Como divulgar ebook

10 dicas infalíveis para divulgar seu ebook e conquistar o público!

Depois de criar um ebook, é importante investir em divulgação para atingir várias pessoas.

O ebook é uma das táticas mais utilizadas em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Segundo a pesquisa Content Trends 2017, esse formato é o preferido das empresas para se usar no meio de funil (48,5%) e também é o material rico mais empregado (34,5%).

Os números chamam a atenção porque criar um ebook dá um pouco de trabalho.

Tem que definir o tema, escrever o texto, diagramar o conteúdo, cuidar do design e preparar o lançamento do material.

Entretanto, os esforços não param por aí!

Por acaso, você sabe como divulgar um ebook?

Não adianta produzir um excelente ebook se ele não for divulgado da melhor maneira, certo?

Esse material deve cumprir uma função importante em uma estratégia de marketing.

Ele pode ser usado para gerar e qualificar leads, educar seu mercado, aumentar a reputação da marca, entre outros objetivos.

Pensando nisso, selecionamos as 10 principais formas de promover seus ebooks. Fique conosco!

1. Crie blog posts falando sobre o tema do ebook

Se sua empresa tem um blog, não hesite em usá-lo para divulgar seu ebook. Afinal, é um canal próprio da marca e com total liberdade de publicação.

Você pode utilizar o blog para promover um ebook com a criação de posts temáticos.

Aqui, é legal desenvolver um artigo que fale sobre o assunto do material em questão, algo que traga um aperitivo para o público.

Você pode trazer algumas ideias expostas no ebook, mostrar imagens do conteúdo, falar sobre sua importância ou o que mais despertar a curiosidade e o interesse nos leitores.

A grande vantagem de criar artigos sobre o ebook está na naturalidade de usar um canal próprio para isso.

Além do mais, em um post, você tem mais espaço que as landing pages para convencer os visitantes a baixarem o conteúdo.

A desvantagem pode estar justamente no texto de divulgação. Se ele não criar expectativa e interesse no público, certamente os downloads serão menores.

2. Escreva CTAs em outras postagens

Além de criar um post temático, outra maneira de divulgação é escrevendo CTAs que levem os visitantes até a landing page do ebook

Essas chamadas devem ser inseridas em outros posts do seu blog. Se já existem outros artigos que falem sobre o mesmo tema do ebook, coloque um CTA de divulgação neles; caso você venha a produzir conteúdos similares, faça a mesma coisa.

O importante é que essa conexão entre o conteúdo do post e o link para a página de conversão do ebook seja natural.

Os leitores precisam ver aquele convite como algo que irá complementar o conhecimento adquirido na primeira leitura.

As vantagens estão em aumentar os pontos de divulgação do ebook e atrair mais interessados ao longo do tempo.

Em contrapartida, só há desvantagem se o CTA for introduzido em posts que não tenham muito a ver com o material. Nesse caso, você correria o risco de atrair um tráfego não qualificado, o que diminuiria bastante suas taxas de conversão.

3. Utilize banners laterais e pop-ups

Em muitos blogs, a barra lateral é usada para colocar caixas de inscrição em newsletter e expor os posts mais populares, não é verdade?

Nesse caso, que tal aproveitar esse espaço para colocar um banner de divulgação para os ebooks?

Você pode produzir um título chamativo e inserir um botão que leve os visitantes interessados até a página de conversão.

Outra opção com ainda mais cara de publicidade são os pop-ups.

Pode parecer que não, mas as caixas que aparecem de surpresa na abertura, no meio da navegação ou ao fechar a página podem funcionar bem.

Para obter sucesso com os pop-ups, o ideal é fazer a divulgação em páginas que abordem assuntos parecidos com o do ebook.

Além disso, é indicada a divulgação ebooks mais básicos e que exijam a troca de uma ou, no máximo, duas informações dos visitantes.

A ideia é fazer o público acessar o material após clicar no CTA do pop-up. Assim, as pessoas podem pular etapas para consumir o ebook.

E uma das vantagens dos pop-ups é justamente essa: fazer as pessoas baixarem os ebooks sem precisarem ir para as landing pages.

