Como divulgar meu blog: ganhe muita audiência em pouco tempo

Em 2010 a Sysomos, uma empresa multinacional de BI, fez uma pesquisa que apontava o Brasil como sendo o 4º país do mundo com maior número de blogueiros na internet (ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão). Hoje, 6 anos depois, muita coisa mudou, menos a nossa paixão por esse tipo de página.

De acordo com as estatísticas do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC, atualmente no país temos mais de 3 milhões e meio de sites .com.br e mais de 9 mil usando a extensão .blog.br, direcionada exclusivamente para os blogs.

Aí, no meio de tanta concorrência, nada mais justo do que encontrar pessoas se perguntando: como divulgar meu blog?

Como se destacar no meio dessa multidão?

Bem, jeito é o que não falta.

E para comprovar isso, fizemos um tipo de lista por aqui onde mostraremos algumas maneiras bem eficazes de ampliar a audiência do seu blog (ou da sua empresa), até mesmo em pouco tempo.

Quer saber quais são elas?

Então vamos lá!

Aprenda como funciona o famoso “viralzinho”

Ver um post sendo compartilhado por tudo quanto é canto, se viralizando e trazendo um mundaréu de gente para o seu blog.

Quem é que não sonha em ver isso acontecer?

Todo mundo, certo? Mas fazer esse “viralzinho” não é algo assim tão simples assim.

Aliás, para sermos bem honestos, é bastante difícil – afinal, se fosse fácil todo conteúdo viralizava e esse seria o padrão da internet.

No entanto, se por um lado não podemos prever o que pode ou não viralizar na rede, por outro podemos observar os casos de alguns conteúdos que tiveram sucesso, comparar com outros e obter um tipo de raio-x que aponta o que normalmente esse tipo de material tem em comum.

Um raio-x que traz os seguintes resultados.

O raio-x dos conteúdos mais divulgados

Os 2 tipos de elementos que normalmente podemos encontrar em conteúdos virais.

Elementos emocionais

  • Diversão
  • Surpresa
  • Positividade
  • Inspiração
  • Choque
  • Alertas

Elementos multimídia

  • Imagens
  • Vídeos
  • Recursos de Interatividade

Alguns tipos de assuntos que costumam chamar a atenção de muita gente.

Assuntos que mais bombaram

  • Novidades do momento (trending topics)
  • Dicas de saúde
  • Pets
  • Relacionamento
  • Fitness

Aqueles formatos que fazem mais sucesso por aí (como em sites como Buzzfeed e Huffington post).

Tipos de formato

  • Listas
  • Perguntas e respostas
  • Frases inspiradoras/famosas
  • Histórias
  • Insights
  • Curadoria
  • Dicas práticas

Repare que alguns desses tipos de conteúdos nós já até falamos a respeito aqui no blog no artigo com Os 13 tipos de Conteúdo que todo blog precisa ter.

Portanto, se quiser saber mais sobre alguns deles, é só dar uma olhadinha por lá.

Saiba como utilizar as redes sociais à seu favor (principalmente o Facebook)

Durante uma palestra na Campus Party 2016, o diretor de parcerias estratégicas do Facebook no Brasil, Ime Archibong, mostrou que hoje a rede social tem por volta de 99 milhões de usuários ativos mensais.

Ou seja: 8 em cada 10 brasileiros conectados na rede estão presentes no “face”.

É muita gente, não é mesmo?

Pois então, que lugar melhor para você divulgar os posts do seu blog do que o Facebook e outras redes como Twitter (29 milhões de usuários no país) e Linkedin (25 milhões de usuários em solo tupiniquim)?

Quer saber como fazer isso?

Então veja só.

Impulsione os posts

Já dizia o major Rocha em Tropa de Elite: “Quem quer rir, tem que fazer rir”.

Algo que vale também para os resultados dos seus posts nas redes sociais.

De acordo com um estudo do pessoal da Ogilvy, o alcance orgânico dos posts das fanpages tem só reduzido ano após ano.

Tanto que hoje, uma fanpage com mais de 2 milhões de assinantes, por exemplo, pode ver seus posts alcançar apenas 2% desse pessoal todo.

E aí, para driblar esse problema, não tem jeito: só investindo dinheiro ali.

O lado bom é que não é preciso investir tanto dinheiro para obter bons resultados: com algo em torno de 20 ou 30 reais é possível fazer com que seu post alcance até 10 mil seguidores – sem contar os seus – dentro da rede social.

