Como engajar seu público através de videoaulas

Descubra com dicas rápidas como engajar mais seu público através de videoaulas

Conteúdos em vídeo são cada vez mais consumidos. Entenda como produzir videoaulas é importante para engajar ainda mais seu público!

Você já parou para pensar em quantas vezes abriu o YouTube apenas esta semana para assistir algum vídeo?

Temos certeza que sua resposta foi pelo menos uma vez, mas é bem provável que você assista mais do que um vídeo por semana.

Estamos vivendo um novo modelo de consumo de informações, principalmente no que diz respeito a vídeos.

Antigamente, as pessoas eram direcionadas a assistir somente a programação disponibilizada pelos canais televisivos. Com isso, éramos expostos ao que a mídia acreditava que desejávamos ver.

Porém, a partir do momento em que a internet ficou mais acessível, foi possível determinar e consumir aquilo que cada um gosta mais.

É nesse cenário de possíveis escolhas e possibilidade de acesso ao que cada um prefere que torna-se interessante investir na criação de vídeos.

Afinal, esse é um formato muito procurado por diversos usuários e agrega muito valor ao seu negócio, principalmente se você tem um negócio próprio e quer divulgar mais o seu produto ou serviço.

Por isso, pensando em estratégias que possam te ajudar a melhorar cada vez mais e atingir seus objetivos, fizemos este post. Nele, você verá como engajar mais seu público através de videoaulas e entenderá porquê precisa investir nessa estratégia agora mesmo!

Esperamos que ao final deste texto você já esteja preparado para começar a gravar suas videoaulas e disponibilizá-las para o seu público. Vamos lá?

Por que você precisa fazer videoaulas?

Não importa se você está começando um novo negócio agora ou se já trabalha no seu ramo há muito tempo, é sempre importante e necessário conquistar novos clientes e engajar mais seu público. Afinal, manter as pessoas interessadas em conhecer mais o seu produto ou serviço faz com que você tenha cada vez mais sucesso.

É por isso que você precisa pensar em estratégias novas e diferentes que façam com que novos usuários procurem pelo seu negócio. E a melhor maneira de se fazer conhecido no seu mercado (e não estamos falando apenas do mercado digital) é investir em marketing de conteúdo.

Mas antes de saber como engajar mais seu público através de videoaulas, é importante entender os motivos para gravar mais vídeos.

Acesso à internet

Como mencionamos no início deste texto, o acesso à internet facilitou muito a escolha do que as pessoas querem consumir.

Hoje em dia, a maioria das pessoas consegue entrar na rede e elas passam cada vez mais tempo online. Por isso, você precisa pensar em conteúdos que são práticos e fáceis de encontrar na internet, para que seu público consiga entrar em contato com o seu negócio sempre que desejar.

Grande divulgação

Por ser um meio de maior acesso, a internet também é uma ótima opção para divulgar mais seu material. Se você trabalha em casa, por exemplo, consegue fazer com que mais pessoas conheçam seu serviço ou produto através da divulgação online.

Aquilo que você faz tem um alcance mais rápido para diversas pessoas em diferentes lugares.

Mais visualizaçõs

Se o seu material é mais divulgado, é bem provável que ele tenha um número maior de visualizações. Isso porque as pessoas conseguem ver o que você faz de maneira mais prática. E ter mais visualizações significa também atingir mais pessoas em um período de tempo menor, o que é ótimo para o seu plano de negócios.

Fácil assimilação

Quando você explica algo pessoalmente, é muito mais fácil uma pessoa entender exatamente o que você quer dizer, porque isso evita possíveis interpretações erradas.

É claro que escrever textos continua sendo muito importante, pois são com eles que você consegue explorar melhor o seu conteúdo. Mas se você também tem a possibilidade de gravar vídeos, seu material ficará ainda mais completo e será mais fácil para que pessoas diferentes consigam assimilar tudo o que você quer mostrar.

Identificação instantânea

Nós somos seres comunitários: gostamos de estar em contato com o outro e nos reconhecer nas outras pessoas. O sentimento de pertencimento é muito importante e ele é mais fácil de ser despertado através de vídeos.

Quando você assiste alguém e consegue se identificar com aquela pessoa, é bem provável que você aceite melhor o que ela tem para te apresentar.

Influência nas decisões

Vídeos são formatos excelentes para escolher se você deseja que as pessoas tomem decisões de compras. Segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot, 90% das pessoas que consomem vídeos disseram que eles têm um papel importante no momento de efetuar compras.

Redução de custos

Uma grande vantagem de produzir vídeos é que, se você conseguir planejar bem, terá custos reduzidos, principalmente quando falamos de entrega de material. Isso porque você pode hospedar suas videoaulas em uma plataforma EAD ou disponibilizar no seu canal do YouTube, e em ambas opções você não gastará nada.