Já a desvantagem é que esse formato de divulgação pode irritar parte do público.

4. Faça posts orgânicos nas redes sociais

Saímos do blog e agora vamos para outro meio essencial para a divulgação de ebooks: as redes sociais.

Nelas, você deve aproveitar todos ou quase todos os perfis da empresa para compartilhar a landing page do ebook.

Um post no Facebook, alguns tweets, um link na bio ou no Stories do Instagram (já que os links não são clicáveis nos posts), um vídeo falando sobre o ebook no YouTube, enfim, formas não faltam de promover esse material rico.

Uma dica boa para fazer essa divulgação é montar um calendário de publicação de acordo com os melhores dias e horários, ou seja, com os períodos em que o público mais se engaja.

As vantagens são: aumentar o alcance do seu ebook e ter a possibilidade de os seguidores compartilharem espontaneamente (viralização, boca a boca).

Já a desvantagem está no limite do alcance orgânico nas redes sociais, especialmente no Facebook.

5. Anuncie nas mídias sociais

Se o alcance orgânico pode atrapalhar, isso pode ser resolvido com posts patrocinados.

Não se fala muito em investimento em anúncios em uma estratégia de marketing de conteúdo, mas ele é necessário em alguns momentos.

O ebook geralmente tem uma missão a cumprir, logo, ele pode precisar de um empurrãozinho para que os resultados apareçam.

Diante disso, vale a pena deixar uma grana para promover seu ebook no Facebook, no Instagram, no Twitter e em outras plataformas.

Nessas horas, ferramentas como Facebook Ads serão suas parceiras.

Ela possui diversos tipos de anúncios, diferentes objetivos, recursos mais avançados (como testes A/B) e ainda permite a divulgação não só no Facebook, como também no Instagram.

Mas o mais legal mesmo do Facebook Ads é sua capacidade de segmentação.

Você pode direcionar seus anúncios a partir de dados demográficos, de informações sobre interesses pessoais e de compras e até de uma lista de emails predeterminada.

As vantagens, obviamente, estão em ampliar a exposição do ebook e aumentar a taxa de conversão na landing page.

Por outro lado, caso a segmentação não seja bem-feita, esse investimento poderá sair caro e ineficaz.

6. Promova o ebook no Google Adwords

Além das redes sociais, pode valer a pena, também, pagar para a landing page do ebook aparecer no topo das pesquisas do Google.

Para isso, será necessário utilizar o Google Adwords.

Nele, você pode comprar um conjunto de palavras-chave relacionadas ao seu ebook, segmentar o público-alvo (localização, idioma, gênero, etc.) e criar um anúncio que promova o material.

Essa tática é interessante caso você tenha uma garantia de que parte dos leads gerados ou qualificados pelo ebook vá comprar no futuro.

Só assim esse investimento terá algum retorno. Do contrário, ele será mais um custo e pode não ser tão compensador.

Falamos isso porque você estaria pagando por cliques ou por CPM para um público que estará no topo ou no meio do funil.

Eles não trazem um retorno direto. Sua contribuição é indireta e dependente de outras ações para se converterem em vendas.

Nesse caso, o investimento em Facebook Ads também deixaria de valer a pena? Não.

Os anúncios em redes sociais são diferentes porque eles não focam apenas em conversão, há os benefícios de consciência de marca e engajamento social, por exemplo.

7. Envie o material por email marketing

Se você já tiver uma lista de emails, é legal aproveitar essa oportunidade para promover seus ebooks.

Diferentemente de outros meios de divulgação, o email é algo mais pessoal e direto.

Além disso, se você criou sua lista de forma orgânica, os contatos que nela estão já possuem algum interesse em seus conteúdos ou ofertas.

Isso facilita bastante as coisas. Afinal, já há uma predisposição daquelas pessoas em saber o que você tem a oferecer para elas.

No entanto, não basta sair enviando o ebook de qualquer maneira e para qualquer contato.

Primeiro, você deve pensar no público-alvo do material: será que todos que estão na lista gostariam de receber esse ebook?