O que no final das contas acaba valendo a pena.

Utilize conteúdo visual para atrair cliques

Assim como o conteúdo visual em posts (como fotos, infográficos e vídeos) tende a ser bem aceito pelos visitantes, o mesmo tipo de conteúdo visual nas redes sociais também tende a atrair mais cliques.

Por isso, não se esqueça de descolar uma foto bacana, um bom vídeo ou até mesmo um gif para acompanhar as suas postagens no Twitter ou Facebook.

Aprenda a usar os Instant Articles

Lançado por aqui em abril os Instant Artticles do Facebook são uma novidade que já vem chamando a atenção de grandes nomes da produção de conteúdo, como a Vox, a Wired e até sites sobre cultura pop aqui do Brasil, como o Omelete e o Judão.

Mas o que são esses Instant Articles?

Resumidamente ele são posts especiais que você pode publicar em sua fanpage do Facebook com vários esquemas de formatação, como se eles estivessem em um blog.

Além disso, por não levarem o clique até um endereço externo, os Instant Articles também carregam até 10X mais rapidamente do que qualquer outro post, e isso sem contar que todos vem com um layout – esquematizado pelo próprio Facebook – que incentiva ainda mais as curtidas e o compartilhamento nas redes sociais.

Uma ótima saída para quem deseja ter maior alcance dentro da rede.

OBS: Como os Instant não “jogam” a sua audiência para fora da fanpage, quem tem feito sucesso com esse tipo de ferramenta usa uma estratégia onde são publicados tanto posts tradicionais quanto Instant Articles no perfil do Facebook, assim os novos seguidores que chegam por lá acabam tendo acesso à todo tipo de link de conteúdo, tanto interno quanto externo.

Faça parcerias de sucesso

É impossível pensar na internet sem pensar em links.

Isso é um fato.

Tanto que, como você sabe, o Google fica de olho nisso e sempre leva em conta a quantidade de links internos e externos que seu blog tem para ranqueá-lo nos resultados de busca.

Só que existem links e links na internet.

Explicamos: se um colega seu, que tem um blogspot a respeito de um tema bem nichado e poucas visitas por mês, colocar um link para o seu blog por lá, você ganhará X pontos com o Google.

Agora, se o G1 fizer uma matéria linkando para o seu blog, você ganhará 3 X pontos com o Google (e de quebra uma boa audiência).

Entendeu a diferença?

Acha complicado colocar um link do seu blog dentro de algum conteúdo do G1? Nós também!

Mas existem outros bons endereços da web, que não são complicados de manter contato, e que podem entrar nesse esquema de troca de links com você.

Sites de jornais locais

Quer você more na grande São Paulo ou em Diamantina, no interior de Minas, tanto faz, sempre existirá um jornal local, com alguma página na web, capaz de fazer alguma matéria linkando para o seu blog.

E nem precisa esperar a oportunidade bater à porta. Dê seus pulos!

Fale com algum amigo jornalista que escreva para algum desses veículos e que queira fazer alguma matéria falando sobre o assunto do seu blog – como entretenimento, negócios, saúde, dicas de beleza, etc – e dê a dica de usar o seu caso como personagem.

Além disso, vários desses jornais também aceitam sugestões de pautas enviadas por e-mail e até propostas de parcerias – só para se ter uma ideia: o Diário de Pernambuco tem uma área exclusiva só para blogs parceiros -, portanto, basta correr atrás e ver qual topa fazer isso com você.

Associações e redes de conteúdo on-line

Imagine que você tenha uma agência de turismo e que essa agência tenha um blog.

Quer ver a audiência dele começar a subir (assim como a sua percepção de valor)?

Basta cadastrá-lo na RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, uma rede que concentra vários links para blogs que falam exclusivamente de turismo.

Achou bacana mas não tem um blog ou empresa de turismo? Não tem problema!

Procure na internet alguma associação ou rede que fale do tema do seu blog/empresa e tente se cadastrar – só não se esqueça de pesquisar para saber se o cadastro por lá é pago ou gratuito.

Sites de “agenda” da cidade

Com mais de 400 mil seguidores no Facebook – e milhares de acessos ao mês – o site SouBH é um tipo de agenda com tudo que acontece na cidade de Belo Horzonte.

Só que, além de servir como agenda de eventos, ele também fala sobre outros assuntos, como gastronomia, finanças e esportes.

