Blog corporativo para iniciantes: como escolher um CMS

Blog corporativo para iniciantes: como escolher um CMS

Uma das dúvidas mais comuns para quem está começando a blogar é: qual plataforma de CMS escolher para montar um blog. CMS é a sigla em inglês para sistema de gerenciamento de conteúdo. Em linhas gerais um CMS permite que você gerencie todo conteúdo do seu site, páginas, imagens, vídeos, blogs. Um software de CMS permite que você gerencie, crie, publique e apague conteúdo no blog.

Este post faz parte da série, blog corporativo para iniciantes. Você já aprendeu como registrar um domínio e como contratar um serviço de hospedagem. Hoje vamos ensinar tudo sobre softwares de CMS. As opções aqui são muitas, por isso separamos e avaliamos as melhores soluções do mercado.

Domínio próprio ou não.

Como mostramos, registrar um domínio próprio, além de simples, é a solução ideal para qualquer empresa. Colocar o seu blog em um endereço como minhaempresa.wordpress.com, ou minhaempresa.blogger.com podem ser soluções temporárias, mas se você quer mesmo montar um blog para fazer negócios conquistar clientes você precisa ter um blog no minhaempresa.com. Para fazer isso você vai precisar escolher uma ferramenta de CMS. Listamos as principais opções abaixo

WordPress

O sistema de gerenciamento de conteúdo mais usado no mundo. O WordPress é gratuito, e pode ser instalado facilmente, a empresa sempre gosta de mencionar a sua famosa instalação de 5 minutos. Apesar de ser considerado uma plataforma de blogs, o WordPress é muito versátil e pode ser usado na construção de sites corporativos, comércio eletrônico, revistas, portais, jornais e muitos outros. Outra vantagem é a grande quantidade de templates disponíveis (vamos falar sobre isso em breve), gratuitos ou pagos, que podem deixar seu blog com um visual incrível.

Joomla

O grande concorrente do WordPress, e segunda ferramenta de CMS mais usada. O debate sobre qual ferramenta é a melhor existe há anos, com defensores fervorosos dos dois lados. Apesar da rivalidade o Joomla ainda perde em quesitos como simplicidade e funcionalidades, não sendo indicado para blogueiros iniciantes.

Drupal

Apesar de apresentar um crescimento no número de usuários o Drupal ainda é pequeno se comparado com WordPress ou Joomla. O sistema também é mais complexo do que seus concorrentes, sendo indicado apenas para pessoas que já possuem conhecimento ou experiência na área.

Movable type

A única opção paga entre todas as apresentadas aqui. Para usar o Movable Type você precisa adquirir uma licença que pode variar entre 50 e 100o dólares mensais, dependendo do número de usuários. O Movable Type é outro grande concorrente do WordPress. Nesta briga sua maior vantagem é que ele permite gerenciar vários blogs em um só sistema.

Tumblr

A plataforma de publicações, recentemente adquirida pelo Yahoo, é uma das mais faladas no momento. Apesar da fama o Tumblr aindaaindaum longo caminho a percorrer antes que para que possa competir diretamente como os outros na lista. Sua única vantagem é a sua extrema simplicidade de uso, de todas as ferramentas testadas ela é a mais fácil para um usuário iniciante.

O escolhido

Dentre todos as ferramentas listadas aqui, consideramos o WordPress é certamente a mais indicado para quem está querendo montar um blog corporativo. A facilidade de instalação e uso, somadas ao fato de ser um CMS colocam o WordPress em nítida vantagem sobre seus concorrentes. Além disso a grande quantidade de templates disponíveis permitem a criação de um visual único para cada site. A Rock Content usa o WordPress em todos os seus sites e recomenda o produto para seus clientes.

No próximo artigo vamos ensinar você a escolher um template, e seu blog corporativo já estará pronto para receber conteúdo. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Os posts da série são:

1. Por que toda empresa deve usar um blog para fazer negócios

2. Como escolher e registrar um domínio

3. Como escolher um serviço de hospedagem

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!