Além disso, não é necessário investir muito para produzir um vídeo de qualidade. Existem sim grandes produções que contam com cenários e efeitos especiais diferentes. Mas você consegue fazer uma ótima videoaula tendo apenas um local silencioso e uma câmera para gravar.

Como engajar mais seu público?

Se você chegou até aqui, já percebeu que existem vários motivos para você começar a gravar videoaulas. Agora, é hora de entender como você conseguirá engajar mais seu público com essa estratégia.

Defina bem seu conteúdo

Antes de pensar na parte prática de gravar vídeos, você precisa ter bem definido qual será o conteúdo que você quer ensinar. Pense em algo que você domine e que encaixe bem no que a sua persona procura. Dessa forma, você consegue criar um material bem completo e assertivo.

Crie um roteiro

Depois de ter escolhido o conteúdo, é hora de começar a colocar a mão na massa. Então, escreva em uma folha todas as suas ideias e coloque-as em ordem. Monte um roteiro para que você possa seguir durante a sua gravação, assim, você não se esquecerá de dizer nada do que tinha planejado.

Escolha um local para gravar

Quando você for gravar suas videoaulas, é importante escolher bem o local. Procure sempre lugares silenciosos e que não recebam interferências de luzes externas. Assim, você consegue controlar melhor o áudio e a iluminação.

Prepare o material

Para que suas videoaulas fiquem ainda melhores, tente investir em uma boa câmera e em algum microfone. É possível alugar ou comprar esses materiais ou contratar profissionais para fazer a captação.

O microfone é peça essencial para seu vídeo, pois o áudio deve ser completamente livre de ruídos, principalmente se você pretende vender suas videoaulas. Só de seguir a dica anterior (ter um lugar silencioso para gravar) ou usar o gravador do seu smartphone já é um bom começo.

Edite bem sua videoaula

Você não precisa ser um especialista para fazer edições fantásticas e cheias de efeitos especiais. Hoje, é possível ter acesso a algumas ferramentas de edição que são gratuitas e fáceis de mexer, por exemplo, o Shotcut. O importante é você conseguir manter seu vídeo atraente para engajar seu público, e a edição te ajuda nessa tarefa.

Forneça informações precisas

Quando uma pessoa procura seus vídeos, ela faz isso porque quer respostas completas. Por isso é essencial você fornecer o máximo de informações possíveis e da maneira mais clara que você conseguir. Entregue para a sua persona tudo aquilo que ela precisa e de forma bem didática para que ela queira ver cada vez mais vídeos seus.

Pense sempre em apresentar as soluções que sua persona procura e superar possíveis objeções que possam aparecer. Assim, seu material será bem completo e seu público ficará mais engajado com suas videoaulas.

Envolva seu público

De acordo com o YouTube, os primeiros segundos do seu vídeo são primordiais para engajar sua audiência. Se você não conseguir envolver seu público desde os segundos iniciais, as pessoas não assistirão tudo até o final.

É por isso que você precisa ser criativo logo no começo da sua videoaula e tentar se aproximar o quanto antes dos usuários.

Seja autêntico

É muito fácil reconhecer quando uma pessoa está tentando ser quem ela não é, e isso é a receita para você fracassar na sua videoaula.

Você não precisa passar uma imagem não real, seja sempre leal à você mesmo. Isso faz com que as pessoas confiem mais no que você está dizendo e a sua audiência consegue se identificar verdadeiramente com você.

A autenticidade pode ser encontrada também no assunto que você abordar. Você não precisa necessariamente criar um tema novo e que ninguém tenha falado ainda. Pesquise dentro do seu nicho algumas brechas que ainda não foram bem exploradas e invista nisso.

Assim, você consegue ser uma autoridade em um assunto menos abordado.

O que podemos concluir?

Como você pode perceber, videoaulas são formatos excelentes para trabalhar online e engajar mais seu público. Isso porque os vídeos conseguem conectar e exprimir um tom mais didático e dinâmico.

Você viu também que se você se dedicar, conseguirá criar um material bem atraente e que chame a atenção do seu público. Quanto mais você trabalhar essa estratégia, melhor ela ficará e mais resultados positivos ela trará para seu negócio.

Este é o momento ideal para investir na criação de videoaulas. Como o próprio Mark Zuckerberg afirmou no início deste ano: “Nosso maior foco continua sendo priorizar vídeos em nossa família de aplicativos.”, ou seja, há um crescimento exponencial no mercado de vídeos.

É notório também que as videoaulas estão entre os formatos preferidos dos consumidores. Afinal, elas são de fácil assimilação e a dinâmica dos vídeos em si já faz com que as pessoas engajem mais com o seu conteúdo.

Depois de todas essas vantagens, acredito que você já está convencido e pode começa a usar essa estratégia no seu negócio agora mesmo. E para te ajudar ainda mais, você pode assistir nossas aulas no Hotmart Academy, um curso sobre empreendedorismo digital totalmente gratuito que te ensina o passo a passo para criar seu curso online!