Tudo isso através de conteúdos gerados por blogs parceiros.

E como quase toda grande cidade tem um tipo de página como o SouBH, nada melhor do que procurar entrar em contato com o da sua para tentar fazer alguma parceria com eles e ganhar acesso com a enorme quantidade de tráfego que eles acabam gerando.

Geradores de links

Essa é uma dica que funciona para quem deseja ganhar muita audiência em pouco tempo, mas que não deve ser usada muitas vezes.

Enviar alguns links de posts para sites como Ocioso5 milhões de acessos por mês -, Uêba e  Gera Links – mais de 300 mil seguidores nas redes sociais –  pode trazer um bom resultado para o seu blog, no entanto, por funcionarem como repositórios de links o Google acaba não gostando muito do que vê por lá.

Portanto, uma vez ou outra colocar um conteúdo seu ali pode até ajudar a trazer audiência, mas se isso acontecer mais vezes, você corre o risco de ser taxado como spam pelo mecanismo de busca.

Use com moderação.

Sites com temática parecida com a sua

Nós já falamos bastante sobre a produção de bons links para o seu blog no post Link Building: O que é, como fazê-lo corretamente, no entanto, se você ainda não tiver lido o que escrevemos por lá, vale dizer que não basta apenas ter um link para o seu blog em um site grande qualquer para se ter bons resultados.

É necessário que esse site tenha a temática parecida com a sua.

Como os casos que citamos até agora eram de páginas com assuntos variados, a quantidade de temas que cabem por lá é praticamente infinita. Agora, se você conseguir fazer alguma parceria com um grande site que fale das mesmíssimas coisas que a sua empresa, aí seria algo melhor ainda.

O bom e velho e-mail

Se você é do tipo que acredita que as redes sociais mataram o e-mail, bem, é melhor rever seus conceitos.

De acordo com o National Client Email Report realizado pela empresa DMA, do Reino Unido, em 2015 o ROI estimado com campanhas de e-mail marketing foi de aproximadamente 38 euros para cada 1 euro investido.

Algo que podemos encarar como: sim, investir em e-mail ainda traz muito retorno e isso pode ser usado para gerar audiência para o seu blog!

E como fazer isso? Ora, simples: não envie apenas promoções e descontos para os seus clientes através dessas mensagens eletrônicas.

Aproveite o e-mail para também contar para eles sobre novidades do blog e conteúdos que estão sendo bastante procurados durante aquela semana.

Procure alguns dos “nós” da internet

No começo de 2016 um texto sobre a industria do empreendedorismo viralizou bastante na internet.

Nele, o autor Ícaro de Carvalho falava sobre como alguns ditos “empreendedores” vem ganhando destaque (e dinheiro!) dando conselhos de negócios bastante vagos, pouco práticos e que, em muitos dos casos, nem mesmo foram testados.

Tudo isso através de caríssimas palestras que milhares de pessoas pagam para assistir em busca de encontrar alguma solução milagrosa para vencer no mercado.

Agora, porque esse texto performou – para usar um jargão do mundo dos negócios – tão bem na web?

Porque ele caiu nas graças de alguns “nós” da internet, pessoas que são bastante conhecidas, tem muitos seguidores e boa credibilidade digital, como o consultor e professor Edney Souza, um dos blogueiros mais famosos e antigos da web brasileira e que foi um dos primeiros a compartilhar o texto de Ícaro de Carvalho.

Logo, se você quiser ganhar audiência em pouco tempo, uma outra boa saída é essa: marcar algumas pessoas na publicação das redes sociais e até usar ferramentas de publicação como o Medium – onde circulou o texto Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você – já que ela é uma ótima mistura de rede social com plataforma de conteúdo e que pode facilitar o seu alcance até esses nós.

Viu só como existem milhares de respostas para a sua pergunta de “como divulgar meu blog”?

Pois então agora que você já conhece todas essas opções, que tal escolher a que mais combina com a sua página para começar a bombar a sua popularidade na web?

Quer saber mais dicas sobre marketing de conteúdo mas está sem tempo para ler? Não tem problema!

Baixe agora mesmo os nossos podcasts e aprenda enquanto dirige para o trabalho ou até mesmo enquanto faz aquela caminhada pela manhã.

 Ou então baixe nosso e-book Enciclopédia do Marketing de Conteúdo e se torne um expert!
download enciclopedia de marketing de conteúdo
 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!