Será que todos estão no mesmo estágio do funil de vendas? Quem eu quero converter com esse material?

Segundo, você precisa pensar em uma campanha atrativa para divulgar o ebook. Isso envolve a escolha do dia e horário de envio, a criação de um título atrativo, a escrita do texto para despertar o interesse do público, o desenho e o posicionamento do CTA, etc.

Esses detalhes são básicos, mas se forem cuidados com carinho, seus resultados com o email marketing podem ser surpreendentes.

8. Faça guest posts

Voltando ao ambiente dos blogs, uma alternativa interessante para promover seus ebooks é escrevendo como convidado em outras páginas.

O bom e velho guest post é uma das principais práticas de link building, que é o trabalho de conseguir links externos que redirecionem para o seu site e, por consequência, aumentar sua audiência e sua classificação nos motores de busca.

No entanto, o objetivo maior aqui é fazer o público de outros sites e blogs baixar o material divulgado.

Para isso, o método é simples.

Basta encontrar um parceiro que esteja disposto a ceder um espaço em sua página para você publicar um artigo e inserir um CTA para a landing page do ebook em alguma parte do post.

Esse tipo de promoção só apresenta desvantagens se você fechar um acordo com um site ou um blog com um público que não seja compatível com o da sua empresa, que tenha uma audiência baixa demais ou que o universo temático seja bem diferente do seu.

Fora isso, seu ebook ganha mais alcance orgânico e conversões.

9. Peça para o público interessado divulgar o ebook

Sabe aqueles seguidores e clientes mais entusiasmados com sua empresa ou aqueles sites e perfis que podem se beneficiar divulgando seus materiais?

Então, esses públicos fazem parte de uma espécie de mídia conquistada.

Você não tem controle absoluto sobre eles, mas pode tirar proveito da sua contribuição.

Por exemplo, se você acaba de lançar um ebook que fale sobre “os benefícios dos cartões controlados por aplicativos”, é interessante falar sobre esse material com economistas, blogs especializados e influenciadores digitais.

Você pode pedir um post, um compartilhamento ou até simples um retweet.

O importante é agregar uma audiência relevante e validar a qualidade do ebook com a aprovação de quem conhece do assunto ou tem bastante influência na internet.

Assim como no guest post, a única desvantagem está em conseguir parcerias com perfis que não sejam interessantes para o seu negócio.

10. Participe de fóruns e grupos de discussão

Enviar links em posts, comentários e respostas de grupos de discussão é uma prática que costuma ser vista por muitos como spam.

No entanto, só se configura spam se o mesmo link for exposto a todo momento e sem qualquer contexto.

Inserir um link para a landing page do seu ebook é algo que deve ser feito de forma natural.

Por exemplo, se você quer publicar o lançamento do material em um fórum, faça uma breve apresentação e mostre como aquela comunidade pode se beneficiar.

Caso você queira divulgar o ebook nos comentários, faça isso quando o tema do material ajudar a responder a dúvida ou contribuir com o debate levantado no post. O que não pode é ser forçado!

Mas onde é que se pode fazer essa divulgação? Há diversos grupos temáticos no Facebook, no Google + e no LinkedIn que podem ter a ver com sua área de atuação.

O que esses métodos têm em comum?

A promoção de um ebook pode ser por canais próprios, por meios patrocinados e por mídia conquistada.

Qualquer que seja o modo, vemos uma coisa em comum: a necessidade do contexto na divulgação do material.

Em nenhum dos métodos ele pode ser divulgado de forma solta.

É preciso ter um alinhamento com o tema do post, com o funcionamento de cada rede social, com o público de cada anúncio e com o perfil de cada parceiro promocional.

Em todos eles, a disseminação do ebook deve ser vista como algo natural. Dessa forma, ele terá mais chances de atrair mais visitantes e gerar mais conversões.

Saber como divulgar ebook é muito legal. No entanto, você precisará de uma boa landing page para conquistar e qualificar leads e captar as informações do público interessado no material.

Logo, vale muito a pena entender como essas páginas de conversão funcionam.

Para isso, confira nosso post: Landing pages: um guia para gerar páginas que convertem.