observando o botão “public” logo abaixo da postagem, caso contrário você pode limitar o alcance da postagem.

11. Conquiste seguidores

Diferentemente do Twitter ou do Instagram, onde vocêpode seguir os usuários esperando reciprocidade, você precisa esperar que o internauta o adicione ao seu círculo para fazer o contrário. Portanto, a chave para conseguir novos adeptos é a qualidade das postagens. Seja útil ao seu público-alvo e certamente você conseguirá engajá-los, criando uma sólida base de seguidores para a sua marca.

12. Organize os seus seguidores

Um recurso exclusivo do Google+ é a organização de seguidores. Afinal, sabemos que nem todos os clientes são iguais. Há quatro categorias iniciais, que são “seguindo”, “clientes”, “membros do time” e “VIPs”. Este último refere-se aos seus seguidores mais importantes, como celebridades ou grandes clientes do seu negócio. Assim, é possível segmentar, inclusive, para quem o seu conteúdo será enviado.

Porém, você pode incluir novas categorias, como parceiros de negócios, ou separá-los por nichos como público feminino e masculino, idade, localização geográfica, entre outros.

13. Escolhendo administradores

Nas configurações do Google+, é possível que você escolha outros administradores para o seu perfil empresarial. É uma boa ideia adicionar membros do seu time, para que todos possam compartilhar conteúdo relevante para o target. A administração de uma página pode (e deve!) ser realizada de maneira coletiva, e utilizada para interação sempre que possível.

14. Controle as suas postagens

O Google+ também permite bloquear comentários e compartilhamentos. É um recurso pouco utilizado, mas que pode ser útil em determinadas situações. Para isso, basta selecionar a opção desejada no momento da postagem.

15. Analise a performance da sua página empresarial

Oriundos da mesma empresa, o Google+ e o Google Analytics funcionam muito bem em conjunto. Com a plataforma de dados, você saberá quais são as referências que geram maior tráfego para uma determinada página de destino, ou que tipo de posts geram maior engajamento e visitas. Há também opções avançadas que permitem comparar a performance da página com outras redes sociais.

16. Utilize hashtags

Sim, o Google+ também permite o uso de hashtags. Você deve utilizá-las estrategicamente, visando separar o conteúdo por categorias, ou utilizar o recurso para promoções e eventos. É importante lembrar que as hashtags também podem linkar para os seus posts nos mecanismos de buscas.

17. Engaje-se com os seus seguidores

Como em qualquer outra rede social, é muito importante se relacionar com os seus seguidores. Certifique-se de responder a comentários, sugestões e até mesmo reclamações. É possível utilizar o Google + para atendimento ao consumidor, além de divulgar conteúdo relevante em comunidades. Nesse sentido, o Google+ é um prato cheio para criar relações saudáveis com clientes, leads e potenciais clientes.

18. Utilize o Google Events

O Google possui diversos aplicativos conectados, como o YouTube, Google Drive, Google Agenda, Google Maps, entre outros. Então, por que não abusar desse recurso? Sempre que você for realizar algum evento, certifique-se de divulgá-lo e facilitar o acesso às informações. As interações com as demais aplicações podem ser de grande valia para os clientes, já que são estimulados a realizar interações entre as plataformas. Por exemplo: se você criar um evento e adicionar o endereço, é possível que o consumidor acesse o Google Maps ou o Waze para chegar ao local. A palavra-chave é facilidade.

19. Compartilhe conteúdo ao vivo

Seja em eventos, festas ou em situações que necessitam de registro, o Google+ pode fazer transmissões em tempo real. Essa pode ser uma excelente ferramenta para transmitir as informações ao vivo e engajar os consumidores que não puderam participar,

Conclusão

Essas são dicas básicas para você otimizar sua página no Google+. Lembre-se de sempre analisar seus resultados e saber o que funcionou ou não para você e sua marca. Planeje seu conteúdo, engaje com seus fãs e sempre publique conteúdo de qualidade.

Agora que você já sabe como usar o Google+ podem ter surgido algumas dúvidas de como usar outras redes sociais ou sobre qual rede social escolher para você. Se esse é o seu caso, Baixe agora nosso kit gratuito para Marketing nas Redes Sociais!

 

kit de marketing nas redes sociais

Tem alguma dúvida? Críticas? Comentários? Dicas de como ter uma rede social de dar inveja nos seus competidores? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!

Aprenda quais são os tamanhos ideais para todas as imagens de redes sociais, clique aqui!

 
Autor(a)

Escrito por: Lizandra Muniz Meio publicitária e meio escritora. Apaixonada por palavras, séries, cultura pop e versões em miniatura de animais.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!